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Como inflação mudou hábitos de compra dos brasileiros em 2022?

Como inflação mudou hábitos de compra dos brasileiros em 2022?

Com menor poder de compra, brasileiros apostam na diversificação para fechar as contas e seguir as compras

Os hábitos de compra dos brasileiros mudaram em 2022. Agora, o consumidor adquire menos, mas vai mais vezes aos pontos de venda. A maioria dessas mudanças aconteceu devido à diminuição do poder de compra por causa da inflação, que fechou o ano  em 5,8%. Esta é a principal conclusão do relatório Kantar Brand Footprint, que também traz desde o ranking das marcas preferidas pelos consumidores e tendências de consumo.

Apesar do aperto, os consumidores desenvolveram técnicas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos. As maneiras mais populares de fazê-lo é visitar e pesquisar em diferentes locais para escolher produtos mais baratos. “O brasileiro vem mudando os hábitos de compra. Ele visita mais canais ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos”, analisa Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.

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Preço forçou mudança nos hábitos de compra

O Kantar Brand Footprint 2023 mostrou que houve crescimento dos gastos, menor aquisição de produtos e mais pesquisa na hora de comprar. Veja no comparativo abaixo com os resultados do relatório de 2022, que trouxe dados de 2021, as principais mudanças identificadas pelo levantamento:

  • Alta de 17% no valor pago por produto;
  • Alta de 19% no valor total da compra;
  • Diminuição de 9% de unidades de produtos;
  • Alta de 11% na frequência da compra:
  • 27% das pessoas visitam oito ou mais canais (contra 19% em 2021)
  • 17% visitam até quatro canais (contra 25%)

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Além disso, as marcas que mantiveram seus preços e não repassaram o aumento ao consumidor chegaram a mais lares brasileiros em 2022, tiveram maior penetração e se tornaram favoritas dos consumidores. “As marcas que prestaram atenção a isso e diversificaram o ponto de venda, sem repasse de preço, se beneficiaram e conquistaram mais lares em 2022”, destaca Wedemann.

Outra tática de empresas foi se fazer presente em mais pontos de venda, pois, como a pesquisa comprova, o comprador procura, em 27% dos casos, em oito ou mais canais diferentes antes de finalizar a aquisição.

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As marcas preferidas dos brasileiros

O ranking de preferência de consumo elaborado pela Kantar analisa a frequência com que as marcas são escolhidas nos pontos de venda e sua penetração – o alcance da marca.

Encabeçam o ranking das marcas preferidas pelos brasileiros Coca-Cola,Ypê, repetindo o resultado do ano anterior, e seguidas por Perdigão e Seara,que se beneficiaram da inclusão de novas categorias este ano: carnes suínas, mortadela e salsicha. Piraquê, Monange e Visconti estrearam no ranking da Kantar Brand Footprint 2023.

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Foram 350 marcas avaliadas no Brasil e mais de 11 mil lares participaram da pesquisa. Eles representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo brasileiro.

Além disso, segundo a pesquisa, outras marcas passaram a ter mais de 50% de presença nos lares brasileiros, influência direta das decisões de consumo tomadas levando em consideração a perda do poder de compra provocada pela inflação. Assim, Natura, Ninho, Delícia, Visconti, Garoto, Yoki, Intimus, Elegê, Close-Up, Dona Benta e Vitarella passaram, em 2022, a estar mais presentes dos lares brasileiros.



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