Entender o comportamento do consumidor é essencial para as empresas que querem criar estratégias de marketing digital e de SEO eficazes. Ao analisar as tendências de pesquisas na internet, por exemplo, as empresas podem ajustar suas ações para adaptar-se às necessidades de seu público-alvo, garantindo assim uma vantagem competitiva que pode ser aplicada para trazer mais rentabilidade a um site e loja virtual.
A State of Search 2023, pesquisa realizada pela Semrush, analisou o comportamento de pesquisa e de compras digitais. O estudo também trouxe algumas percepções valiosas para as empresas como, por exemplo, as tendências de consumo e o que pode ser usado nas estratégias de SEO e marketing para impulsionar os negócios.
Leia mais:
Brasileiros preferem redes sociais para receber informações sobre produtos
Setor de eletrônicos em crescimento
Segundo o relatório, o setor de eletrônicos é o que teve maior crescimento no tráfego de pesquisa. Essa é uma oportunidade para as empresas desse segmento, que podem aprimorar sua presença online e atrair um público mais amplo para seus sites. Ao investir em estratégias de SEO direcionadas especificamente ao setor de eletrônicos, essas companhias podem alcançar um público maior e impulsionar suas vendas nesse mercado em expansão.
Tráfego total por indústria em dezembro de 2022 (crescimento anual)
Eletrônicos: 345,4 milhões (+16%)
Mídia: 518 milhões (+12%)
Restaurantes e entrega de comida: 108,2 milhões (+8%)
Beleza e cosméticos: 34,9 milhões (+4%)
Educação online: 18,9 milhões (-2%)
Varejo: 860 milhões (-3%)
Viagem: 99,9 milhões (-4%)
Serviços e tecnologia: 188,2 milhões (-6%)
Moda e vestuário: 137,9 milhões (-14%)
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Palavras-chave transacionais e comerciais em ascensão
Outro ponto importante apontado pelo estudo é a mudança no uso de palavras-chave. Foi constatada uma diminuição no uso de termos informativos e de navegação, enquanto as palavras-chave transacionais e comerciais tiveram um aumento significativo. Esse dado se mostra especialmente relevante para as empresas que desejam aprimorar sua estratégia de palavras-chave. Ao concentrar seus esforços em termos mais transacionais e comerciais, elas têm mais chances de atrair clientes propensos a converter em vendas, maximizando o retorno sobre seus investimentos em marketing digital.
Compreendendo a intenção de pesquisa e navegação
O State of Search 2023 também analisou as mudanças na intenção de pesquisa e nos volumes de palavras-chave, revisitando uma tendência positiva para dois grupos específicos de palavras-chave. Essa informação é valiosa para as corporações que buscam uma compreensão mais profunda sobre como seus clientes pesquisam e navegam na internet. Ao entender a intenção de pesquisa dos consumidores, as empresas podem criar conteúdo e experiências mais relevantes e personalizadas, aumentando o engajamento e a satisfação do público-alvo.
SERPs: Resultados mais comerciais e transacionais
Por fim, o relatório aponta uma mudança no equilíbrio dos resultados nas páginas de pesquisa (SERPs), onde resultados puramente informativos estão sendo substituídos por resultados mais comerciais e transacionais. Essa mudança enfatiza a importância de otimizar a presença online das empresas, focando em resultados que mandem tráfego para ações comerciais. Ao alinhar suas estratégias de SEO com essa tendência, as empresas têm maiores chances de atrair potenciais clientes prontos para converter em vendas.
+ NOTÍCIAS
Vendas no WhatsApp: como aproveitar o potencial dessa poderosa ferramenta
Como e por que reimaginar a marca para aprimorar a experiência do cliente