Pesquisar
Close this search box.
/
/
Compartilhar senhas de serviços de streaming é crime?

Compartilhar senhas de serviços de streaming é crime?

Nova plataforma de vídeos da Disney terá mecanismos que impedem a prática por considerar o ato pirataria. Para se ter ideia, por ano a Netflix deixa de faturar 2,3 bilhões de dólares por conta do fornecimento das credenciais de acesso

Uma em cada cinco pessoas que utilizam serviços de streaming de vídeo como, Netflix Amazon Prime Vídeo, estão na verdade se aproveitando da conta de um assinante, foi o que demonstrou um estudo realizado pela CordCutting.com.
De acordo com a pesquisa, boa parte desses usuários acessam a rede através das contas de familiares. Em números, isso significa que 48% usam as credenciais dos pais e 14% dos irmãos, sem que essas assinaturas sejam do tipo familiar, ou seja, que dão direito ao acesso de mais pessoas com o mesmo login.

48% USAM AS SENHAS DOS PAIS
14% USAM AS SENHAS DOS IRMÃOS

Grande parte dos usuários, no entanto, não empresta a conta para que outra pessoa assista um único filme ou série durante uma noite. Em média, essas pessoas utilizam a assinatura da Netflix, por exemplo, por 26 meses e na Amazon por 16 meses.
Para se ter ideia estima-se que 24 milhões de pessoas emprestem os dados de acesso da plataforma da Netflix. Considerando a assinatura mensal mais barata nos Estados Unidos, de US$ 7,99, isso equivale a uma perda de 2,3 bilhões de dólares no orçamento anual da empresa.

POR ANO A NETFLIX DEIXA DE FATURAR O EQUIVALENTE A 2,3 BILHÕES DE DÓLARES POR CONTA DO COMPARTILHAMENTO DE SENHAS

Em meio a disputa na corrida pelos serviços de streaming, a Disney se prepara para lançar, em novembro, sua plataforma de vídeos com catálogo de suas obras: a Disney +.  Blindada contra os comuns compartilhamentos, o serviço, que custará US$ 6,99, virá com tecnologias para combater esse tipo de prática.
A gigante do entretenimento considera o acesso não autorizado e compartilhamento de senhas pirataria, o que caracterizaria um ato ilegal e passível de penalizações.

Mas o que diz a lei brasileira sobre o compartilhamento de senhas?

O Código Penal Brasileiro, no artigo 184, parágrafo 2, considera violação quem, de qualquer forma reproduzir total ou parcialmente, com intuito de lucro direto ou indireto, distribuir, vender, expor à venda, alugar, introduzir no país, adquirir, ocultar, ter em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor.
Desse ângulo a pirataria é crime, mas no caso do serviço de streaming a infração é controversa, já que não há reproduções, cópias, vendas ou distribuições sendo feitas. O compartilhamento de senhas apenas dá a outra pessoa o acesso a esse recurso, não violando frontalmente a legislação autoral.

VOCÊ VIU? Amazon Prime chega ao Brasil: uma ameaça para Spotify e Netflix?

Mesmo o ato não sendo considerado ilícito no código penal, pode representar a quebra dos termos contratuais firmados com as companhias na hora da assinatura.
Nos termos de uso da Netflix, por exemplo, há uma cláusula que diz: “Para manter o controle sobre a conta e evitar que qualquer pessoa possa acessá-la (o que incluiria informações dos títulos assistidos da conta), o Proprietário da conta deve manter o controle sobre os aparelhos compatíveis com a Netflix utilizados para acessar o serviço e não revelar a ninguém a senha ou os detalhes da Forma de pagamento associada à conta”.
Entretanto, a empresa declarou ao Business Insider que os usuários podem compartilhar suas senhas de modo recreativo, desde que não vendam ou visem ganhos financeiros.

Então, o que a Disney poderia fazer para impedir o compartilhamento de senhas?

Se a Disney conseguir implementar na plataforma uma tecnologia que identifique quem está emprestando senhas, poderia tomar medidas imediatas, como notificações aos usuários ou sugerir upgrades de conta.
No caso de distribuição da assinatura para diversos usuários, a empresa poderia tomar atitudes mais drásticas, como o cancelamento do serviço.
De qualquer forma, a operação será complicada, já que identificar os infratores exigirá grandes apurações e pode esbarrar em diversos momentos nas questões de privacidade dos consumidores.


+ SERVIÇOS DE STREAMING

Disney anuncia a criação de sua plataforma de streaming
Apple TV+ e sua entrada de peso na guerra do streaming
Facebook lança serviço de streaming com realidade aumentada


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]