A inteligência artificial (IA) tem se destacado como como uma tecnologia que chegou para apoiar e revolucionar diversos setores. O marketing também é uma área que vem sendo tremendamente impactada pelo poder de transformação da IA.
Hoje, por meio de aplicações inteligentes, essa tecnologia auxilia marcas a impulsionar a relação com seus clientes de uma forma mais ágil, personalizada e com apelo hype. Desde a criação até a eficiência de estratégias, a IA oferece para o marketing uma vantagem competitiva muito clara, que passam a otimizar tempo e custos para empresa em buscas de melhores resultados nessa área.
A Digitalk, empresa de tecnologia para Customer Experience (CX), é uma das companhias que vê com bons olhos o uso da IA no marketing. Além de trazer mais inteligência aos processos que envolvem a experiência do cliente – como em canais de atendimento – o poder de IAs generativas para o marketing é apontado pela companhia como um grande vetor de bons resultados
Ou seja, a IA têm o poder de coletar, analisar e interpretar dados com velocidade e precisão, o que pode impulsionar diversas atividades de marketing. Desde o entendimento do público-alvo, passando por sua jornada de compra, até a personalização de campanhas, a inteligência artificial oferece uma série de recursos valiosos.
Separamos alguns pontos importantes, destacados pela Digitalk, sobre vantagens, uso e aplicação da IA no marketing. Confira!
4 pontos importantes sobre IA e Marketing
Análise de Dados Aprofundada
A IA pode processar grandes volumes de dados em tempo real e identificar padrões e tendências ocultas. Com isso, é possível obter insights sobre o comportamento do consumidor, suas preferências e necessidades, permitindo que as estratégias de marketing sejam baseadas em dados concretos.
Segmentação de Público-Alvo Aprimorada
Através da IA, é possível segmentar o público-alvo com maior precisão. Ela permite criar personas mais detalhadas, entender melhor suas intenções e, assim, direcionar mensagens personalizadas para cada segmento, aumentando a relevância das campanhas.
Chatbots e Atendimento ao Cliente
A IA impulsionou a criação de chatbots inteligentes, que podem interagir com os clientes de forma mais natural e resolver suas dúvidas ou problemas em tempo real. Essa abordagem melhora a experiência do cliente e reduz o tempo de resposta, aumentando a satisfação geral.
Automação de Marketing
Com a IA, tarefas de marketing como o envio de e-mails personalizados, gerenciamento de redes sociais e otimização de campanhas de publicidade podem ser otimizadas. Isso libera tempo para os profissionais se concentrarem em estratégias de maior impacto.
IA deve ser uma escolha pensada
A Digitalk entende que para utilizar a inteligência artificial incorporando-a de forma eficiente em estratégias de marketing, as empresas precisam primeiramente definir objetivos claros antes da implementação. Ter em mente as metas específicas que deseja alcançar, seja para aumentar o tráfego do site, melhorar a taxa de conversão ou fortalecer o relacionamento com o cliente. Além disso, em um mercado com diversas opções de ferramentas e plataformas baseadas em IA escolher aquela que se alinham melhor à sua realidade de negócios e às suas necessidades é fundamental.
Mais do que uma tendência passageira, a IA como ferramenta de marketing é uma realidade inegável, afirma a Digitalk. Uma tecnologia que está transformando a maneira como as empresas se comunicam e interagem com seus clientes. Certamente ao implementá-la de forma estratégica e otimizada, uma empresa poderá aprimorar suas estratégias de Marketing, alcançar um público mais segmentado e impulsionar o sucesso do seu negócio.