Pesquisar
Close this search box.
/
/
Umbigo do Mundo aborda a complexidade dos novos tempos

Umbigo do Mundo aborda a complexidade dos novos tempos

Marina Pechlivanis, fundadora da Umbigo do Mundo, trouxe ao CONAREC 2022 questionamentos importantes sobre gestão e interdependência nos dias atuais

Marina Pechlivanis, sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, trouxe ao CONAREC 2022 o tema; “Gestão Sistêmica para um mundo complexo: Tudo está ligado a tudo. E você, está ligado nisso?”.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Marina construiu uma narrativa em seu painel, onde discorreu sobre aspectos e conceitos que interferem em cada tomada de decisão do nosso cotidiano. Para a especialista “tudo impacta em tudo” e cada pequena decisão dentro das mais diversas jornadas, seja de um cliente, de um fornecedor ou da nossa própria jornada, tem relação.

Conheça o Mundo do CX

Provocações e Inspirações

Nessa jornada repleta de questionamentos, bons insights e recomendações, a escritora e especialista em comunicação e práticas de consumo destacou primeiramente algumas “balburdias mercadológicas”. São muitas, entre elas, “isso não é um problema meu e nem da nossa empresa”; “lucro em primeiro lugar”; “não consigo mudar o sistema, o mercado é assim”; “diga que fazemos é bom para a imagem”.

De fato, conceitos que já não se adequam ao estágio atual das relações de consumo e que levaram Marina, a uma série de inquietações. “Poderia dizer que são milhares, mas vou me ater a algumas que julgo fundamentais diante dessas balburdias”, diz a especialista. “São elas: Rede, Para Todos, Respeito, Verdade e Mundo”, destaca.

Muitas empresas pregam valores e falam em verdades que nem elas praticam ou sequer acreditam

“São inquietudes que devemos olhar com cuidado para nossas vidas, direcionamentos e no âmbito dos negócios. Muitas empresas pregam valores e falam em verdades que nem elas praticam ou sequer acreditam. São aspectos importantes que temos que trazer conosco em todas as áreas da nossa vida. Não existe um mundo melhor. Existem pessoas melhores para o mundo”, comenta Marina Pechlivanis.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Referências “fora da caixa”

Mais adiante, Marina apresenta algumas “referências forra da caixa” e  inspiracionais, nas quais pessoas tiveram que apresentar soluções vitais para desafios complexos.

“Desafios que vão além daqueles que costumamos enfrentar no nosso dia a dia e que tem uma interdependência com tudo que buscamos realizar”, diz Marina. “São: Instituto Favela da Paz e projetos como Cidade Ancora, Líderes Empreendedores e Movimento Bem Maior“, elenca.

“São desafios onde os profissionais por trás dessas iniciativas tiveram que ter esse olhar de interdependência para solucionar problemas complexos. Um olhar para o futuro sustentável de sociedade e economia”, pontua Marina.

Ou seja, a especialista indica essas referências para que busquemos novas formas de atuar em rede e de maneira impactante e social. Independente, mas como pensamento visando um propósito maior.

“Devemos nos perguntar: Como nós podemos rever processos? Como podemos modificar a nossa forma de atuar? Não há como não mudar aquilo que você pretende se não compreender que cada realidade está conectada a outra”, provoca Marina.

“Temos que para de pensar, ‘é uma coisa ou outra’ e pensar em ‘uma coisa e outra’. Conceitos anulativos não se sustentam hoje”, ressalta.

Por fim, Marina traz a constatação de que “quer você queira ou não, tudo está ligado a tudo”. “Muitas vezes esquecemos da importância de se prosperar e partimos para a criação de uma economia a qualquer custo. Temos que mudar nossa forma de tomar decisões. Agora é a hora”, conclui a fundadora da Umbigo do Mundo.


+ Notícias

Maioria minorizada: o impacto das mulheres nos negócios 

Como as marcas podem acompanhar as novas gerações 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]