/
/
Amazon Brasil divulga lista de livros mais vendidos em 2023

Amazon Brasil divulga lista de livros mais vendidos em 2023

A Amazon Brasil destaca premiações e participação e realização de eventos entre maiores conquistas de 2023.

Tradicionalmente, a Amazon Brasil divulga a lista de livros mais vendidos ao longo do ano nas semanas que antecedem o Natal. Além de ser um dado de extrema relevância para o mercado editorial – como editoras, agentes literários, livrarias e especialistas da área –, é também uma lista bastante procurada por leitores para conhecer novos títulos e ter ideias de presentes de Natal. Em 2023, além de uma mistura de gêneros, como romances, autoajuda e não ficção, nenhum dos dez livros mais vendidos foi publicado no ano.

O grande destaque vai para a autora norte-americana Colleen Hoover, da série “É Assim que Acaba” – publicada entre 2018 e 2022 no Brasil – e de dezenas de outros romances, que registra três títulos na lista dos dez livros mais vendidos na plataforma. Além de Hoover, estão outros nomes da ficção como Matt Haig e a brasileira Carla Madeira, além de livros de autores de não ficção, como George. Clason, Dale Carnegie e Morgan Housel.

Os 10 livros mais vendidos na Amazon Brasil em 2023
1. É assim que começa, por Colleen Hoover;
2. A Biblioteca da Meia-Noite, por Matt Haig;
3. É Assim que Acaba, por Colleen Hoover;
4. O homem mais rico da Babilônia, por George S. Clason;
5. Verity, por Colleen Hoover;
6. Todas as suas (im)perfeições, por Colleen Hoover;
7. Como fazer amigos e influenciar pessoas, por Dale Carnegie;
8. Tudo é rio, por Carla Madeira;
9. Os segredos da mente milionária: Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas, por T. Harv Eker;
10. A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, por Morgan Housel.

Para o executivo, há dois pontos que marcaram a trajetória do setor de livros da Amazon no Brasil: os eventos, criados e acompanhados pela plataforma para oferecer seu catálogo de livros, e as premiações criadas pela organização, por meio da ferramenta Kindle Direct Publishing.

Presença literária

Um exemplo é a chamada Book Friday, evento de promoção de livros no marketplace que acontece no primeiro semestre ano – período com poucos acontecimentos nas vendas desse tipo de produto. “Fizemos a maior Book Friday da história, acertamos no planejamento dela, reunindo influenciadores e também divulgando com antecedência”, conta Perez. “Fizemos o dobro de ofertas na comparação com o ano anterior, e conseguimos também contemplar todos os tipos de literatura, desde romances a autoajuda e infantis”.

Além da Book Friday, a Amazon também marcou sua presença em outros importantes acontecimentos do mercado editorial brasileiro, como a Black Friday e a 21ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Nela, a Amazon levou o ator e diretor Lázaro Ramos, responsável pela adaptação da obra “Um ano inesquecível” para uma série de filmes do Prime Video, assim como as autoras Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Babi Dewet.

Publicações independentes

A Amazon não abre números sobre o desempenho do Kindle Direct Publishing, mas Ricardo salienta que já foram publicadas mais de 200 mil obras em português por meio da ferramenta. “A ferramenta de autopublicação acaba oferecendo a oportunidade de autores, em muitos casos desconhecidos, darem seus primeiros passos com obras de qualidade que não necessariamente vão ter espaço numa editora – uma vez que é complexo viabilizar uma publicação”, explica Ricardo Perez. “Acredito que o -ebook teve um avanço muito grande no ponto de vista das editoras, que entenderam que não é uma questão de canibalização de formato, mas de complementariedade. Quanto mais disponibilidade de formatos, mais aquela obra irá vender”.

Um olhar para o futuro

No dia 14 de dezembro, a Amazon anunciou o lançamento do e-book “Um Natal à brasileira: Delícias na Mesa para Celebrar com Sabor”, lançado também por meio do Kindle Direct Publishing. A obra conta com a participação de grandes nomes da gastronomia brasileira, como os chefs Helena Rizzo, Moacir Santana e Roberta Sudbrack, além dos criadores de conteúdo Ana e Zé do blog Do Pão ao Caviar, e os autores da plataforma José Miguel e Mirlla Muniz, que compartilharam receitas da época natalina.

As vendas do e-book serão revertidas para a Casa do Zezinho, organização sem fins lucrativos que realiza um trabalho voluntário em assistência a mais de mil crianças. “Este foi um ano de grande celebração para os livros no Brasil. E para nós, era muito importante marcar o final deste ano com a realização de um grande desejo em trazer algo que pudesse estar presente nos lares, nas mesas de nossos leitores, mas também que impactasse vidas, como as das crianças da Casa do Zezinho”, afirma Ricardo Perez. “Presentear com livros segue como uma tradição de muitos brasileiros. Com o papel que os livros têm na história da Amazon no Brasil, torna-se a realização de um sonho utilizarmos a ferramenta de KDP para trazer alegria à mesa dos brasileiros”.

“Vejo que temos 84% da população brasileira que podemos e temos o dever de impactar com soluções de leitura que a Amazon oferece”, conclui Perez. “Desde que a empresa desembarcou no Brasil, passou por várias realizações, mas temos que olhar para frente e entender que tem muita gente que ainda não tem acesso à leitura e que não faz disso um hábito. Ficamos ainda mais motivados a intensificar nossas ações e atingir o maior número de leitores possível”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]