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Os números bilionários do setor de Saúde e Beleza

Os números bilionários do setor de Saúde e Beleza

Setor de Saúde e Beleza no Brasil atinge crescimento e reflete nas mudanças das escolhas dos consumidores, impulsionando vendas para US$ 32 bilhões até 2027

O setor de Saúde e Beleza tem expandido seus horizontes globalmente. Se antes as buscas por produtos de higiene eram predominantes na área, hoje, as escolhas dos consumidores tornaram-se mais diversas. Além de saúde e estética, o público tem se interessado por itens como vitaminas, maquiagem, fragrâncias, cuidados com a pele e com os cabelos. Como resultado desse comportamento, foram feitas US$ 1,039 trilhão em vendas líquidas durante o ano de 2022, de acordo com estudos da Flywheel. O total representa um aumento de 18,6% em relação aos US$ 876 bilhões de 2019, período que antecedeu a pandemia de Covid-19.

Entre os mercados que se destacam nas vendas globais, a liderança é dos Estados Unidos (39,8%), seguido por China (13,8%), Japão (6,1%), Alemanha (4%) e Reino Unido (4,2%). Os cinco países que se despontam somam juntos 67,7% das vendas em todo o mundo, enquanto os demais representam 32,3%. O estudo mostrou ainda que, do total das vendas, 25,4% representam as que aconteceram de forma online.

As estimativas para os próximos anos são de crescimento. Além da previsão de U$S 1,107 bilhão alcançados em 2023, em 2024 o esperando é um o resultado global de U$S 1,179 bilhão, o que mostra um crescimento de 6,5%. Para 2027, a expectativa é que setor chegue a US$ 1,374 bilhão em vendas líquidas mundiais.

Exportações em alta

O ano 2022 pode ser considerado um período de bons números para o mercado internacional de Saúde e Beleza, afinal, os principais exportadores de artigos de beleza superaram os números alcançados em 2019. Nesse cenário, a França conseguiu destaque. Já entre os exportadores de produtos de saúde, a Alemanha ocupou a primeira posição, seguida pela Suíça e Bélgica.

Exportações de Beauty

País20192022
FrançaUS$ 16.403 bilhõesUS$ 18.567 bilhões
EUAUS$ 9.158 bilhõesUS$ 9.186 bilhões
CingapuraUS$ 7.469 bilhõesUS$ 7.921 bilhões
AlemanhaUS$ 7.514 bilhõesUS$ 7.547 bilhões
Coreia do SulUS$ 5.638 bilhõesUS$ 7.047 bilhões
*Cingapura com dados de 2021.

Exportações de Health

País20192022
AlemanhaUS$ 56.458 bilhõesUS$ 73.817 bilhões
SuíçaUS$ 47.108 bilhõesUS$ 46.462 bilhões
BélgicaUS$ 28.105 bilhõesUS$ 36.073 bilhões
EUAUS$ 22.834 bilhõesUS$ 34.619 bilhões
FrançaUS$ 26.215 bilhõesUS$ 25.784 bilhões

Já na América Latina, o México se destacou em 2022 tanto nas exportações de produtos de saúde (US$ 1.046 bilhão), quanto nos de beleza (US$ 1.079 bilhão). Entre os países latino-americanos, o Brasil surge na segunda colocação com, respectivamente, US$ 810 milhões e US$ 331 milhões em saúde e beleza, somando US$ 1,1 bilhão.

E-commerce contribui com bons resultados do setor de Saúde e Beleza na América Latina

Em 2022, 44% das vendas líquidas na América Latina foram realizadas pelo formato Omnichannel 1P, enquanto 40% adotaram o formato Pureplay 3P. O Omnichannel 3P e o Pureplay 1P registraram 8% cada. Olhando para o futuro, há uma tendência de crescimento no formato Pureplay 3P, projetando um aumento de 40% para 47% até 2027. É importante salientar que sobre as vendas são feitas no e-commerce, existem duas opções: Omnichannel e Pureplay. O Omnichannel oferece uma experiência unificada para os clientes em todos os canais de venda. Já o Pureplay refere-se às empresas que operam exclusivamente online. Quanto aos formatos 1P (First Party) e 3P (Third Party), representam quando a venda é feita diretamente pela marca proprietária ou por terceiros, em casos em de venda produtos de uma marca da qual não são proprietários, respectivamente.

