Pesquisar
Close this search box.
/
/
A quarentena e o movimento de cozinhar em casa

A quarentena e o movimento de cozinhar em casa

Com lives, cursos online e intensa produção de vídeos nas redes sociais, chefs famosos e influenciadores de gastronomia surfam na demanda por mais informações sobre o que comer em tempos de isolamento

Do top cozinheiro Massimo Bottura até canais com receitas despretensiosas, que ensinam como comer algo rápido com a ajuda do microondas, vale tudo para chamar a atenção de quem está dentro de casa por causa da crise de Covid-19 que se instalou no Brasil e no mundo. O consumo desse tipo de conteúdo nas redes sociais aumentou 45% no último mês se comparado a março de 2019, segundo dados divulgados pela plataforma YouPix. Enquanto bares e restaurantes estão entre os setores mais colapsados pela paralisação geral das atividades por conta da contaminação do novo coronavírus, quando o assunto é gastronomia, ao menos no digital, a ordem agora é cozinhar para manter-se vivo e até mentalmente ocupado.

De olho nessa necessidade, aqui vão quatro nomes entre chefs, cozinheiros ou influenciadores de culinária, que usaram a quarentena para produzir conteúdo específico para esse momento, cada um à sua maneira. Enquanto muitos segmentos do mercado já enfrentam a crise econômica, a área alimentícia foi redescoberta por quem voltou a cozinhar. Se você está nesse grupo, vale ficar de olho abaixo:

Massimo Bottura (@massimobotura)

Um dos chefs mais famosos do mundo – dono de restaurantes três estrelas Osteria Francescana, em Modena, na Itália – está quase todos os dias ao vivo em lives no seu perfil no Instagram ou criando conteúdo fácil de ser reproduzido via #IGTV. Massimo ensina a fazer desde cookies de chocolate a ragu usando a hashtag #KitchenQuarentine (algo como cozinha de quarentena). A sessão do chef italiano foi parar na revista “The New Yorker” tamanha adesão aos vídeos e às lives. Massimo tem mais de 1,3 milhões de seguidores no Instagram, já participou da série “Chef’s Table”, da Netflix, e tem cursos online disponíveis a preços “salgados” na plataforma Masterclass. Simpático e carismático, incentiva todo mundo a mexer nas panelas.

Rita Lobo (@ritalobo e @panelinha_ritalobo)

Ela é a defensora da “comida de verdade” como diz, e a dona da plataforma de conteúdo Panelinha, dedicada a receitas que são postas no ar no programa de TV que possui na GNT, em livros e nas redes sociais. Desde que a quarentena no Brasil começou, Rita está ensinando a fazer coisas muito básicas da culinária – como cozinhar macarrão, por exemplo – através de lives diárias às 12h no @panelinha_ritalobo Instagram. Com o nome de “Da Cozinha de Casa”, esse conteúdo traz dicas próprias para iniciantes e para quem está em casa em home office. São mais de 1,3 milhões de seguidores no perfil pessoal da cozinheira, outros 810 mil no do Panelinha e mais de 500 mil em seu canal no YouTube.

Green Kitchen Stories (@gkstories)

O perfil comandado pelo casal Luise e David Frenkiel é dedicado à comida saudável e vegetariana. Eles têm cinco livros publicados, todos com esse recorte e com destaque para as fotos lindíssimas – que também estão no perfil do Instagram. Baseado em Copenhague, na Dinamarca, o bacana dos conteúdos deste casal é a versatilidade de receitas com legumes. Os conteúdos estão em texto no site (https://greenkitchenstories.com/) e no Instagram, que possui mais de 390 mil seguidores.

Mohamad Hindi (@mohindi)

Ex-integrante do reality show “Masterchef”, Mohamad Hindi já se firmou como um dos nomes fortes entre os cozinheiros de sucesso da internet. Ele também optou por ir para o be-a-bá do ato de cozinhar e posta conteúdo diariamente em seu perfil no Instagram, bem como no canal do YouTube. A começar por dicas do que comprar no supermercado ou a melhor maneira de evitar o desperdício de alimentos. Entre as receitas de sucesso em suas redes, destaque para pratos que confirmam esse recorte “iniciante”: entre elas, na hashtag #CozinhadeQuarentena, estão brigadeiro, batata rústica assada e macarrão com almôndega. Comida fácil e rápida de agradar a quase todos os gostos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]