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iStock lista tendências visuais que redefinem o marketing empresarial em 2024

iStock lista tendências visuais que redefinem o marketing empresarial em 2024

Descubra as estratégias essenciais para construir confiança, humanizar o storytelling visual e integrar tecnologias emergentes, guiando seu caminho para o sucesso no cenário dinâmico do marketing em 2024

Em um cenário empresarial em constante evolução, a capacidade de antecipar e se adaptar às tendências emergentes tornou-se crucial para o sucesso no mundo do marketing. À medida que iniciamos 2024, somos impulsionados por uma maré crescente de inovações tecnológicas que continuam a remodelar a paisagem do marketing. Estas mudanças não apenas redefinem a forma como as marcas se conectam com seu público-alvo, mas também influenciam profundamente a maneira como os consumidores interagem com o conteúdo e tomam decisões de compra.

“Em um ambiente marcado pela IA, a manipulação de imagens, os deepfakes, a sobrecarga de informações e pela saturação tecnológica, o storytelling visual autêntico é um caminho crucial para estabelecer a confiança entre as empresas e seus consumidores em 2024”, afirmou Rebecca Swift, vice-presidente sênior de criação da iStock.

“Nossa pesquisa VisualGPS indica que 98% dos consumidores concordam que imagens e vídeos ‘autênticos’ são fundamentais para estabelecer a confiança. Este ano, as empresas devem se concentrar em contar histórias visuais que enfatizem a capacidade de se identificar com narrativas visuais que pareçam reais e verdadeiras”, completa.

As tendências de marketing empresarial para 2024

A partir dos dados colhidos pelos no estudo, a iStock separou as principais tendências que podem ajudar pequenas e médias empresas em suas estratégias visuais. Entre elas, está a necessidade de construir a confiança da marca através da autenticidade, conforme abaixo:

A construção da confiança com o público

No cenário empresarial contemporâneo, a consolidação da confiança entre as empresas e os clientes exige a utilização de imagens e cenários que transmitem modernidade. Nesse caso, o interessante seria dar um toque de humor às imagens e explorar uma diversidade de expressões aparentemente genuínas, que capturam momentos espontâneos de irreverência, escapando da artificialidade das poses casuais.

Além disso, é possível potencializar uma estética que remeta ao amadorismo ou se assemelhe ao conteúdo gerado pelo usuário (UGC). O conselho é evitar ostentações do luxo e glamour, concentrando-se em representações acessíveis que despertem empatia. Essa abordagem revela-se especialmente crucial nos setores de turismo e hospitalidade.

Humanizar o storytelling visual se tornou essencial

Uma em cada três pessoas prefere a interação humana à tecnologia, aponta o VisualGPS. Ou seja, mesmo com a ascensão da IA, as conexões genuínas ainda são as preferidas do consumidor. Em 2024, enquanto a tecnologia continua sua evolução, é imperativo comunicar a ideia de que ela, especialmente as ferramentas de inteligência artificial, está, em última instância, sob nosso controle.

A evolução da pesquisa e do social commerce

Tendências como #TikTokMadeMeBuyIt, tutoriais de UGC e avaliações de influenciadores que trabalham em plataformas como Instagram Shop e TikTok Shop são o centro das atenções. Porém, 60% das pessoas mostraram desconfiança nas lojas online dessas plataformas de redes sociais. Além disso, apoiaram a necessidade de estabelecer confiança online.

Com recursos imersivos, os formatos de vídeo surgem como uma ferramenta fundamental para lidar com as preocupações dos consumidores e mostrar o que sua empresa pode fazer pelos clientes. Os dados do VisualGPS indicam que 62% das pessoas recorrem às redes sociais para aprender ou se autoeducar. Nesse cenário, cabe às empresas aproveitarem o poder do vídeo para criar tutoriais que motivam e engajam os consumidores. O estudo mostra ainda que, mesmo diante do potencial desse recurso, ele só é explorado totalmente por 11% das pequenas e médias empresas. Por outro lado, um percentual impressionante de 82% tem encontrado inspiração em vídeos em plataformas como YouTube, TikTok e Instagram.

A ascensão da IA ​​de texto para imagem presente nas tendências de marketing empresarial

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