Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dica de livro: as revoluções da comida, do fast-food aos foodies

Dica de livro: as revoluções da comida, do fast-food aos foodies

Dos alimentos processados aos chefs celebridades, jornalista analisa as transformações dos comportamentos e escolhas na mesa e na cozinha.

Nas últimas cinco décadas, no mundo todo, a alimentação passou por transformações radicais. Tem dúvida?

Basta pensarmos em nós mesmos: quantas vezes nos alimentamos assistindo televisão, mexendo no celular ou até mesmo trabalhando? O ritmo rápido faz com que tenhamos também o mau hábito de levarmos o alimento à boca muito rapidamente. Claro que algumas pessoas, seja por uma questão de saúde ou bem-estar, estão pensando em que tipo de alimento elas estão colocando na boca.

E nessa tendência de pensarmos mais nos afazeres e menos nos alimentos, é que os congelados foram ganhando as gôndolas dos supermercados. Ademais, oferecendo um serviço prático e ágil, as redes de fast-food se expandiram globalmente.

Como se não bastasse, chefs de cozinha se tornaram celebridades internacionais e a Indústria 4.0 chegou também nas nossas mesas.

Do fast ao slow na alimentação

Foto: Divulgação/Todavia.

Todas essas mudanças na alimentação podem ser vistas, de forma aprofundada, no livro “As Revoluções da Comida: o impacto de nossas escolhas à mesa”.

De autoria do jornalista especializado em gastronomia Rafael Tonon, a obra, de 2021, descortina a revolução alimentícia abordando desde as primeiras cadeias de fast-food drive-in à indústria de restaurantes finos, das garagens tecnológicas do Vale do Silício aos campos orgânicos do Vale do Hudson.

Por meio de diversas entrevistas e visitas a restaurantes, fábricas e fazendas, Rafael Tonon narra, em 160 páginas, essas mudanças em uma reportagem cativante e esclarecedora, combinando as aventuras de Anthony Bourdain com a capacidade de Malcolm Gladwell para contar histórias de indivíduos que estão atualmente transformando a maneira como nos relacionamos com a alimentação.

O livro é uma publicação da editora Todavia.

Vale lembrar: a qualidade da nossa alimentação reflete diretamente na nossa saúde e bem-estar.

Geração Yun e alimentação

Sabendo disso, o autor apresenta uma análise detalhada sobre as transformações ocorridas na maneira como produzimos, consumimos e pensamos sobre alimentos. Por meio de pesquisa aprofundada e exemplos práticos, o autor ilustra como nossas escolhas alimentares têm repercussões não apenas em nossa saúde individual, mas também no meio ambiente, na segurança alimentar global e nas estruturas socioeconômicas. O livro destaca ainda importância de refletirmos sobre o impacto de nossas decisões à mesa e como podemos contribuir para um sistema alimentar mais sustentável e equitativo.

“Os millennials parecem ser uma geração que têm uma identificação maior com a comida do que qualquer geração anterior. Preocupam-se com que comem, torcem o nariz para o fast-food processado, cozinham cada vez mais, gastam boa parte da mesada em restaurantes e se identificam mais com esses cozinheiros-celebridades”, explica ele. Dada ocasião, ele explica que a jornalista Eve Turow estudou por anos essa nova geração tão ligada a uma nova alimentação, que ela batizou de “Geração Yun”.

“Fato é que esses jovens estão transformando o mercado de alimentos (apara o bem e para o mal) ao lhe impor um novo ritmo: de aberturas, de criações, de mudanças. Primeiro porque colocaram a comida no topo da lista de seus gastos. Segundo porque os yummers cresceram em um ambiente bem mais globalizado e conectado, em que aprenderam sobre alimentação e a vivenciaram de forma mais abrangente”.

Segundo a jornalista, esses jovens criaram uma relação tão íntima com a alimentação que não estão disponíveis a engolir qualquer coisa, literalmente falando. “Este é apenas um livro que trata da comida pelo viés das agitações – políticas, culturais, sociais… propondo-se a voltar ainda mais no tempo, aqui e ali, a tentar vislumbrar, para além da cozinha e da mesa, os nossos comportamentos de hoje e do futuro”, afirma o autor no prefácio da obra, comentando que a alimentação é capaz de pautar a forma que nos relacionamos com as pessoas e com o mundo.

Dieta equilibrada

Em suma, optar por alimentos ricos em nutrientes e evitar os excessos de açúcar, sal e gorduras saturadas são passos essenciais para uma dieta equilibrada. Além disso, é fundamental se manter hidratado, priorizando a ingestão de água ao longo do dia. Os benefícios de uma alimentação saudável vão além da balança; eles impactam diretamente nossa disposição, concentração e até mesmo nossa longevidade. Portanto, a escolha consciente dos alimentos que colocamos em nossa boca é um cuidado fundamental com a saúde e a qualidade de vida.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]