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Brasil tem mercado digital maduro, mas consumo cresce pouco

Brasil tem mercado digital maduro, mas consumo cresce pouco

Enquanto o mobile é o dispositivo mais usado pelos brasileiros, o desktop é a fonte principal para o consumo de informações e notícias.

Os brasileiros estão cada vez mais adeptos ao uso dos dispositivos mobile e, diante desse cenário, entender o comportamento do consumidor digital é essencial para empresas que buscam estar atualizadas sobre como seu público se comporta na internet. Através dessas informações, é possível compreender também como as mudanças tecnológicas, e a maior adesão das pessoas à rede, podem impactar até mesmo no cenário econômico.

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Além disso, conhecer os hábitos de consumo digital do público é um dos pilares para a criação de estratégias das empresas na elaboração de campanhas de marketing. Nesse cenário, a Comscore lançou o relatório “Benchmarks Consumo Digital no Brasil”, para apresentar como o público brasileiro tem se comportado na internet em 2023.

A população digital mundial chegou ao número de 1,7 bilhão em junho de 2023 e o número se refere a visitantes únicos. Com relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 3%. Em tamanho da população digital, a Índia ocupa a primeira posição, com 510 milhões. O Brasil está em 4º lugar, com 133 milhões, atrás dos Estados Unidos e Indonésia, com respectivamente 279 3 163 milhões.

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Já quanto ao percentual de crescimento em 2023 o destaque ficou com o Vietnã, que 8,1%. O México ocupa o segundo lugar, com 7,4%, seguido da Malásia, que cresceu 7,2%. Nesse sentido, o Brasil está mais atrás, na 21ª posição.

Celular é o dispositivo preferido do brasileiro para acesso à rede

Quando abordada a forma de acesso à internet mais usada no Brasil, o desktop perdeu seu espaço para os celulares. Por aqui, 68% das pessoas optam por utilizar apenas os dispositivos móveis, enquanto 7% ainda fazem o uso somente do computador. Os outros 25% optam por usar as duas plataformas.

Em um cenário global, o consumo por dispositivo se difere. Enquanto 90% daqueles que usam desktop têm como principal objetivo a busca/navegação, entre o público que tem mais acesso ao dispositivo móvel, a utilidade principal é o entretenimento, com 78%. Em segundo lugar para ambas as formas de acesso a rede está notícias/informações, com 81% para usuários de desktop e 77% para smartphones.

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No Brasil, as cinco principais categorias buscadas, tanto em área de trabalho quanto em dispositivos móveis são: notícias/informações, com 99% e 83%; entretenimento, com 97% e 96%; busca/navegação com 91% em ambas as formas de acesso; social media apresenta uma porcentagem de 91% e 96; e, em quinto lugar, as buscas no varejo; com 63% e 89%. Os percentuais referem-se, respectivamente, ao acesso via desktop e mobile.

Plataformas que mais crescem globalmente

Com 147 milhões de usuários únicos, o destaque de plataforma em crescimento ficou para o Temu, um mercado online operado pela empresa chinesa de comércio eletrônico PDD Holdings Inc. e com sede em Boston. A plataforma de streaming Twitch vem em segundo lugar, ao atrair 116 milhões de pessoas. Em terceiro, aparece a indiana JioCinema, que atraiu 104 milhões de usuários únicos e mostrou um crescimento significativo em sua categoria. Já no cenário das redes sociais, com mais 59 milhões de usuários, está o Google Messages.

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O estudo mostrou também quais os streamings que apresentaram expressivo crescimento em 2022. Mais uma vez, uma plataforma indiana aparece com bons números. Dessa vez, o destaque fica para o Moj, aplicativo para assistir e criar vídeos curtos. Ele também teve um crescimento significativo, com o uso do seu app mobile aumentando em 329 milhões de horas ano após ano. Já a plataforma sueca Spotify chegou à casa do bilhão. Ao todo, o crescimento anual foi de 1,2 bilhão de horas.

A inteligência artificial segue em posição de destaque

A inteligência artificial, globalmente, tem liderado as conversas sociais. O ChatGPT, da OpenAI, aparece como a marca líder de conversas sociais globais. A popularidade do ChatGPT como uma ferramenta de IA que despontou nas redes sociais no início do ano com 9,2 milhões de interações em suas redes, e a sua empresa, OpenAI, registrou 1,2 milhões de interações sociais no total.

Os dados mostram que a população digital tem crescido moderadamente, mas dentro desse cenário algumas plataformas já ocupam um lugar de destaque. Além disso, o domínio mobile foi provado no Brasil, ao conquistar a maior parte dos usuários da internet. 



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