Um novo estudo divulgado pelo J. Walter Thompson Intelligence, mostra que a Geração Z é considerada como um grupo de SuperCriativos.
Com o crescimento acelerado das mídias sociais, ferramentas criativas digitais e plataformas online, a geração composta por pessoas de 13 a 22 anos, é a mais criativa digitalmente até hoje.
Uma nova era de criatividade
A pesquisa realizada com 1.208 pessoas, nos EUA e Reino Unido, em maio de 2019, mostra que a geração é hiperconectada e altamente opinativa. De acordo com o estudo, “os nativos estão evoluindo a expressão criativa, graças à sua intuição digital e inspiração ilimitada da internet”.
Os dados mostram que atualmente a maioria dos centennials tem uma propensão a hobbies artísticos tradicionais, como pintura, filme ou tocar um instrumento, mas em novos formatos, através de plataformas online.
Quando perguntados sobre como passam o tempo livre offline, três em cada quatro (77%) selecionam pelo menos uma das atividades por plataformas digitais.
Além disso, estão utilizando aplicativos sociais e ferramentas criativas digitais para visualmente melhorar a comunicação, seja como uma nota casual para seus amigos ou uma mensagem para uma comunidade online mais ampla.
Segundo a pesquisa, mais da metade (51%) da Geração Z concorda que sua geração é mais criativa que as anteriores.
Também é possível perceber que a geração está utilizando seu tempo para produzir trabalhos criativos através de memes, colagens de fotos, filtros e muito mais. Quando perguntados sobre como passam o tempo livre online, quase metade (48%) dos centennials selecionou pelo menos uma das atividades digitais.
O documento ainda frisa que há um novo território mais amplo de criatividade e intimidade com o espaço virtual. Mais da metade da Geração Z (55%) afirmou ter encontrado aplicativos sociais e a Internet como um espaço mais criativo do que o que eles experimentam offline.
Quais os aplicativos mais utilizados?
Mais da metade (56%) dos centennials alegou que usa aplicativos sociais para se expressar de forma criativa através de Filtros, Apps e Emojis. Entre os mais utilizados, a geração classifica as ferramentas criativas do Snapchat superior para criar arte ou editar fotos, antes dos recursos criativos do Instagram, VSCO, Photoshop e iMovie.
Ferramentas criativas do Snapchat – 35%
Recursos criativos do Instagram – 29%
Photoshop – 23%
iMovie – 12%
VSCO – 8%
Da onde surge inspiração para tanta criatividade?
O estudo ainda relata de onde os jovens constroem as ideias para conseguir alcançar toda essa criatividade;
49% afirmou que a inspiração vem de aplicativos sociais, 44% de amigos e família e 40% alegaram que de experiências pessoais.
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