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Mastercard combate fraudes com uso da Inteligência Artificial

Mastercard combate fraudes com uso da Inteligência Artificial

Soluções combinam tecnologia com open banking e recursos de identidade, além de parcerias, para garantir segurança de transações financeiras.

Para combater a crescente ameaça de golpes financeiros, a Mastercard anunciou um conjunto de soluções especializadas, alimentadas por tecnologias de IA, que ajudam a identificar e prevenir golpes. Essas soluções combinam recursos de identidade, biometria, Inteligência Artificial e open banking para garantir a segurança das transações financeiras. Além disso, a empresa está firmando parcerias com organizações de todo o ecossistema com esse mesmo objetivo.

“Os golpistas estão explorando novas tecnologias, tornando cada vez mais difícil para os consumidores reconhecerem seus golpes de fraude e falsificação de identidade”, diz Chris Reid, vice-presidente executivo de soluções de identidade da Mastercard. “Com base em nossas inovações em IA e parcerias importantes, estamos apoiando as instituições financeiras com insights para melhor detectar e prevenir golpes, ao mesmo tempo, em que ajudamos os consumidores a aprender como identificá-los. Essa abordagem holística significa que mais pessoas estarão protegidas, promovendo a confiança em nosso mundo digital.”

Dentre as iniciativas, destaca-se a verificação das identidades ao longo do ciclo de vida da conta, prevenindo a abertura de contas fraudulentas e uso de identidades falsas, e análise de interações físicas entre dispositivos durante pagamentos, detectando comportamentos suspeitos que podem indicar fraude. Além disso, a empresa utiliza Inteligência Artificial para ajudar bancos a identificar e evitar pagamentos fraudulentos em tempo real, solução disponível no Reino Unido.

O risco das fraudes

O Brasil é um dos países que mais sofre com ataques em dispositivos móveis da América Latina, de acordo com o Panorama de Ameaças de 2023 da Kaspersky. O estudo revelou que o Brasil sofreu 1,2 milhão de ataques e está em 5º lugar na posição global. Além disso, o relatório apontou que o Brasil experimentou um aumento de 32% nos golpes financeiros.

Além disso, o relatório mostra outros riscos que se destacam pelo crescimento acelerado e elevada taxa de sucesso – seja devido ao desconhecimento das pessoas ou pelo excesso de informação na Internet. De acordo com a Kaspersky, a criação de mensagens (falsas) de phishing baseadas em IA aumentaram drasticamente, registrando um aumento de cinco vezes no Brasil durante o ano de 2023. Esse crescimento exponencial destaca a rápida evolução das táticas empregadas pelos cibercriminosos, que agora estão aproveitando a automação proporcionada pela IA para ampliar suas operações.

Colaboração com todo o ecossistema

A empresa foi em busca de parceiros, para unirem forças para combater golpes cibernéticos. A Verizon fornece análises avançadas de dados e proteção contra chamadas indesejadas, enquanto a Mastercard contribui com informações de identidade. Juntas, elas desenvolverão soluções para proteger os consumidores contra golpes em várias frentes, usando tecnologias como autenticação de número de celular e autorização de SIM para reforçar a segurança em aplicativos financeiros.

 Os bancos do Reino Unido, incluindo o NatWest, são os primeiros em todo o mundo a utilizar a solução de risco de fraude contra o consumidor da Mastercard, baseada em IA, para identificar e evitar, em tempo real, o envio de dinheiro para golpistas, proporcionando tranquilidade aos seus clientes.

A Mastercard também está fazendo uma parceria com a Entersekt, uma empresa global de autenticação financeira que está usando o Mastercard Identity para ajudar as instituições financeiras a combaterem fraudes. Usando a biometria comportamental, a Entersekt permite que os bancos “intensifiquem” as transações de alto risco, verificando a biometria do remetente para autenticar a transação.

A Mastercard é parte da Global Anti-Scam Alliance, que visa proteger consumidores de golpes em todo o mundo. Juntas irão compartilhar conhecimento e coordenará ações para promover transações seguras e proteger consumidores. Recentemente, contribuíram para estabelecer o capítulo de Cingapura, reunindo organizações regionais para desenvolver soluções contra golpes.

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