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Vinho é a bebida preferida de 49% dos brasileiros

Vinho é a bebida preferida de 49% dos brasileiros

Estudo da Wine mostra que o aumento do consumo de vinho no Brasil é pautado pela experiência, desde o momento da compra até a hora de beber

O vinho está se tornando a bebida preferida dos brasileiros. Prova disso é a pesquisa realizada pela Wine, clube de assinatura de vinhos, em parceria com a MindMiners, que mostra que a bebida é a favorita de quase metade dos entrevistados (49%).

O estudo “O Mercado de Vinhos” foi realizado em outubro de 2021, com cerca de 900 homens e mulheres de todas as regiões do Brasil, que compraram vinhos nos últimos 18 meses antes da pesquisa e a partir de R$ 30 o preço da garrafa. Impactos da pandemia e novos hábitos de compra evidenciaram o aumento do consumo.

Uma das conclusões é que a pandemia de Covid-19 trouxe novos hábitos de consumo de vinho. Os resultados mostram que 20% dos brasileiros passaram a beber em ocasiões diferentes e 15% disseram agora já bebem sozinhos. Outros 6% revelaram apreciar um bom vinho com novas companhias, enquanto 5% bebem dentro de casa.

Uma mudança na frequência do consumo

O levantamento aponta que a frequência de tomar vinho mudou para 43% dos brasileiros, sendo que, neste universo, 28% aumentaram o consumo da bebida e 16% reduziram. O estudo mostra ainda que os brasileiros bebem vinho em média 5,6 vezes por mês: 17% afirmaram consumir duas vezes por semana e 12% de três a quatro vezes. Já 20% elegem somente um dia da semana para o consumo de bebida alcoólica.

Ocasiões especiais pedem um bom vinho

Quando perguntados sobre as ocasiões de compra, 51% dizem que aproveitam sempre uma oferta interessante, enquanto 43% escolhem a bebida para um jantar especial ou quando recebem convidados. Já para 42%, a compra acontece ao se deparar com um rótulo diferente. Para 40%, a motivação é o término do estoque da bebida em casa. Quando fazem uma compra de vinho, 42% dos brasileiros adquirem duas garrafas, mas 18% têm o hábito de levar para casa três garrafas por vez.

“Cada vez mais vemos que a relação entre o consumidor e o vinho está muito pautada pela experiência e isso reflete desde o momento da compra até o consumo. O nosso mercado vem se desenvolvendo com a entrada de novos tomadores de vinhos e a versatilidade fez dele a bebida perfeita para todas as ocasiões”, afirma Laura Barros, Diretora de Marketing da Wine.

Leia mais: As tendências de consumo e o legado da Black Friday para datas sazonais

Quem consome mais vinho no Brasil?

A pesquisa aponta também que o aumento da frequência de consumo foi mais expressivo em algumas cidades: Belo Horizonte (37%), Fortaleza (37%), Campinas (37%), Recife (35%) e São Paulo (32%). Na capital do Ceará, por exemplo, 18% dos entrevistados afirmaram que o hábito de tomar vinho começou na pandemia.

Em São Paulo, os paulistanos bebem vinho em média 7,1 vezes por mês, enquanto Belo Horizonte tem o menor consumo: 4,7 vezes no mesmo período. Já quem mora em Campinas, no mês, bebe vinho em média 6,4 vezes, no Rio de Janeiro 6,3 vezes, em Fortaleza 5,8 vezes, em Porto Alegre e Recife 5,7 vezes e em Curitiba 5,6 vezes.

vinho
Fonte: “O Mercado de Vinhos”, estudo da Wine

Como o brasileiro escolhe?

Na hora de escolher um rótulo, 53% dos consumidores usam sites e aplicativos das marcas para obter mais informações. Recomendações de amigos e familiares são a opção de 43%. Há ainda quem recorre a redes sociais, como Facebook (17%) e Instagram (34%) para escolher qual vinho comprar.

Para Laura Barros, o vinho combina com todas as estações do ano e em diferentes situações. Nesse mercado de alto consumo no Brasil, a diretora de marketing da Wine afirma que a estratégia da marca está pautada na “hiperdisponibilidade“. “Nossa missão é tornar o vinho disponível, no preço certo, no momento certo e na qualidade para os apaixonados por vinho de todas as regiões do país”, conclui.

Ainda sobre experiência, vale lembra que a Wine também criou o seu Comitê Interno de Experiência do Cliente, que envolve as áreas de logística, supply, marketing, TI, sommèlieres e outros setores da companhia. Com isso, a marca passou a oferecer diversas experiências aos apaixonados por vinho, que vão desde inovações em suas lojas físicas, passando por investimentos em tecnologia como o pagamento por meio de bitcoins em seu aplicativo.

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