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Números da semana que você precisa saber

Números da semana que você precisa saber

Confira os principais indicadores que saíram esta semana, segundo leitores de NOVAREJO

Nesta semana, a notícia que abalou o varejo foi o baixo desempenho do setor em fevereiro diante da deterioração dos pilares macroeconômicos que direcionam o consumo. Com mais braisileiros comprando em sites internacionais, a confiança do consumidor melhorou, e o e-commerce já prevê um faturamento maior para 2016. As varejistas com capital aberto em Bolsa de Valores também já começam a divulgar os resultados consolidados de 2015. O destaque ficou com a Hering, que viu o menor corte nos lucros em relação a outras companhias que divulgaram seus balanços. Confira as notícias mais quentes desta semana.

Mercado
Os níveis de estoque ainda precisam ser adequados à nova realidade do comércio, que segue pontual nos pagamentos, mas ainda com baixa confiança. A expectativa é que as vendas caiam durante a Páscoa e o varejo encolha ainda mais em março.

MPEs: Demanda por crédito recua em janeiro
Desaceleração econômica reduz disposição de micro e pequenos empresários em tomar crédito, mostra SPC Brasil

E-commerce deve faturar 8% a mais em 2016
Tíquete médio deve seguir tendência de alta, aponta relatório WebShoppers

Vendas de itens de higiene e beleza crescem 13,7%
Aumento favorece resultados de farmácias e drogarias, aponta Abrafarma

Varejo encolhe 8,56% em janeiro
Fevereiro e março devem acompanhar tendência de queda, sugere índice do IDV

Vendas dos supermercados devem cair na Páscoa
Preços dos ovos devem levar consumidor a buscar opções alternativas para a data, segundo associação

Apetite de consumo aumenta em SP
Em fevereiro, intenção de compra sobe 4,1% e atinge o melhor resultado desde julho de 2015

Confiança do comércio recua em fevereiro
Nível é o mais baixo registrado em 6 meses, segundo Índice da FGV

MPEs do comércio seguem pontuais nos pagamentos
Micro e pequenas empresas continuam pontuais no pagamento das contas, mostra Serasa Experian. Veja

Varejo melhora nível de estoque em fevereiro
FecomercioSP mostra que comerciante ainda precisa adequar o estoque para a nova realidade

Comportamento do consumidor
A taxa de famílias endividadas cresceu em fevereiro, enquanto a confiança do consumidor viu uma melhora. Apesar da desvalorização do real, mais brasileiros passaram a comprar produtos em sites chineses.

Mais brasileiros compram em sites internacionais
Mesmo com alta do dólar, consumidores querem aproveitar preço baixo, aponta WebShoppers

Confiança do consumidor melhora em fevereiro
Movimento ainda não é suficiente para conter tendência de queda, mostra índice da FGV

Inadimplência de empresas cresce mais no Nordeste
Região Sudeste é desconsiderada devido à lei que dificulta a negativação em São Paulo, mostra SPC Brasil

Percentual de famílias endividadas sobe em fevereiro
Dívidas em atraso comprometem até metade da renda mensal, mostra pesquisa da CNC

Resultados
As vendas no mercado externo não ajudaram a Hering a conter a queda nos lucros, e a Cnova perdeu milhões em vendas líquidas com o roubo de estoque. Embora tenha visto seu lucro despencar, o GPA fechou 2015 no azul, ao contrário da Marisa, que registrou um prejuízo acima dos R$ 35 milhões no período.

GPA fecha 2015 com queda de 61,5% no lucro
Apesar da queda, Grupo supermercadista consegue aumentar vendas e fechar o ano no azul. Entenda

Roubo de estoque da Cnova gera perdas de R$ 177 mi
Segundo empresa, problema pode ter gerado uma perda de R$ 110 milhões em vendas líquidas

Marisa acumula prejuízo de R$ 35,8 milhões em 2015
Varejista de moda fechou 12 lojas e revertou lucro líquido de R$ 51,1 milhões de 2014. Entenda

Lucro da Hering recua quase 12% em 2015
Exportações não foram suficientes para conter retração nas vendas e fechamento de lojas

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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