/
/
Mercado global de livros: tendências, desafios e preferências do consumidor

Mercado global de livros: tendências, desafios e preferências do consumidor

Mundo editorial passa por transformações, tem previsão de crescimento até 2027 e disputa atenção do leitor entre livros físicos e digitais

Com papel fundamental na disseminação do conhecimento, na promoção da cultura e no entretenimento de diversas sociedades ao redor do mundo, o mercado global de livros está com previsão de alavancar seus resultados depois de ter uma queda após a pandemia de Covid-19.  Com a ascensão da tecnologia digital e mudanças nos padrões de consumo, as estatísticas desse setor tornam-se cada vez mais cruciais para compreendermos as dinâmicas e tendências que moldam a indústria editorial em todo mundo.

O setor editorial enfrentou desafios em 2022, com uma queda de 10,11% nas vendas globais de livros comerciais em relação a 2021, atingindo US$ 76,14 bilhões. Esse resultado representa a receita mais baixa dos últimos cinco anos, inclusive, inferior aos números de 2020, quando a indústria foi impactada pela pandemia. Durante o período pandêmico, as vendas de livros em todo o mundo passaram por uma retração de 7,64%. Assim, arrecadaram um valor menor que US$ 80 bilhões. Foi a primeira vez em pelo menos três anos que o setor alcançou esse patamar.

Em seis anos, as vendas de livros em todo o mundo apresentaram uma média anual de crescimento de -0,96%, caindo de US$ 82,83 bilhões em 2017 para os atuais US$ 78,07 bilhões em 2023.

As projeções para os próximos cinco anos apontam para uma recuperação gradual do mercado, com as vendas globais de livros previstas para atingir a marca de US$ 82,7 bilhões em 2027. Isso representa um crescimento médio anual de 1,48%. Porém, segundo as estimativas, as vendas em 2027 permanecerão abaixo dos níveis de 2017, com uma diferença de US$ 130 milhões. O setor editorial enfrenta o desafio de se adaptar aos novos padrões de consumo e superar as adversidades recentes para retomar o crescimento sustentável.

Quais formatos são os preferidos do leitor?

Apesar de os livros impressos ainda estarem na preferência do leitor, a expectativa do mercado é que haja uma queda. Isso acontecerá porque os e-books têm crescido lentamente, mas deverão mostrar um aumento maior nos próximos anos.

Em 2023, a receita gerada pelos impressos pode ter alcançado US$ 64,35 bilhões, o que representa um aumento de 2,24% em comparação com o ano anterior (US$ 62,9 bilhões), o pior de uma década para os livros impressos. Já quando abordados os últimos seis anos, nota-se uma diminuição anual de 1,67% nos impressos. Apesar da previsão de que em 2027 o faturamento do formato chegue a US$ 67,14 bilhões, o valor ainda é menor que o alcançado em 2017 (US$ 71,50 bilhões).

E no Brasil, como está o cenário de mercado dos livros?

Divulgado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e feito pela Nielsen BookData, o “Panorama do Consumo de Livros” indica que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros. Dentro desse número, 74% afirmaram que farão novas aquisições nos próximos três meses. Normalmente, 69% desses consumidores compraram entre um e cinco livros nos 12 meses que antecederam a pesquisa, feita em outubro de 2023. Já outros 8% adquiriram 16 ou mais livros em um ano.

Quanto aos formatos, nos últimos 12 meses, 54% dos consumidores compraram exclusivamente livros físicos, enquanto 15% adquiriram apenas livros digitais. Entre os consumidores de livros digitais, o formato e-book é o preferido por 81%, sendo que 50% dos leitores digitais utilizam principalmente o celular para essa leitura. Aqueles que consomem e-books e audiolivros têm uma tendência a comprar com desconto, com 63% relatando ter adquirido um livro digital em promoção.

Foto: Shutterstock.com



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]