Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sete em cada dez brasileiros acreditam que a vida vai melhorar este ano

Sete em cada dez brasileiros acreditam que a vida vai melhorar este ano

A maioria dos brasileiros se declara otimista sobre o horizonte na vida pessoal, mas ainda está reticente sobre mudanças na economia

O brasileiro mantém o otimismo em relação à sua vida pessoal. A rodada de abril da pesquisa Radar Febraban, realizada pelo Ipespe, mostra que 70% dos brasileiros acreditam que sua vida vai melhorar este ano. O percentual de otimistas é mais alto entre as mulheres (72%) e os jovens de 18 a 24 anos (81%).

A maioria dos entrevistados (51%) permanece com sentimentos positivos sobre a melhoria do país ao longo de 2023. A pesquisa também registra que a maioria da população continua encarando o novo governo positivamente.

Com relação ao dinheiro que sobra no orçamento, a população continua a preferir investir na compra de um imóvel (35%), consolidando a tendência verificada desde setembro de 2021. Em segundo e terceiro lugares, aparecem a aplicação em outros investimentos bancários (22%) e na poupança (21%).

Já os números a respeito do Pix são superlativos: 77% usam e, entre eles, 89% aprovam. O caçulinha dos meios de pagamento é majoritariamente utilizado para efetuar e receber pagamentos. As transferências, sejam de realização, sejam de recebimento, são outra função muito utilizada.

Leia mais:
Brasil é o 2º país com mais transações em tempo real no mundo, indica ACI Worldwide

Sobre o sentimento da população em relação ao governo federal, a pesquisa mostra que, ao final do primeiro quadrimestre, mais da metade dos entrevistados seguem aprovando o governo do Presidente Lula. Oscilando positivamente na margem de erro, são agora 52% os que declaram aprovar o governo, enquanto 38% desaprovam, também com variação na margem de erro comparativamente ao bimestre anterior.

“Lembro que os quesitos Avaliação e Aprovação estão bastante relacionados e entre os que avaliam o governo como ótimo e bom, 94% o aprovam, enquanto no contingente que o classifica como ruim e péssimo a desaprovação é de 98%”, lembra o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, que complementa: “a maior parte (45%) dos que avaliam como regular ou não emitem opinião, quando instados a se posicionar dicotomicamente, aprovam o governo Lula, contra 32% que desaprovam”.

Confira os principais resultados do Radar:

Vida pessoal e familiar

O otimismo na dimensão da vida pessoal e familiar permanece muito elevado. Sete em cada dez brasileiros (70%) acreditam que sua vida vai melhorar em 2023. O público mais otimista sobre o futuro são as mulheres (72%) e os jovens de 18 a 24 anos (81%).

As expectativas de recuperação da vida financeira pessoal e familiar, no cenário pós-pandemia, são positivas para um pouco mais da metade dos entrevistados (55%) — que afirmam já ter se recuperado (20%) ou estar a caminho de se recuperar esse ano (35%).

Para 27% as finanças pessoais irão se recuperar somente a partir de 2024; 6% não vislumbram recuperação; e 8% dizem que sequer foram afetados.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Expectativas

Confira quais são as expectativas dos brasileiros em relação a aspectos da economia e da vida cotidiana, segundo o Radar Febraban:

Desemprego:

Para 40% dos entrevistados o desemprego irá diminuir este ano. Enquanto para 36% irá aumentar;

Acesso ao Crédito:

38% acreditam que o acesso ao crédito irá aumentar;

Poder de Compra:

Para 38% o poder de compra também vai aumentar;

Inflação e Custo de vida:

A perspectiva de alta da inflação é sentida por 49% dos entrevistados, enquanto 28% acreditam que irá cair;

Taxa de Juros:

23% acreditam que a Selic e as taxas de juros irão cair, mas para 50% elas ainda irão subir;

Impostos:

Predomina a expectativa de que os impostos podem aumentar, para 59% dos entrevistados;

Salário-mínimo:

Após o anúncio oficial do reajuste do mínimo no início do ano, 50% acreditam que não haverá mais reajustes este ano, e 39% ainda tem expectativa de que irá aumentar;

Bolsa Família:

O acesso ao benefício vai aumentar para 37% da população, mas 21% temem sua diminuição (21%); enquanto para um terço o acesso ficará igual.

Inflação

Dois terços dos entrevistados têm a percepção de que os preços dos produtos aumentaram ou aumentaram muito “nos últimos seis meses”. Um pequeno aumento, de 3 pontos percentuais, em relação a fevereiro: 67% opinam que aumentaram ou aumentaram muito; 20% acham que os preços não mudaram; e apenas 12% considera que diminuíram ou diminuíram muito (10% em fevereiro).

