/
/
Conheça Labubu, o bichinho de pelúcia que virou febre global (e movimenta bilhões)

Conheça Labubu, o bichinho de pelúcia que virou febre global (e movimenta bilhões)

Com filas imensas, lojas lotadas e fãs em êxtase, o bichinho mostra que, na era das redes sociais, até um monstrinho pode virar pop star.

Depois do sucesso dos bebês reborn, uma outra tendência alimentada pelas redes sociais ganha força. Desta vez, protagonizada por um pequeno bichinho de pelúcia dentuço e orelhas afiadas. Criado pelo artista Kasing Lung, produzido e comercializado pela chinesa Pop Mart, o Labubu virou febre entre jovens e adultos, gerando um verdadeiro delírio coletivo e um faturamento bilionário para a marca.

Mas, mais do que um simples brinquedo colecionável, o Labubu virou símbolo de um novo tipo de consumo, que mistura cultura pop, entretenimento, moda, escassez e status. Parte do sucesso do Labubu está ligado à mecânica das caixas-surpresas, nas quais o consumidor não sabe exatamente qual versão do brinquedo receberá. A imprevisibilidade, somada à fofura excêntrica do personagem, gera uma combinação explosiva de desejo, escassez e colecionismo.

Com formatos que variam de chaveiros a pelúcias em tamanho maior, o Labubu se tornou um verdadeiro ícone fashion, usado por celebridades como Rihanna, Kim Kardashian, Dua Lipa e a influenciadora brasileira Virgínia Fonseca.

Fila, febre e suspensão de vendas

Ainda, no Reino Unido, o frisson em torno do brinquedo foi tão intenso que a Pop Mart precisou suspender temporariamente as vendas presenciais. Em comunicado no Instagram no fim de maio, a empresa anunciou que estava pausando as operações físicas para conter a superlotação e o tumulto nas lojas.

Para se ter uma ideia, os preços do Labubu variam bastante. A maioria das versões sai entre US$ 20 e US$ 300. Mas, colaborações especiais e edições limitadas podem ultrapassar esses valores.

Um monstro bilionário

Segundo a Associated Press, o Labubu é hoje o principal motor de crescimento da Pop Mart. Em 2024, a receita da empresa mais que dobrou, chegando a 13,04 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,81 bilhão). As vendas de brinquedos de pelúcia aumentaram mais de 1.200%, representando quase 22% do faturamento total da companhia.

Nesse sentido, diante da demanda explosiva, a Pop Mart anunciou planos de abrir mais 50 lojas nos Estados Unidos até o final do ano e lançar novas versões do Labubu atreladas a datas comemorativas e feriados.

No Brasil, desejo importado

Apesar da febre global, a Pop Mart ainda não tem operação oficial no Brasil. Hoje, os produtos chegam ao País por meio de importadores independentes, o que aumenta o valor, e o apelo, do brinquedo entre os fãs brasileiros.

Para Rodrigo Giraldelli, CEO da China Gate e especialista em importação, o sucesso do Labubu é um exemplo claro de como tendências culturais globais podem virar grandes oportunidades econômicas.

“É um fenômeno que une consumo emocional, escassez e tendência. Para os empresários brasileiros, isso representa uma excelente oportunidade de atuação no comércio exterior, com a devida atenção às regulamentações e à originalidade dos produtos”, explica Rodrigo.

Ainda, Inayara Giraldelli, gerente de conteúdo da China Gate, esteve recentemente na China e relata o impacto do fenômeno: “Durante minha viagem, não encontrei o Labubu em nenhuma das lojas da Pop Mart. Estava esgotado em todas. A experiência de compra é uma atração à parte, e o engajamento das pessoas é impressionante.”

Labubus. Foto: Shutterstock

Das ilustrações à vitrine pop

Criado originalmente em 2015 pelo artista Kasing Lung, o Labubu nasceu nas páginas de três livros ilustrados com inspiração na mitologia nórdica. Com suas orelhas pontudas e dentes afiados, o monstrinho chamou atenção pela estética fora do comum.

A parceria com a Pop Mart foi firmada em 2019, inicialmente com miniaturas colecionáveis. Mas o verdadeiro estouro aconteceu em 2023, com o lançamento dos Labubus de pelúcia em formato de chaveiro.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]