/
/
As percepções no cenário de preços para os brasileiros

As percepções no cenário de preços para os brasileiros

Estudo explorou os desafios financeiros mensais dos brasileiros, mudanças econômicas e a análise dos custos em diferentes setores

A percepção de preço no Brasil é um tema ligado ao cotidiano dos consumidores, influenciando suas escolhas e comportamentos de compra. Em um país marcado por uma diversidade econômica e social significativa, a interpretação do valor de um produto ou serviço vai além de simples análises financeiras. A compreensão das percepções de preços do brasileiro requer ainda uma análise das variáveis culturais e socioeconômicas que moldam a maneira como os consumidores brasileiros enxergam e valorizam os produtos em um contexto de mercado em constante transformação.

E no final do mês, como está o bolso do brasileiro?

Para as pessoas que terminam o mês com o bolso positivo, existem algumas alternativas para destinar o que sobrou do salário, como investimentos que não sejam poupança (47%), guardar na poupança (26%) ou até mesmo gastar com coisas que são necessárias para a família (19%). Ao mesmo tempo, alguns brasileiros preferem investir neles mesmos (14%), enquanto outros optaram por antecipar as contas do mês seguinte (11%).  O estudo mostrou ainda que o hábito de guardar dinheiro em casa, quando sobra uma quantia ao final do mês, permanece entre uma parcela de brasileiros (7%).

Quanto aos que têm terminado o mês no vermelho, a justificativa está no aumento das despesas para a maioria dos entrevistados (49%). Ao mesmo tempo, alguns afirmam ter uma renda mensal menor que o necessário para pagar todas as despesas mensais (27%). Alguns brasileiros tiveram despesas inesperadas (23%), e esse é um dos motivos para não sobrar uma quantia mensalmente, enquanto outros revelam ter perdido o controle e ter feito gastos além do que poderiam (17%). Por último aparecem os consumidores que passaram por redução de renda mensal nos últimos tempos (13%).

As mudanças financeiras

Porém, para 10% da população houve um aumento nas dívidas, que ainda não foram quitadas. Outros 7% afirmam ter conseguido guardar dinheiro, que já foi usado. Esse mesmo percentual representa aqueles que acabaram com suas pendências financeiras. Enquanto isso, alguns buscaram no empreendedorismo uma forma de aumentar a renda mensal (7%). Já para outros 6%, além da estabilidade empregatícia, houve ainda um aumento de salário. Ao mesmo tempo, 5% dos brasileiros optaram por um trabalho extra para completar a renda mensal.

O que tem pesado no bolso no brasileiro?

A pesquisa, que coletou as entrevistas em novembro de 2023, quis entender ainda quais as percepções dos brasileiros sobre os preços, de acordo com categorias de produtos e serviços. O que ficou mais caro? E o que está mais barato? Os consumidores avaliaram os custos dos últimos 12 meses, de acordo com suas perspectivas.

Em primeiro lugar, está a compra de mercado. Para 79% dos consumidores, o gasto nessa área aumentou, enquanto 7% consideram estar mais barato. Os remédios ficaram mais caros para 74% dos brasileiros, e com preços menores para 6% deles. Com percentual parecido tanto para mais caro (72%) quanto para mais barato (5%), respectivamente em terceiro e quarto lugar, aparecem os bares e restaurantes, bem como os serviços médicos e dentários.

Foto: Shutterstock.com



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]