Em março, o movimento dos consumidores nas lojas brasileiras apresentou queda de 1,9% com relação ao mesmo período do ano passado. Os números são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Em relação a fevereiro, houve um avanço de 0,6%.
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No período, todos os segmentos analisados pelo indicador apresentaram recuo na comparação anual. Os setores que mais sentiram o impacto da baixa movimentação de consumidores foram Materiais de Construção (-13,1%), Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios (-12,8%), Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (-11,6%) e Veículos e Motos e Peças (-9,6%).
Os setores menos afetados foram Combustíveis e Lubrificantes e Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas, com baixas de 1,6% e 4,5%, respectivamente. Na comparação mensal, esses mesmos segmentos foram os únicos que apresentaram resultados positivos: alta de 1,7% no primeiro e de 0,8% no segundo.
Os economistas da Serasa Experian apontam que fatores como a queda da inflação, o recuo das taxas de juros e uma melhora dos níveis de confiança do consumidor estão começando a provocar efeitos positivos pontuais, como observado nos resultados mensais do indicador. No entanto, o movimento não se dá de forma generalizada.
Movimento dos consumidores nas lojas recua em março
Indicador analisado pela Serasa Experian aponta baixa em todos os setores analisados. Veja os resultados de cada segmento
- Raisa Covre
- 2 min leitura
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