/
/
Teles lançam cartilha e prometem fazer apenas duas ligações por dia para os clientes

Teles lançam cartilha e prometem fazer apenas duas ligações por dia para os clientes

Empresas de telecomunicações criaram regras do setor para oferecer produtos e serviços ao consumidor por telefone. Veja o que muda
Legenda da foto

Conforme prometido há seis meses, as principais empresas de telecomunicações do Brasil apresentaram o seu Código de Conduta no Telemarketing, com regras de autorregulação para o relacionamento com o consumidor. A principal novidade, segundo a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), foi o anúncio de um novo limite de ligações para a oferta de produtos e serviços: duas por dia.
O Código, que funciona como um compromisso junto ao Poder Público, foi assinado pelas principais prestadoras de serviços de telecomunicações do País: Algar Telecom, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. 

O código estabelece seis princípios básicos que devem ser seguidos pelas empresas:

  • Ligar apenas para os consumidores em horários adequados
  • Não ligar de forma insistente para os consumidores
  • Respeitar o desejo dos consumidores de não receber ligações
  • Receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas
  • Garantir a aderência à Lei de Proteção de Dados Pessoais 
  • Cooperar na melhoria das práticas de telemarketing em outros setores 

Crédito: Unsplash

De acordo com a entidade, algumas regras já foram implantadas pelas prestadoras há cerca de dois meses. Uma delas é que as ligações serão feitas apenas no período de 9h às 21h, nos dias úteis, e das 10h às 16h, aos sábados. Ligações nos domingos e feriados nacionais foram proibidas, salvo aquelas realizadas por solicitação ou com autorização dos consumidores. As empresas também lançaram o portal “Não me Perturbe”, onde o consumidor informa de quais empresas não deseja receber ofertas.

Limite de ligações

Uma das novidades do Código foi a inclusão de um novo limite para a quantidade de ligações feitas pelo contact center por dia: duas. O novo limite entrará em vigor três meses a contar do lançamento do Código de Conduta de Telemarketing. Em março, a entidade patronal do setor havia informado que as teles estudavam um limite de 3 ligações por dia. 
A notícia acontece às vésperas do lançamento da revisão do código de conduta (ou autorregulação) do setor de contact, o Probare. Uma das possíveis inclusões é o limite de até três ligações por dia. A informação pode causar uma reviravolta no setor, pois as empresas de telecomunicações são os principais clientes das de relacionamento com o cliente e devem exigir o cumprimento das duas ligações por dia. Até o fechamento dessa nota, a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa as empresas de contact center, não haviam se manifestado sobre o assunto.


+ NOTÍCIAS

Congresso derruba vetos da LGPD e “reinclui” punição que suspende atividade da empresa
Compartilhar senhas de serviços de streaming é crime?
Procon São Paulo quer regra única para aplicação das multas no estado
6 dúvidas sobre o cadastro de “Não Me Perturbe”

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Entenda quando o tempo perdido para resolver problemas criados por empresas pode gerar indenização e como a Justiça aplica o desvio produtivo do consumidor.
Tempo perdido tem valor: quando o desvio produtivo gera indenização
Entenda quando o tempo perdido para resolver falhas de empresas pode gerar indenização
Empresas avaliam reorganização de equipes, jornadas e processos diante de uma possível mudança na escala 6x1.
Escala 6x1 entra no radar da Justiça enquanto empresas se preparam para mudanças
Escala 6x1 chega à Justiça enquanto empresas avaliam mudanças em jornadas, equipes e operações. Entenda os impactos e a tramitação da PEC.
Casas Bahia em recuperação judicial: o que acontece com compras, dívidas e garantias
Entenda se algo muda para quem já comprou, ainda precisa pagar ou enfrenta problemas com entrega, cancelamento ou defeito de um produto
Proposta contra a inadimplência prevê núcleos especializados, protocolo de atendimento e maior integração entre os órgãos de defesa.
Senacon reúne BC, Procons e outros órgãos para traçar estratégia contra a inadimplência
Secretaria prepara estratégia nacional para prevenir o superendividamento e ampliar o apoio aos consumidores.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda? A IA democratizou o cibercrime O esporte de 90 minutos ficou longo demais para o celular?