Pesquisar
Close this search box.
/
/
Geração Z: o que temos a aprender com a primeira geração realmente digital?

Geração Z: o que temos a aprender com a primeira geração realmente digital?

Painel do Cognizant Experience trouxe os principais indicadores de engajamento de uma geração que vai revolucionar o consumo. Entenda

Os ambientes de trabalho passam por um importante momento de trocas de experiências. Isso porque todas as gerações dividem o mesmo espaço com um gap cultural que, muitas vezes, pode trazer experiências ricas de diversidade. Nesse contexto, a geração Z, conhecida como os nativos digitais, começa a entrar no mercado de trabalho e será maioria nas universidades.

LEIA TAMBÉM: Quais os efeitos da tecnologia no desenvolvimento das crianças?

O que essa geração tem a nos ensinar? Quais transformações eles devem conduzir no mundo daqui em diante? Essas questões foram debatidas no Cognizant Experience, em painel conduzido por Fabio Guimarães, Digital Strategist da empresa. Para introduzir o conceito de gerações, ele relembrou o livro “A Terceira Onda”, escrito em 1980, onde o autor Alvin Toffler explica que as ondas sociais são regidas por motores econômicos, de modo que essas engrenagens repercutem nas gerações que vivem aquele período.

“A primeira grande onda foi a agrícola, onde as pessoas produziam por subsistência. A segunda foi a industrial, a composição dos espaços físicos, o fordismo. A terceira onda é a era do conhecimento, regida pelo motor econômico da internet”, explica o executivo.

Preferências de consumo

Marcas como Netflix, Apple, Spotfy e Amazon estão na frente pela preferência dessa persona. Experiências personalizadas, itens com edições limitadas ou exclusivas e marcas com histórias autênticas têm maior apreço no radar desse perfil, que quer ter o problema resolvido o mais rápido possível e, mais que isso, quer do “seu” jeito.

“Há um novo padrão onde o uso é mais importante que a posse. Isso não se reflete apenas no consumo, mas também nas relações. Por isso a grande dificuldade dessa geração de ser compreendida emocionalmente. É o que o filósofo [Zygmunt] Bauman tenta definir como tempos líquidos”, contextualiza Fabio.

O que importa para eles?

Outra característica importante no comportamento dessa geração é a necessidade de expressar sua verdade individual. Eles se conectam com diferentes verdades e deixam as diferenças de lado quando é necessário se mobilizar em torno das causas que acreditam. É a geração que protagonizou o que se conhece por ativismo digital, onde avaliam as marcas do ponto de vista da autenticidade, reputação, diversidade e consistência da mensagem dos produtos.

“No aspecto de consumo, quem entrega mais rápido está ganhando o jogo. Estamos falando mais de uso do que sobre acesso. Os atritos das outras gerações desaparecem”, explica Fabio.

A geração Z e o trabalho

Essa geração se destaca por não querer se enquadrar em uma “caixa” e cobra novas possibilidades quando o assunto é trabalho. Dados da McKinsey de 2018 mostram que 42% dos jovens entre 17 e 23 anos já estão trabalhando, contudo, eles vislumbram novas jornadas e formatos de trabalho.

Horários de trabalho flexíveis, dias de trabalho igualmente flexíveis, preferência por trabalhar de diferentes locais e transferência de conhecimento mais fluída entre os departamentos estão entre os principais atrativos dessa geração que deve dominar o mercado na próxima década.

Outra realidade cada vez mais próxima é a gig economy, uma economia liderada por freelancers e trabalhadores livres, que deve modificar completamente o formato de trabalho tradicional. É uma modalidade onde a liberdade funciona bem tanto para o prestador de serviços como para o contratante.

6 hábitos da Geração Z que estão mudando o mercado de beleza

De acordo com levantamento realizado pela Kelly Services, companhia especializada em consultorias externas, aproximadamente um terço da força de trabalho no mundo (31%) tem preferência pela autonomia e trabalho independente, de modo que 73% das empresas preveem que a flexibilidade da força de trabalho será considerada estratégica em um mercado cada vez mais dinâmico.

A loja física não morreu

Embora o e-commerce naturalmente seja um opção mais prática para realizar compras, essa geração não vê as lojas físicas como algo obsoleto. Dados da Criteo mostram que 71% deles gostam de comprar em lojas físicas para entender as últimas tendências. A mesma pesquisa aponta ainda que 80% gostam de visitar e conhecer lojas e 67% utilizam seus smartphones para pesquisar o que pretendem comprar.

LEIA MAIS: Por que os Millennials e os Z são menos adeptos a programas de fidelidade?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]