O Grupo Boticário, com o objetivo de promover diversidade e inclusão, anuncia uma iniciativa pioneira no universo da beleza: a distribuição gratuita de acessórios inclusivos. Em parceria com a Mercur, empresa fabricante de produtos inclusivos nas áreas de saúde e educação, esses acessórios foram projetados especialmente para atender às necessidades de pessoas com limitações motoras em membros superiores, como deficiência física ou fraqueza muscular. A ação reafirma o compromisso do Grupo Boticário em gerar impacto positivo, agitado de dentro para fora e envolvendo todo o seu ecossistema nessa jornada inclusiva.
O projeto piloto, que começou há cerca de dois anos, apresentará aos consumidores dois tipos de acessórios inovadores: uma Base Aderente e um Engrossador Multiuso. Esses acessórios foram cuidadosamente desenvolvidos para facilitar a abertura, a aplicação e a aplicação de diversos produtos de beleza. O Engrossador Multiuso visa aprimorar a usabilidade de itens como bastões, máscaras de esportes, pincéis, creme para as mãos, entre outros, proporcionando maior facilidade de uso para pessoas com limitações nos membros superiores. Já a Base Aderente oferece fricção adicional, tornando mais fácil a abertura de embalagens de perfumes, cremes corporais, loções, produtos capilares e outros, evitando ameaças indesejadas.
Para garantir a precisão e usabilidade de cada um dos itens, membros da Comunidade Beleza Livre – a primeira comunidade de cocriação de produtos composta exclusivamente por representantes de grupos minorizados do Grupo Boticário – realizaram testes em cada um dos acessórios. Integrantes da comunidade com limitações nos membros superiores foram envolvidos nos testes práticos, avaliando o correspondente e a eficácia dos acessórios. Essa abordagem inclusiva foi pesquisada em insights importantes para garantir que os produtos fossem realmente ergonômicos e acessíveis.
De acordo com Rony Santos, gerente sênior de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, a empresa tem como um de seus pilares o impulso da diversidade e inclusão. A companhia tem trabalhado de dentro para fora, com levantamentos e contatos contínuos juntos aos colaboradores e desenvolvedores. Isso possibilita uma melhor compreensão dos consumidores diversos em escala cada vez mais ampla e mais profunda, e torna possível responder com agilidade aos seus desejos e necessidades.
“Isso fez com que nos apoiássemos nos insights gerados por pessoas com limitações nos membros superiores, por meio da comunidade Beleza Livre, o que gerou trocas construtivas e entendimento das preferências, necessidades reais e expectativas dos consumidores. Essas ações evidenciam que beleza é plural e queremos transformar o mundo por meio dela”, comenta.
“Sabemos que diversidade e inclusão é uma jornada com muitos desafios. Por isso, temos uma atuação plural e ampla nesse tema, com iniciativas em diferentes frentes. Há cerca de dois anos nos debruçamos neste projeto, que representa uma oportunidade de proporcionar soluções de equidade ao mercado da beleza”, pontua.
O projeto foi desenvolvido pela agência interna de Design do Grupo Boticário, uma DSGN in-house, e desenvolvido em parceria com a Mercur. As equipes de Pesquisa e Desenvolvimento e Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, somando forças à Mercur, colaboraram intensamente na criação de acessórios que atendessem às necessidades identificadas durante as sessões de cocriação. Essas sessões contaram com a participação de um time multidisciplinar, composto por fisioterapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora.
Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Boticário, destaca a importância crucial da indústria na beleza na promoção da diversidade e na criação de produtos acessíveis. Ele reforça que esse projeto piloto destaca o papel crucial que a indústria da beleza desempenha na promoção da diversidade e na criação de produtos acessíveis aos consumidores, que ocupam posição decisória central em nosso modelo de negócio.
“No Grupo Boticário apoiamos, valorizamos e respeitamos as diferenças, e acreditamos que tais elementos são as maiores alavancas do crescimento e da inovação. Nosso time se dedicou neste projeto, trabalhando de forma atenta e cuidadosa para a criação dos acessórios, de modo a garantir maior praticidade para nossos consumidores que tenham limitação nos membros superiores”, ressalta.
Já a especialista em Projetos na Mercur, Dayani Rodrigues Rabuske, destaca a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência. A Mercur, há mais de 10 anos, trabalha com produtos voltados para pessoas com deficiência. A forma da empresa desenvolver produtos é a cocriação com pessoas que precisam desses produtos, entendendo melhor suas reais necessidades.
“A Mercur tornou-se parceira do Grupo Boticário neste projeto piloto por focar a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Ficamos muito felizes com a parceria. No processo com o Grupo Boticário, trabalhamos com oficinas híbridas, simultâneas, nas duas empresas. Os resultados são produtos inovadores que possibilitarão maior autonomia para o cuidado pessoal e que tornará o dia a dia mais funcional para as pessoas com deficiência”, afirma.
Os acessórios inclusivos estão disponíveis gratuitamente para retirada nas lojas selecionadas a partir de 05 de fevereiro. Os interessados devem acessar o site do Grupo Boticário, realizar um cadastro e escolher os dados, a loja e o local desejado. Na ocasião, terapeutas ocupacionais estarão presentes para orientações de uso durante uma retirada. Além disso, os acessórios serão distribuídos gratuitamente para colaboradores com limitações nos membros superiores do Grupo Boticário e de empresas.
Foto: Grupo Boticário