Pesquisar
Close this search box.
/
/
90% dos consumidores com score alto fazem controle de despesas

90% dos consumidores com score alto fazem controle de despesas

Pesquisa da Serasa aponta que apenas 68% dos clientes com baixa pontuação relatam ter o mesmo cuidado com suas finanças.

O score é o termômetro do comportamento da vida financeira dos consumidores. Com uma variação de 0 a 1.000, é por meio desse indicador que empresas conseguem entender e avaliar o nível de risco da concessão crédito. A pesquisa inédita divulgada pela Serasa, constatou que o controle periódico das próprias finanças é um hábito consolidado entre os consumidores, alcançando a classificação “Excelente”, cuja pontuação de crédito vai de 701 a 1.000 pontos. O estudo foi realizado com 3.025 pessoas, divididas conforme a classificação: Baixa, Regular, Bom e Excelente.

Gráfico: Serasa.

De acordo com os dados, 90% dos consumidores que alcançaram a pontuação “Excelente” no Serasa Score afirmam manter uma vigilância constante sobre suas despesas. Essas pessoas têm o hábito de acompanhar de perto seus gastos, registrando e analisando seus custos regularmente. Além disso, elas levam em consideração sua renda mensal ao fazer compras e respeitam os limites de seu orçamento, evitando assim gastos excessivos que possam comprometer sua situação financeira.

Em contrapartida, entre os consumidores com pontuação baixa no score, apenas 68% relataram ter esse mesmo cuidado com suas finanças. Consumidores que não acompanham regularmente seus gastos e não se atentam aos limites de seu orçamento estão mais suscetíveis a enfrentar dificuldades financeiras e, consequentemente, a ter uma pontuação mais baixa no Serasa Score.

No entanto, a importância desses hábitos vai além de uma simples pontuação. Reflete-se diretamente na inadimplência. Segundo dados do Serasa, pelo menos 9 em cada 10 consumidores com Serasa Score “Baixo” ou “Regular” já se endividaram em algum momento, e muitos ainda enfrentam dificuldades para pagar suas contas. Esse cenário contrasta fortemente com aqueles que possuem uma pontuação “Excelente”. Entre eles, o índice de endividamento cai para 66%, com apenas 15% enfrentando dificuldades para quitar suas dívidas atualmente.

Gráfico: Serasa.

Como o consumidor controla suas contas?

O modo como as pessoas organizam suas finanças pode revelar muito sobre seus hábitos e, consequentemente, sobre sua saúde financeira. Entre os consumidores com pontuação “Baixa” ou “Regular” no Serasa Score, a preferência pelo uso de métodos tradicionais, como o papel, é evidente. De acordo com os dados levantados, 47% dos indivíduos com pontuação “Baixa” e 49% daqueles com pontuação “Regular” afirmam utilizar o papel como principal ferramenta de organização financeira.

Por outro lado, entre os consumidores com pontuação “Excelente” no Serasa Score, a uma forte inclinação para o uso de recursos digitais no controle das finanças. O acompanhamento online de extrato bancário foi citado por 47% dos entrevistados, enquanto 46% mencionaram verificar regularmente a fatura do cartão de crédito através de aplicativos ou sites bancários. Além disso, 43% dos consumidores com pontuação “Excelente” relataram utilizar planilhas eletrônicas para organizar suas finanças de forma mais detalhada e eficiente.

Contratempos no último ano

Para aqueles com um Serasa Score “Baixo”, as despesas inesperadas surgiram para 80% das pessoas. E 46% delas alegam ter vivido problemas ao emprestar o nome para despesas de terceiros. Entre consumidores com Serasa Score “Excelente”, 89% pagaram todas as contas em dia, mesmo 57% deles alegando ter lidado com despesas inesperadas.

Enquanto mais da metade dos que têm a pontuação “Baixa” ficaram desempregados (55%), apenas 16% dos que com o Serasa Score “Excelente” ficaram sem renda.

Gráfico: Serasa.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]