/
/
Categorias que mais cresceram as vendas nos primeiros meses de 2021

Categorias que mais cresceram as vendas nos primeiros meses de 2021

Levantamento da Criteo destaca produtos que obtiveram aumento de vendas em relação a 2020

Um ano após o início da pandemia, o Brasil ainda enfrenta as medidas de isolamento social. E com tanto tempo dentro de casa, os hábitos dos consumidores mudaram: as atividades se tornaram in door e o consumo se voltou para o lar. As compras e vendas passaram a ser pelo e-commerce, que apresentou um aumento expressivo no ano passado e tem perspectivas para seguir forte esse ano.

Mas, para que isso aconteça, é importante acompanhar as mudanças do consumidor – que continuam acontecendo com rapidez. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Criteo sobre o comportamento de compras online no Brasil. De acordo com os dados, houve aumento na compra online de alguns alimentos, como snacks e chocolates em 2020, mas neste ano os mesmos itens tiveram queda de 27%. Já outras categorias que caíram no ano passado, como artigos esportivos, aumentaram este ano.

“A pandemia causou mudanças duradouras no comportamento do consumidor. Isso se reflete diretamente nas compras e canais de consumo escolhidos pelos brasileiros à medida que a pandemia evolui”, afirma Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo.

Confira a seguir categorias que estão ganhando destaque nos primeiros meses de 2021.

Acessórios, roupas e produtos esportivos

Dados da mostram que as vendas de acessórios e roupas, impactada no ano anterior, obtiveram crescimento nos últimos meses. A Criteo destaca aumento de 23% no setor, tendo roupas e trajes de banho com o maior destaque (+227%), seguidos por chaveiros (+113%), anéis (+111%) e colares (95%).

Outro destaque interessante foi a venda de produtos esportivos. Em 2020, houve uma retração expressiva, visto que no começo da quarentena, ainda não havia ficado claro como seria a prática de esportes fora de casa — e mesmo dentro.

Já para este ano, houve um crescimento de 127% nas vendas para o setor. Esse aumento tem relação com as mudanças de hábitos dos brasileiros, visto que uma parcela tem se dedicado aos exercícios dentro de casa ou caminhadas ao ar livre, por exemplo. Além disso, também houve um destaque para a prática de meditação e Yoga: a busca por aplicativos teve crescimento de 149%.

Produtos eletrônicos

Com o isolamento social, a necessidade de ter aparelhos eletrônicos se fez bastante presente na vida das pessoas, visto que toda a comunicação e boa parte do lazer ficaram restritos a esses dispositivos. E como a adesão ao home office foi adotada por uma parcela generosa das empresas, a compra de eletrônicos destinados ao trabalho também aumentou.

O levantamento da Criteo mostra que houve um grande crescimento na venda de laptops (666%) e de tablets (492%). Com a permanência em casa, esse percentual deve aumentar ainda mais nos próximos meses.

Fora das compras essenciais ao trabalho, vendas de produtos eletrônicos voltados ao lazer também cresceram. De acordo com o relatório, as vendas de videogames aumentaram 412% e as de televisores 248%.

Produtos para casa

Além dos eletrônicos, outros produtos que foram impulsionados pela pandemia foram os relacionados à casa. Também por causa do home office, houve um aumento de 142% nas vendas de cadeiras de escritório e 125% para escrivaninhas nos primeiros meses de 2021.

No caso dos produtos destinados à decoração, o estudo aponta crescimento de 28% para vendas online. Com a permanência constante dentro de casa, houve um movimento para adaptar o lar às necessidades e deixá-lo mais bonito e confortável. Isso acarretou um aumento de 188% nas vendas de itens para a sala de jantar, bem como 161% em prateleiras e 59% em mesas de cabeceira.

Dentro dessa nova rotina caseira, as pessoas também começaram a cozinhar mais em casa, o que impulsionou a compra de utensílios para a cozinha. A pesquisa destaca que a compra desses produtos teve crescimento de 272%.


+ Notícias

Como o varejo físico precisa agir diante da nova realidade de consumo

Novos comportamentos de consumo que vão impactar o mundo pós-pandemia

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]