/
/
Umbigo do Mundo aborda a complexidade dos novos tempos

Umbigo do Mundo aborda a complexidade dos novos tempos

Marina Pechlivanis, fundadora da Umbigo do Mundo, trouxe ao CONAREC 2022 questionamentos importantes sobre gestão e interdependência nos dias atuais
Legenda da foto

Marina Pechlivanis, sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, trouxe ao CONAREC 2022 o tema; “Gestão Sistêmica para um mundo complexo: Tudo está ligado a tudo. E você, está ligado nisso?”.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Marina construiu uma narrativa em seu painel, onde discorreu sobre aspectos e conceitos que interferem em cada tomada de decisão do nosso cotidiano. Para a especialista “tudo impacta em tudo” e cada pequena decisão dentro das mais diversas jornadas, seja de um cliente, de um fornecedor ou da nossa própria jornada, tem relação.

Conheça o Mundo do CX

Provocações e Inspirações

Nessa jornada repleta de questionamentos, bons insights e recomendações, a escritora e especialista em comunicação e práticas de consumo destacou primeiramente algumas “balburdias mercadológicas”. São muitas, entre elas, “isso não é um problema meu e nem da nossa empresa”; “lucro em primeiro lugar”; “não consigo mudar o sistema, o mercado é assim”; “diga que fazemos é bom para a imagem”.

De fato, conceitos que já não se adequam ao estágio atual das relações de consumo e que levaram Marina, a uma série de inquietações. “Poderia dizer que são milhares, mas vou me ater a algumas que julgo fundamentais diante dessas balburdias”, diz a especialista. “São elas: Rede, Para Todos, Respeito, Verdade e Mundo”, destaca.

Muitas empresas pregam valores e falam em verdades que nem elas praticam ou sequer acreditam

“São inquietudes que devemos olhar com cuidado para nossas vidas, direcionamentos e no âmbito dos negócios. Muitas empresas pregam valores e falam em verdades que nem elas praticam ou sequer acreditam. São aspectos importantes que temos que trazer conosco em todas as áreas da nossa vida. Não existe um mundo melhor. Existem pessoas melhores para o mundo”, comenta Marina Pechlivanis.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Referências “fora da caixa”

Mais adiante, Marina apresenta algumas “referências forra da caixa” e  inspiracionais, nas quais pessoas tiveram que apresentar soluções vitais para desafios complexos.

“Desafios que vão além daqueles que costumamos enfrentar no nosso dia a dia e que tem uma interdependência com tudo que buscamos realizar”, diz Marina. “São: Instituto Favela da Paz e projetos como Cidade Ancora, Líderes Empreendedores e Movimento Bem Maior“, elenca.

“São desafios onde os profissionais por trás dessas iniciativas tiveram que ter esse olhar de interdependência para solucionar problemas complexos. Um olhar para o futuro sustentável de sociedade e economia”, pontua Marina.

Ou seja, a especialista indica essas referências para que busquemos novas formas de atuar em rede e de maneira impactante e social. Independente, mas como pensamento visando um propósito maior.

“Devemos nos perguntar: Como nós podemos rever processos? Como podemos modificar a nossa forma de atuar? Não há como não mudar aquilo que você pretende se não compreender que cada realidade está conectada a outra”, provoca Marina.

“Temos que para de pensar, ‘é uma coisa ou outra’ e pensar em ‘uma coisa e outra’. Conceitos anulativos não se sustentam hoje”, ressalta.

Por fim, Marina traz a constatação de que “quer você queira ou não, tudo está ligado a tudo”. “Muitas vezes esquecemos da importância de se prosperar e partimos para a criação de uma economia a qualquer custo. Temos que mudar nossa forma de tomar decisões. Agora é a hora”, conclui a fundadora da Umbigo do Mundo.


+ Notícias

Maioria minorizada: o impacto das mulheres nos negócios 

Como as marcas podem acompanhar as novas gerações 

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
A anatomia do hábito na era dos superestímulos
Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
CASACOR aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
CASACOR 2026: A transformação da casa como palco de experiências
Em uma edição marcada pelo tema "Mente e Coração", a mostra aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Pressão por IA e saúde mental redefinem as estratégias das empresas
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Lucimara Fiorin, a nova vice-presidente do Grupo Padrão.
De advogada à VP do Grupo Padrão: a trajetória de Lucimara Fiorin
Nova Vice-Presidente Executiva do Grupo, fala sobre transformação do CX, liderança construída de dentro para fora e futuro

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.