Em um cenário empresarial em constante evolução, a capacidade de antecipar e se adaptar às tendências emergentes tornou-se crucial para o sucesso no mundo do marketing. À medida que iniciamos 2024, somos impulsionados por uma maré crescente de inovações tecnológicas que continuam a remodelar a paisagem do marketing. Estas mudanças não apenas redefinem a forma como as marcas se conectam com seu público-alvo, mas também influenciam profundamente a maneira como os consumidores interagem com o conteúdo e tomam decisões de compra.
Neste contexto, é imperativo explorar as tendências de marketing e as novas tecnologias que estão moldando a narrativa do mercado, delineando assim o caminho para estratégias de sucesso e relevância no emocionante horizonte de 2024. Diante desse cenário, a iStock, em sua pesquisa, VisualGPS, elaborou insights para orientar pequenas e médias empresas sobre como estreitar o relacionamento com seus clientes em 2024.
Segundo o estudo, 52% das pessoas se mostraram ansiosas quanto ao futuro. Já a preocupação com a crescente dependência global de tecnologia está presente no cotidiano de 47% dos ouvidos pelo estudo. Além disso, o grande número de tecnologias disponíveis faz com que 40% se sintam sobrecarregados. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra um cenário de entusiasmo com a inteligência artificial (IA), uma vez que 75% do público do levantamento se diz animado com o potencial dessa nova tecnologia.
“Em um ambiente marcado pela IA, a manipulação de imagens, os deepfakes, a sobrecarga de informações e pela saturação tecnológica, o storytelling visual autêntico é um caminho crucial para estabelecer a confiança entre as empresas e seus consumidores em 2024”, afirmou Rebecca Swift, vice-presidente sênior de criação da iStock.
“Nossa pesquisa VisualGPS indica que 98% dos consumidores concordam que imagens e vídeos ‘autênticos’ são fundamentais para estabelecer a confiança. Este ano, as empresas devem se concentrar em contar histórias visuais que enfatizem a capacidade de se identificar com narrativas visuais que pareçam reais e verdadeiras”, completa.
As tendências de marketing empresarial para 2024
A partir dos dados colhidos pelos no estudo, a iStock separou as principais tendências que podem ajudar pequenas e médias empresas em suas estratégias visuais. Entre elas, está a necessidade de construir a confiança da marca através da autenticidade, conforme abaixo:
A construção da confiança com o público
No cenário empresarial contemporâneo, a consolidação da confiança entre as empresas e os clientes exige a utilização de imagens e cenários que transmitem modernidade. Nesse caso, o interessante seria dar um toque de humor às imagens e explorar uma diversidade de expressões aparentemente genuínas, que capturam momentos espontâneos de irreverência, escapando da artificialidade das poses casuais.
Além disso, é possível potencializar uma estética que remeta ao amadorismo ou se assemelhe ao conteúdo gerado pelo usuário (UGC). O conselho é evitar ostentações do luxo e glamour, concentrando-se em representações acessíveis que despertem empatia. Essa abordagem revela-se especialmente crucial nos setores de turismo e hospitalidade.
Humanizar o storytelling visual se tornou essencial
Uma em cada três pessoas prefere a interação humana à tecnologia, aponta o VisualGPS. Ou seja, mesmo com a ascensão da IA, as conexões genuínas ainda são as preferidas do consumidor. Em 2024, enquanto a tecnologia continua sua evolução, é imperativo comunicar a ideia de que ela, especialmente as ferramentas de inteligência artificial, está, em última instância, sob nosso controle.
Sendo assim, é importante que as marcas transmitam uma narrativa que destaque a presença humana e o domínio sobre a tecnologia, bem como as ferramentas de IA em suas estratégias de marketing. A nostalgia pela estética da Web 1.0 permanecerá em alta, o que proporciona uma excelente maneira de transmitir controle e familiaridade diante do desconhecido. A dica para as empresas é que utilizem cores terciárias vibrantes, como magenta, azul-petróleo, limão, violeta e amarelo-alaranjado, para intensificar o apelo visual em direção ao futuro.
A evolução da pesquisa e do social commerce
Tendências como #TikTokMadeMeBuyIt, tutoriais de UGC e avaliações de influenciadores que trabalham em plataformas como Instagram Shop e TikTok Shop são o centro das atenções. Porém, 60% das pessoas mostraram desconfiança nas lojas online dessas plataformas de redes sociais. Além disso, apoiaram a necessidade de estabelecer confiança online.
Com recursos imersivos, os formatos de vídeo surgem como uma ferramenta fundamental para lidar com as preocupações dos consumidores e mostrar o que sua empresa pode fazer pelos clientes. Os dados do VisualGPS indicam que 62% das pessoas recorrem às redes sociais para aprender ou se autoeducar. Nesse cenário, cabe às empresas aproveitarem o poder do vídeo para criar tutoriais que motivam e engajam os consumidores. O estudo mostra ainda que, mesmo diante do potencial desse recurso, ele só é explorado totalmente por 11% das pequenas e médias empresas. Por outro lado, um percentual impressionante de 82% tem encontrado inspiração em vídeos em plataformas como YouTube, TikTok e Instagram.
O aumento da presença de vídeos no TikTok também impactou o comportamento de pesquisa dos consumidores. O SEO de vídeo se tornou uma prioridade para as empresas e foi desmistificado um mito comum sobre ele. Segundo os especialistas da iStock imagens e vídeos de alta qualidade, incluindo fotografia comercial, podem contribuir significativamente para o crescimento do conteúdo online, especialmente em plataformas como TikTok, Pinterest e Alphabet. Para otimizar o SEO para vídeos, é crucial incorporar palavras-chave em títulos de vídeos e imagens, fontes e cartas em redes sociais.
A ascensão da IA de texto para imagem presente nas tendências de marketing empresarial
Integrar a tecnologia ao processo criativo emerge como uma trilha promissora para pequenas e médias empresas em 2024. De acordo com o VisualGPS, 42% das empresas já aproveitam o conteúdo gerado por IA. Ao empregar ferramentas e recursos de inteligência artificial comprovadamente seguros comercialmente, as empresas podem criar visuais inovadores e exclusivos, garantindo um conteúdo criativo pronto para utilização.