Pesquisar
Close this search box.
/
/
Relações com clientes na era phygital: o que encanta e o que desencanta?

Relações com clientes na era phygital: o que encanta e o que desencanta?

No cenário atual, é primordial pensar além das relações comerciais e utilizar diferentes ferramentas a favor da conexão com o consumidor

A mistura dos universos físico e digital deu origem a uma terceira via: o phygital. Ao unir o melhor dos dois mundos, o formato tende a oferecer diversas oportunidades de aprimoramento do relacionamento com os stakeholders, da experiência do cliente e da oferta assertiva de produtos e serviços por meio do mapeamento da jornada de compra.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Contudo, não é toda empresa que encara essa nova era dos negócios com animação, já que se torna preciso rever conceitos e métodos. Um deles é o de encantar o cliente. Encantar é a mesma coisa que surpreender: tornar algo inesquecível e que supere as expectativas.

E de acordo com a Pesquisa & Ranking Empresas Encantadoras 2020/21, feita por Umbigo do Mundo, Grupo Padrão e Opinion Box, que entrevistou 8000 consumidores, as três empresas que no geral melhor executaram a arte do encantamento foram Uber, Netflix e Nubank.

Os principais motivos para isso? Ótima relação custo-benefício, produtos e serviços relacionados e proximidade com o consumidor. Por outro lado, para Marina Pechlivanis, sócia-diretora do Umbigo do Mundo e colunista do Consumidor Moderno, alerta que esse dado é um pouco assustador.

Isso porque a profissional acredita que o mercado já deveria ter se desprendido da premissa de que o investimento para adquirir tal produto ou serviço é o que importa. Consequentemente, se o foco está em oferecer o melhor valor, o vínculo com o cliente fica de lado.

O estudo corrobora esses fatos, tanto que em 16,7% das categorias, nenhuma empresa encanta e em nenhuma categoria a experiência admirável de compra está em primeiro lugar. Desse modo, a inovação tecno-digital só encontra aderência em alguns segmentos.

“Muitos estão focados apenas nas vendas. Mas, chega em um ponto que os gestores devem entender que ela deve ser pontual, e o relacionamento com o cliente é o que realmente importa”, afirma. Por isso, Marina Pechlivanis conta com exclusividade para o Conarec 2021 quais são os principais pontos a serem considerados na era phygital em termos de encantamento e desencantamento que as empresas devem se atentar.

Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis, sócia-diretora do Umbigo do Mundo e colunista do Consumidor Moderno | Foto: Grupo Padrão

Desafios e soluções no ambiente phygital

A era phygital pode ser o ponto de virada de qualquer negócio, desde o microempreendedor até as multinacionais. Entretanto, isso requer uma mudança de mindset dos gestores e planejamento de estratégias com iniciativas que provoquem um repertório de diferenciação: não dá para obter resultados inovadores fazendo sempre a mesma coisa.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Dessa forma, é comum que os profissionais que se enveredam para esse rumo encontrem desafios inquietantes no decorrer do caminho. Marina Pechlivanis elenca alguns deles:

● Impessoalidade: contatos virtualizados e excessivamente mediados por bots podem causar a sensação de que o cliente não está sendo ouvido de verdade;
● Insegurança: os dados dos consumidores realmente estão protegidos dentro dos sistemas da empresa?
● Desconfiança: com a aparição e disseminação frequente de fake news nas redes sociais digitais, também surgiram as fake promos. Ao utilizar nomes de grandes companhias, pessoas mal intencionadas podem manchar o nome da marca com golpes e fraudes.

Todavia, se existe problema, existe solução. Encantadoras, inclusive, e que se apoiam no atendimento ao cliente e na jornada de compra.

● Gerar vínculos e aproximação via Customer Relationship Management (CRM);
● Priorizar a personalização e experiências exclusivas;
● Apostar em renovação e sair da zona de conforto.

Escala de encanto

Mesmo sabendo que a conduta da companhia impacta diretamente na percepção que o consumidor terá dela, alguns profissionais ainda não notaram o tamanho da proporção que isso possui no cenário phygital: contribuir para que o legado da empresa seja transformador e integrador da sociedade está em xeque.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Pensando em tudo isso, Marina Pechlivanis, sócia-diretora do Umbigo do Mundo e colunista do Consumidor Moderno, criou a escala de encanto, que mensura, em cinco etapas, o estágio de encantamento no qual o negócio se encontra.

Apatia

Estado de impassibilidade e insensibilidade. Falta ânimo, desejo, energia e interesse. Ou seja, a empresa não está preocupada com as pessoas. “Se você é apático com os clientes, isso não vai funcionar. Afinal, você acha que atua sozinho no mercado? E que seus consumidores irão segui-lo não importa o que aconteça?”, provoca a especialista.

Antipatia

O que impera é a falta de afinidade, o que gera um sentimento instintivo de afastamento, proporcionando relações e experiências desagradáveis que se procura evitar. Empresas antipáticas costumam ser arrogantes e criam uma imagem de superioridade.

Simpatia

Inspira uma relação de afinidade por proximidade de pensamentos e sentimentos. Também significa a disposição de gentileza para atender às solicitações de alguém de forma agradável e amistosa.

Empatia

Estágio mais avançado da simpatia, promove a capacidade de se imaginar no lugar de outra pessoa, participando ativa e afetivamente daquilo que o outro sente. Pressupõe identificação e compreensão de sentimentos, desejos e ideias pelo envolvimento emocional que propõe, despertando a confiança mesmo por meio de padrões não verbais de comunicação. Empresas empáticas surpreendem, pois estão atentas para ver e ouvir, e abertas para responder e melhorar.

Telepatia

Mais do que uma transmissão direta de mensagens, pensamentos, emoções e estados subjetivos sem o uso dos canais sensoriais naturais, acontece uma previsão de eventos distantes e futuros, usando o melhor da tecnologia e o melhor das habilidades perceptivas humanas.

Empresas telepáticas ultrapassam as expectativas: nem bem as pessoas formularam um desejo ou necessidade, já há soluções endereçadas para não apenas resolver pontualmente, mas para gerar um relacionamento humano sem precedentes.

 


+ Notícias

Customer Experience 2.0: além da gestão da experiência, inteligência de dados e tecnologia são fundamentais

A solidão conectada: como lidar com o novo perfil do consumidor no pós-pandemia?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 286

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Melissa D’Amelio
BANCO DE IMAGEM: Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 286

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Melissa D’Amelio
BANCO DE IMAGEM: Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]