Os hábitos de compra dos brasileiros mudaram em 2022. Agora, o consumidor adquire menos, mas vai mais vezes aos pontos de venda. A maioria dessas mudanças aconteceu devido à diminuição do poder de compra por causa da inflação, que fechou o ano em 5,8%. Esta é a principal conclusão do relatório Kantar Brand Footprint, que também traz desde o ranking das marcas preferidas pelos consumidores e tendências de consumo.
Apesar do aperto, os consumidores desenvolveram técnicas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos. As maneiras mais populares de fazê-lo é visitar e pesquisar em diferentes locais para escolher produtos mais baratos. “O brasileiro vem mudando os hábitos de compra. Ele visita mais canais ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos”, analisa Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.
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Preço forçou mudança nos hábitos de compra
O Kantar Brand Footprint 2023 mostrou que houve crescimento dos gastos, menor aquisição de produtos e mais pesquisa na hora de comprar. Veja no comparativo abaixo com os resultados do relatório de 2022, que trouxe dados de 2021, as principais mudanças identificadas pelo levantamento:
- Alta de 17% no valor pago por produto;
- Alta de 19% no valor total da compra;
- Diminuição de 9% de unidades de produtos;
- Alta de 11% na frequência da compra:
- 27% das pessoas visitam oito ou mais canais (contra 19% em 2021)
- 17% visitam até quatro canais (contra 25%)
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Além disso, as marcas que mantiveram seus preços e não repassaram o aumento ao consumidor chegaram a mais lares brasileiros em 2022, tiveram maior penetração e se tornaram favoritas dos consumidores. “As marcas que prestaram atenção a isso e diversificaram o ponto de venda, sem repasse de preço, se beneficiaram e conquistaram mais lares em 2022”, destaca Wedemann.
Outra tática de empresas foi se fazer presente em mais pontos de venda, pois, como a pesquisa comprova, o comprador procura, em 27% dos casos, em oito ou mais canais diferentes antes de finalizar a aquisição.
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As marcas preferidas dos brasileiros
O ranking de preferência de consumo elaborado pela Kantar analisa a frequência com que as marcas são escolhidas nos pontos de venda e sua penetração – o alcance da marca.
Encabeçam o ranking das marcas preferidas pelos brasileiros Coca-Cola,Ypê, repetindo o resultado do ano anterior, e seguidas por Perdigão e Seara,que se beneficiaram da inclusão de novas categorias este ano: carnes suínas, mortadela e salsicha. Piraquê, Monange e Visconti estrearam no ranking da Kantar Brand Footprint 2023.
Foram 350 marcas avaliadas no Brasil e mais de 11 mil lares participaram da pesquisa. Eles representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo brasileiro.
Além disso, segundo a pesquisa, outras marcas passaram a ter mais de 50% de presença nos lares brasileiros, influência direta das decisões de consumo tomadas levando em consideração a perda do poder de compra provocada pela inflação. Assim, Natura, Ninho, Delícia, Visconti, Garoto, Yoki, Intimus, Elegê, Close-Up, Dona Benta e Vitarella passaram, em 2022, a estar mais presentes dos lares brasileiros.
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