Pesquisar
Close this search box.
/
/
Nativa digital, Wine aposta em experiências phygital para loja física

Nativa digital, Wine aposta em experiências phygital para loja física

Entenda como a Wine trabalha conceitos de CX em suas lojas e nas áreas de atendimento para seguir evoluindo na experiência da marca com seus clientes

O varejo certamente é um grande celeiro de experimentações e cases de sucesso em Customer Experencie (CX). Em tempos de transformação digital acelerada, a relação entre clientes e empresas tem ganhado novos contornos e hoje o consumidor é quem decide onde e como comprar. Isso mudou por completo e a experiência e a relação entre marcas e clientes.

Neste cenário, ouve-se muito falar no NPS (Net Promoter Score), um indicador que mede a lealdade dos clientes, de acordo com uma metodologia de satisfação, Esta ferramenta é considerada indispensável para todos gestores que lidam com a qualidade de produtos e atendimento. No entanto, muito além do NPS, as marcas hoje buscam uma avaliação mais humana nas relações com seus clientes o que proporciona novas iniciativas em CX.

A Wine, empresa brasileira e clube de assinatura de vinhos, por exemplo, possui um NPS acima de 70 – que é considerado acima da média do mercado para uma operação de varejo.

Mas a marca não se restringe apenas a esse coeficiente para avaliar e construir seu relacionamento com seus consumidores. “Priorizamos o Customer Centric em todas as áreas do nosso negócio, ou seja, o cliente está sempre no centro de tudo”, revela Paula Caetano, Gerente de Cultura e Pessoas da Wine.

A executiva explica que por meio deste conceito a marca consegue manter o NPS alto graças a uma estrutura diferenciada de SAC que opera 100% dentro da Wine e ao seu Comitê Interno de Experiência do Cliente (CX) que tem conseguido elevar o nível de satisfação dos sócios e consumidores.

A empresa revela que criou o Comitê Interno de Experiência do Cliente envolvendo todas as áreas da companhia, como logística, supply, marketing, TI, sommèlieres e outras. “O comitê se reúne uma vez por mês, junto com os times de atendimento e experiência do aplicativo – que é nosso principal canal atualmente – para discutir os feedbacks negativos que a marca teve e com base neles desenvolvemos um plano de melhoria. A cada nova reunião, o comitê volta com o status da anterior para avaliar o que foi colocado em prática do plano de ação”, explica Paula.

Leia mais: Consumidores transumanistas e mais tendências que devem orientar o CX 

O mundo não precisa de mais uma loja de vinhos

A Wine, é uma nativa digital. Ela já nasceu online. Foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. E nos últimos anos decidiu apostar em lojas físicas também, mas, com uma premissa diferente: “o mundo não precisa de mais uma loja de vinhos”.

Foi com esse conceito que a marca, com suas 16 unidades espalhadas pelo Brasil, passou a oferecer uma experiência diferenciada aos apaixonados por vinho. “A cada loja que inauguramos, estamos pensando nos nossos consumidores e em como proporcionar momentos únicos ali. O design e os móveis são projetados de forma modular, com rodinhas, de forma que possamos movimentar para ter uma área de eventos, jantares ou cursos, o que está condicionado a uma reabertura segura em tempos de pandemia. Além disso, em cada loja temos a enomatic, uma máquina que permite aos clientes degustar as seleções do mês do Clube Wine, e a scan show, que lê a imagem do rótulo e oferece diversas informações sobre o vinho”, conta Erika Fernandes, Coordenadora de Marketing da Wine, sobre o modelo de loja que impulsiona o Customer Experience em seu formato e no contato com seus clientes.

Wine
Enomatic, máquina que permite degustar as seleções do Clube Wine (Foto: divulgação Wine)

cx

Marca possui16 lojas espalhadas pelo Brasil com conceitos diferenciados em CX. Foto: Wine (divulgação)

Integração e mínimo de fricção

Outro diferencial sem dúvida é a omnicanalidade da marca. A Wine possui diferentes canais, como o clube de assinatura, app, e-commerce (e lojas físicas), mas todos estão integrados pelo aplicativo da marca.

“Criamos uma experiência de compra única, sem ruídos de comunicação e com o mínimo de fricção ao longo de todo o processo de compra”, explica Erika Fernandes. Com essa integração o cliente quer tirar dúvidas antes de assinar o clube, consegue ir até uma loja, vivenciar as vantagens de ser um membro Wine e então tomar a sua decisão.

Wine
Cube de assinatura, e-commerce, lojas físicas tudo integrado pelo aplicativo da marca. (Foto- divulgação Wine)

Quem já é sócio, encontra na loja um ambiente complementar à sua experiência de comodidade. Por exemplo, quem compra vinhos das lojas pelo aplicativo, recebe em casa a WineBox em até 3h e ainda pode optar por comprar vinhos na temperatura ideal. Já quanto aos valores, os benefícios dos sócios da Wine se estendem do online para o físico, com descontos diferenciados e cashback em todos os canais.

Mas como medir o sucesso e resultados diante da omnicanalidade? Além do NPS, a Wine explica que acompanha outros indicadores de fidelização dos clientes, como por exemplo, o tempo de permanência deles na “base”, conhecido também como LTV (lifetime value) e a taxa de clientes que cancelam as suas assinaturas, o churn.

“Um cliente feliz e satisfeito não só recomenda, como permanece. Acompanhamos esses indicadores semanalmente e a partir deles geramos ações de encantamento e fidelização. Na Wine, diferente de muitas outras empresas, o bem-estar do sócio e do cliente não é só responsabilidade da área de atendimento. Conectamos todas as áreas ao time de qualidade e Customer Experience (CX) de forma que essa integração gere melhorias contínuas e constantes”, explica Erika, concluindo que CX na Wine é um processo que evolui a cada dia dentro da empresa e sempre com os olhos naquilo que seus clientes procuram e esperam da marca.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+ Notícias

Três lições que aprendi com os líderes da logística brasileira 

Quais as tendências de CX do setor de turismo para 2022? 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]