Pesquisar
Close this search box.
/
/
Entender comportamento do consumidor impulsiona estratégias de SEO

Entender comportamento do consumidor impulsiona estratégias de SEO

State of Search 2023 auxilia empresas a compreenderem tendências de pesquisa e otimizarem suas estratégias de marketing digital

Entender o comportamento do consumidor é essencial para as empresas que querem criar estratégias de marketing digital e de SEO eficazes. Ao analisar as tendências de pesquisas na internet, por exemplo, as empresas podem ajustar suas ações para adaptar-se às necessidades de seu público-alvo, garantindo assim uma vantagem competitiva que pode ser aplicada para trazer mais rentabilidade a um site e loja virtual.

A State of Search 2023, pesquisa realizada pela Semrush, analisou o comportamento de pesquisa e de compras digitais. O estudo também trouxe algumas percepções valiosas para as empresas como, por exemplo, as tendências de consumo e o que pode ser usado nas estratégias de SEO e marketing para impulsionar os negócios.

Leia mais:
Brasileiros preferem redes sociais para receber informações sobre produtos

Setor de eletrônicos em crescimento

Segundo o relatório, o setor de eletrônicos é o que teve maior crescimento no tráfego de pesquisa. Essa é uma oportunidade para as empresas desse segmento, que podem aprimorar sua presença online e atrair um público mais amplo para seus sites. Ao investir em estratégias de SEO direcionadas especificamente ao setor de eletrônicos, essas companhias podem alcançar um público maior e impulsionar suas vendas nesse mercado em expansão.

Tráfego total por indústria em dezembro de 2022 (crescimento anual)

Eletrônicos: 345,4 milhões (+16%)
Mídia: 518 milhões (+12%)
Restaurantes e entrega de comida: 108,2 milhões (+8%)
Beleza e cosméticos: 34,9 milhões (+4%)
Educação online: 18,9 milhões (-2%)
Varejo: 860 milhões (-3%)
Viagem: 99,9 milhões (-4%)
Serviços e tecnologia: 188,2 milhões (-6%)
Moda e vestuário: 137,9 milhões (-14%)

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Palavras-chave transacionais e comerciais em ascensão

Outro ponto importante apontado pelo estudo é a mudança no uso de palavras-chave. Foi constatada uma diminuição no uso de termos informativos e de navegação, enquanto as palavras-chave transacionais e comerciais tiveram um aumento significativo. Esse dado se mostra especialmente relevante para as empresas que desejam aprimorar sua estratégia de palavras-chave. Ao concentrar seus esforços em termos mais transacionais e comerciais, elas têm mais chances de atrair clientes propensos a converter em vendas, maximizando o retorno sobre seus investimentos em marketing digital.

Conheça o Mundo do CX

Compreendendo a intenção de pesquisa e navegação

O State of Search 2023 também analisou as mudanças na intenção de pesquisa e nos volumes de palavras-chave, revisitando uma tendência positiva para dois grupos específicos de palavras-chave. Essa informação é valiosa para as corporações que buscam uma compreensão mais profunda sobre como seus clientes pesquisam e navegam na internet. Ao entender a intenção de pesquisa dos consumidores, as empresas podem criar conteúdo e experiências mais relevantes e personalizadas, aumentando o engajamento e a satisfação do público-alvo.

SERPs: Resultados mais comerciais e transacionais

Por fim, o relatório aponta uma mudança no equilíbrio dos resultados nas páginas de pesquisa (SERPs), onde resultados puramente informativos estão sendo substituídos por resultados mais comerciais e transacionais. Essa mudança enfatiza a importância de otimizar a presença online das empresas, focando em resultados que mandem tráfego para ações comerciais. Ao alinhar suas estratégias de SEO com essa tendência, as empresas têm maiores chances de atrair potenciais clientes prontos para converter em vendas.



+ NOTÍCIAS
Vendas no WhatsApp: como aproveitar o potencial dessa poderosa ferramenta
Como e por que reimaginar a marca para aprimorar a experiência do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]