Brasil lidera Saúde e Beleza, e impulsiona vendas online

Em 2022, o Brasil assume a dianteira no setor de Saúde e Beleza na América Latina, com 41% das vendas líquidas na região. O dinamismo do mercado brasileiro, já estabelecido internacionalmente, projeta um aumento de 41% nas vendas líquidas até 2027. Nos próximos anos, estima-se que o país alcance US$ 32 bilhões, partindo dos US$ 22,7 bilhões em 2022.

A análise de dados do estudo da Flywheel mostrou também que dois fatores se destacam no mercado brasileiro. A presença menor do Omnichannel 1P, com 38% das vendas, contrasta com os 44% observados na América Latina. Essa diferença é compensada pela maior presença do Omnichannel 3P, que corresponde a 11% no Brasil, enquanto na região macro esse número era de 8%. Estima-se que, até 2027, aconteça um avanço contínuo do formato Pureplay 3P.

Como o consumidor decide suas compras?

Os consumidores de Saúde e Beleza podem ser influenciados de diversas formas antes de decidirem suas compras. Porém, um estudo da Spark com o Instituto QualiBest com a mostrou que, em 76% dos casos, os influenciadores digitais foram importantes na decisão, sendo que 52% das aquisições foram de produtos de beleza.

Enquanto isso, um levantamento da Beauty Plan da B4A apontou que 56% das mulheres com maiores idades dão mais atenção aos conselhos de especialistas, como dermatologistas. Quanto aos homens, 47% deles têm como principal fonte de influência os sites especializados. Por outro lado, outros 43% preferem a recomendação de um dermatologista.

Entre as gerações mais jovens, entre 16 e 24 anos, os influenciadores desempenham um importante papel na decisão de compra de produtos de saúde e beleza. Conforme mostram dados da Influencer MarketingHub, 33% das mulheres seguem recomendações dos criadores de conteúdo, e 25% dos homens têm o mesmo comportamento.

O crescimento do setor de Saúde e Beleza permanece

Na América Latina, o setor de Saúde e Beleza deve continuar em ascensão. Para 2023, a projeção da média de crescimento foi de 9,6%. Esse impulso é resultado do avanço das vendas online, que devem crescer aproximadamente 18% na região. Quando comparado o potencial do e-commerce local com o global, foram vistos percentuais de 10,8% e 27,3%, respectivamente. O Brasil, apesar de sua maturidade digital, acompanha esse ritmo de expansão.

Neste cenário competitivo, marcas que investirem em um sólido plano de presença digital, considerando diferentes canais online e a jornada do consumidor, terão vantagem. A visibilidade do produto, facilidade de busca, estoque disponível e apresentação clara, correta e bem precificada são cruciais para o sucesso. O crescimento do Pureplayer-3P no e-commerce destaca a necessidade de práticas consistentes na experiência do consumidor, especialmente em canais 1P e 3P.

O estudo da Flywheel Latam mostra que os consumidores estão cada vez mais conscientes e valorizam aspectos como a autenticidade, respeito e autoestima em detrimento de estereótipos tradicionais de beleza. Comunidades e influenciadores digitais desempenham um papel crucial ao compartilhar informações e contribuir para um consumo pautado em princípios claros. As marcas devem refletir seus valores em todas as interações com o mercado para construir confiança.

A consistência nos pontos de contato da marca se torna vital, seja por meio de revendedores, canais digitais ou redes sociais. A repetição reforça a compreensão do consumidor sobre o que e o porquê consome. No e-commerce, o uso de carrosséis de imagens e análises de produtos fortalece a mensagem da marca e avalia a compreensão do discurso pelos consumidores. O setor de Saúde & Beleza passa por mudanças significativas, impulsionadas pela tecnologia, maturidade dos consumidores e desenvolvimento do mercado. Empresas que se adaptarem a esse novo contexto, oferecendo produtos e serviços alinhados às demandas do público, terão as melhores oportunidades de crescimento. 

Foto: Caftor / Shutterstock.com

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