Onde a população sente mais o impacto da inflação:

Consumo de alimentos e outros produtos do abastecimento doméstico (70%);
Preço dos combustíveis (32%);
O pagamento de serviços de saúde e remédios (26%);
Juros de cartão de crédito, financiamentos e empréstimos (12%).

Endividamento

Menos pessoas acreditam que estarão menos endividadas em 2023 do que em 2022, 44% dos entrevistados hoje em relação a fevereiro, quando eram 53%. Outros 36% acreditam que seu endividamento estará no mesmo nível, antes era 31%; e apenas 16% imaginam estar mais endividados, praticamente o mesmo percentual de antes (15%).

O que fazer com o dinheiro

A pesquisa perguntou qual seria o destino de eventuais sobras no orçamento dos brasileiros. Mais de um terço dos entrevistados responderam que comprar um imóvel é a alternativa mais segura para quando sobre uma reserva financeira.

  • Compra de imóvel como primeira alternativa (35%);
  • Aplicação em outros investimentos bancários, fora a poupança (22%);
  • Poupança (21%);
  • Reforma da casa (19%);
  • Cursos e educação pessoal e da família (16%);Viagens (13%).

Leia mais:
O que os consumidores esperam de 2023?

Pix e Open Finance

77% dos entrevistados usam o Pix e, destes, 89% aprovam. Contudo, há diferenças importantes de percepção dependendo da idade, da instrução e da renda. A utilização desse meio de pagamento instantâneo, embora ainda elevado, cai para 51% na faixa etária de 60 anos ou mais, para 69% no estrato com ensino fundamental e para 70% entre aqueles com renda até 2 salários-mínimos.

O Pix é majoritariamente utilizado para efetuar (88%) e receber (74%) pagamentos. As transferências, sejam de realização (68%) sejam de recebimento (61%), são outra função muito utilizada.

O Open Finance é conhecido, ao menos de ouvir falar, por 40%, segundo declaram aos entrevistados. E mesmo entre os que conhecem seu uso é restrito a 30%, ou seja, somente aproximadamente 12% do total afirmam utilizá-lo.

Com o Open Finance descrito em uma pergunta estimulada, 42% aprovam a ideia de contar com esse sistema “em que a pessoa autoriza o compartilhamento dos seus dados e seu histórico financeiro entre os bancos que desejar, de forma que vários bancos possam conhecer seu perfil, lhe oferecer novos produtos e serviços mais adequados a seu perfil”.

O que será do país?

A maioria dos brasileiros (51%) também se declara otimista em relação à melhora do país. Os mais confiantes são novamente as mulheres (54%), os que estão na faixa etária de 45 a 59 anos (54%) e aqueles com escolaridade universitária (53%).

Quanto à economia do país, as perspectivas de recuperação são vistas mais como de médio e longo prazos, com 53% afirmando que o Brasil irá se recuperar a partir do próximo ano e 10% projetando que a economia não irá se recuperar. Para outra parcela de 10% já houve recuperação econômica e 22% acreditam que isso irá ocorrer ao longo de 2023.

A crença de que a retomada do crescimento acontecerá em 2023 é de 34%, sendo que 15% avaliam que isso já aconteceu e 39% que o Brasil só vai voltar a crescer a partir do ano que vem. Para 8%, o país não voltará a crescer.

Conheça o Mundo do CX

O que os brasileiros estão achando do governo

Aprovação

Mais da metade dos entrevistados seguem aprovando o governo do presidente Lula; 52% declaram aprovar o governo, e 38% desaprovam. Em quase todos os estratos demográficos a aprovação fica acima de 50%. Os níveis mais altos de aprovação estão no segmento feminino (54%), entre os jovens de 18 a 24 anos (56%) e os de menor renda (54%), exceto entre homens (49%) e na faixa etária de 25 a 44 anos (48%).

Avaliação

Na questão de avaliação, a opinião expressamente positiva (ótimo e bom) sobre o governo Lula é de 39%. Já 28% avaliam o governo como regular e outros 28% como ruim e péssimo (28%).

Desempenho futuro

Sobre o desempenho futuro do governo, a expectativa expressamente positiva (ótimo+bom) é de 51%. Já apenas 17% consideram que o governo será regular no restante do mandato. E menos de um terço (27%) são mais pessimistas: acham que será ruim e péssimo.



+ NOTÍCIAS
“Ninguém pode ser líder de mercado se não liderar na classe C”
Desejo e recompensa superam saúde e dieta para consumidores

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]