Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tendências de Trade Marketing em 2024

Tendências de Trade Marketing em 2024

Horizonte é positivo, mas com cautela, já que consumidores prezam cada vez mais por escolhas inteligentes e pragmáticas

Acompanho a dinâmica no mercado brasileiro há mais de 30 anos, observando o comportamento dos consumidores, os principais canais de consumo e a evolução das marcas que almejam se manter relevantes para seu público. Analisando diversos estudos de mercado como Euromonitor (2024 Global Consumer Trends), GFK (2023-Q3-State-of-T&D-Report-Retailers), Nielsen (5 Key Trends to Watch in 2024 e Consumidor Moderno (Mapa do Brasil 2023).

O cenário de 2024 não é muito diferente deste ano, pois os consumidores continuarão cautelosos com suas compras, elegendo canais, produtos e serviços que possibilitem uma compra inteligente. As previsões do BACEN do boletim Focus de 01 de dezembro faz previsão de um IPCA de 3,91%, PIB de 1,5%, dólar de R$ 5,05 e SELIC de 9,25%. Há um cenário mais positivo em relação a taxa de desemprego que vem caindo nestes últimos meses e ficou em 7,7% no trimestre de agosto, setembro e outubro de 2023.

Nesse contexto priorizamos 7 tendências que vão impactar o Trade Marketing em 2024, são elas:

  • Experiência do cliente e personalização
  • Smart choice (escolha inteligente) e o pragmatismo do consumidor
  • Canais de vendas & marketing e omnicanalidade
  • Investimentos crescentes em Retail Media
  • Sustentabilidade
  • Inteligência de Trade Marketing
  • Tecnologia e IA generativa

O time de Trade Marketing deve entender que a experiência do cliente é impactada pelas estratégias que são executadas em vários pontos de contato durante a jornada do consumidor, que busca personalização na compra de produtos e serviços. Há necessidade de estabelecer um relacionamento duradouro por meio dos programas de CRM bem segmentados. Um exemplo de aplicação de CX é a Shopper, uma assinatura de compras de supermercado de São Paulo, que presta um serviço pontual e ainda mima seus clientes com amostras grátis, brindes e cartinhas personalizadas em datas especiais.

Na ilustração a seguir, idealizada por Andrea Naccarati de Mello, é possível entender o conceito de experiência do cliente e os “touchpoints”, cuja imagem foi retirada do livro Experiências que deixam marcas vol. 2, do qual sou coautora.

O canal atacarejo simboliza a escolha inteligente pois sua equação de valor vai de encontro aos anseios dos brasileiros, que adotaram o formato como canal de abastecimento dos produtos básicos dos lares. Outro exemplo com crescimento importante no mercado brasileiro é a marca própria dos varejistas, que busca oferecer ao consumidor uma boa relação custo-benefício. A Decathlon trabalha suas marcas próprias, denominadas de marcas paixão, de maneira estratégica e alinhada a sua proposta de valor de oferecer acessibilidade a todos os esportistas.

Outra tendência relevante é a questão das mudanças nos canais de vendas e marketing que as empresas estão passando com a digitalização do consumo e a necessidade de integração dos canais sob o conceito “omnichannel”. Muitas empresas começam a ajustar suas estratégias de canais no pós-pandemia e a priorizar aqueles que são mais lucrativos. A Pet Love possui vem abrindo lojas físicas desde o ano passado, e por ser uma nativa digital possibilita a integração dos seus canais, como as lojas, e-commerce e m-commerce. Os tutores podem adquirir produtos e serviços sem atritos.

A sustentabilidade é um tema importante que as empresas priorizam em suas estratégias e o profissional de Trade Marketing deve ficar atento aos impactos das suas atividades no meio ambiente, evitando desperdícios de materiais promocionais ou impressos para o varejo, estruturando equipes mais inclusivas e diversas, realizando promoções com uma visão mais social. A Soneda Casa da Beleza é uma loja conceito localizada na Paulista, que tem um piso exclusivo voltado para produtos sustentáveis de grandes empresas e pequenos produtores.

Na era dos dados as empresas precisam estruturar inteligência competitiva para se diferenciar dos concorrentes. Trade Marketing possui muitos dados de fontes e períodos distintos e isso torna o processo analítico mais complexo e desafiador. Muitas empresas de bens de consumo trabalham com modelos preditivos para entender quais indicadores afetam mais a demanda pelos produtos.

Por fim a inteligência artificial generativa e suas ferramentas recém-lançadas podem automatizar muitos processos em Trade Marketing, agilizando tarefas mais operacionais que demandam recursos e tempo.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]