Edição 255

MATÉRIAS

WEBSTORIES

Assine a nossa newsletter:
SUMÁRIO – Edição 255

Com a evolução das relações de consumo, surge um novo protagonista, o chamado consumidor multicanal, aquele que gera, produz e distribui conteúdo, demandando das empresas interação em tempo real, propagando sua experiência (positiva ou negativa) por toda a rede.
Essa é a nova atitude do consumidor global, que interage de forma mais direta com as marcas e busca incessantemente informações e maior transparência por parte das organizações com as quais se relaciona.
A Consumidor Moderno, como plataforma de produção e distribuição de conteúdo focado na evolução do consumidor, tem o compromisso de estudar, mapear e projetar as melhores práticas de relacionamento das empresas comprometidas com os processos de integração com seus clientes e stakeholders.
Fruto desse compromisso pioneiro e visionário, buscamos os melhores exemplos e práticas de consumo consciente, indicando caminhos para um diálogo harmônico entre empresas, consumidores e órgãos de defesa do consumidor.
Isso contribuiu para que muitos brasileiros entendam a importância do bom serviço como diferencial. É um orgulho poder relatar histórias de sucesso das empresas que alcançam a alta qualidade e encantam seus consumidores. A nossa visão é a de valorizar o estilo brasileiro de se relacionar e servir, tratando a clientela de maneira única e global.
Vamos trabalhar para reforçar a identidade e autoestima brasileiras, principalmente no que tange aos negócios, às relações de consumo e aos exemplos de engajamento social.
Se você compartilha dessa visão, junte-se a nós para difundir as virtudes do atendimento, do empresariado e do consumidor brasileiro.

Concepção da capa:
Cinthia Behr e Flávio Pavan


PUBLISHER
Roberto Meir
DIRETOR-EXECUTIVO
DE CONHECIMENTO

Jacques Meir
[email protected]

DIRETOR-FINANCEIRO
Pedro Ganut
[email protected]
DIRETORA-COMERCIAL MULTIPLATAFORMA
Luciana Jordão
[email protected]
DIRETORA DE OPERAÇÕES
Ana Menegaldo
[email protected]
DIRETORA DE NEGÓCIOS
Lucimara Fiorin
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
HEAD DE CONTEÚDO

Estela Cangerana
[email protected]

EDITORA
Patrícia Büll
[email protected]
EDITOR ESPECIAL WHOW!
Éric Visintainer
[email protected]
REPÓRTERES
Aline Barbosa, Carolina Cozer, Érica Martin e Leonardo Guimarães
COLABORADORES DESTA EDIÇÃO
Adriana Fonseca, Alessandra Taraborelli, João Victor Escovar e Márcia Rodrigues
SOCIAL MEDIA
Bia Lenzi
DIRETORA DE ARTE
Cinthia Behr
EQUIPE DE ARTE
Érika Bernal e Flávio Pavan
REVISÃO
Elani Cardoso
CONTENT DESIGN
COORDENADORA DE CONTENT DESIGN

Tábata Karvelis
[email protected]
CONTENT DESIGNER
Melissa Lulio
[email protected]

MARKETING
GERENTE-EXECUTIVA DE MARKETING
Janaína Ferraz
[email protected]
ANALISTAS
Georgia Valdemarin e Glauco Rodrigues
REDATORA
Helena Ometto
WEB DEVELOPER
Jhonny Escame
COMERCIAL E PUBLICIDADE
GERENTES-COMERCIAIS

Ingrid Almeida
[email protected]
Luiz Anselmo Bueno
[email protected]

REVISTA DIGITAL
DIRETOR DE ARTE

Adriano Batista
CENTRO DE INTELIGÊNCIA PADRÃO (CIP)
HEAD DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA PADRÃO (CIP)

Fernando Olmedo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 255

Com a evolução das relações de consumo, surge um novo protagonista, o chamado consumidor multicanal, aquele que gera, produz e distribui conteúdo, demandando das empresas interação em tempo real, propagando sua experiência (positiva ou negativa) por toda a rede.
Essa é a nova atitude do consumidor global, que interage de forma mais direta com as marcas e busca incessantemente informações e maior transparência por parte das organizações com as quais se relaciona.
A Consumidor Moderno, como plataforma de produção e distribuição de conteúdo focado na evolução do consumidor, tem o compromisso de estudar, mapear e projetar as melhores práticas de relacionamento das empresas comprometidas com os processos de integração com seus clientes e stakeholders.
Fruto desse compromisso pioneiro e visionário, buscamos os melhores exemplos e práticas de consumo consciente, indicando caminhos para um diálogo harmônico entre empresas, consumidores e órgãos de defesa do consumidor.
Isso contribuiu para que muitos brasileiros entendam a importância do bom serviço como diferencial. É um orgulho poder relatar histórias de sucesso das empresas que alcançam a alta qualidade e encantam seus consumidores. A nossa visão é a de valorizar o estilo brasileiro de se relacionar e servir, tratando a clientela de maneira única e global.
Vamos trabalhar para reforçar a identidade e autoestima brasileiras, principalmente no que tange aos negócios, às relações de consumo e aos exemplos de engajamento social.
Se você compartilha dessa visão, junte-se a nós para difundir as virtudes do atendimento, do empresariado e do consumidor brasileiro.

Concepção da capa:
Cinthia Behr e Flávio Pavan


PUBLISHER
Roberto Meir
DIRETOR-EXECUTIVO
DE CONHECIMENTO

Jacques Meir
[email protected]

DIRETOR-FINANCEIRO
Pedro Ganut
[email protected]
DIRETORA-COMERCIAL MULTIPLATAFORMA
Luciana Jordão
[email protected]
DIRETORA DE OPERAÇÕES
Ana Menegaldo
[email protected]
DIRETORA DE NEGÓCIOS
Lucimara Fiorin
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
HEAD DE CONTEÚDO

Estela Cangerana
[email protected]

EDITORA
Patrícia Büll
[email protected]
EDITOR ESPECIAL WHOW!
Éric Visintainer
[email protected]
REPÓRTERES
Aline Barbosa, Carolina Cozer, Érica Martin e Leonardo Guimarães
COLABORADORES DESTA EDIÇÃO
Adriana Fonseca, Alessandra Taraborelli, João Victor Escovar e Márcia Rodrigues
SOCIAL MEDIA
Bia Lenzi
DIRETORA DE ARTE
Cinthia Behr
EQUIPE DE ARTE
Érika Bernal e Flávio Pavan
REVISÃO
Elani Cardoso
CONTENT DESIGN
COORDENADORA DE CONTENT DESIGN

Tábata Karvelis
[email protected]
CONTENT DESIGNER
Melissa Lulio
[email protected]

MARKETING
GERENTE-EXECUTIVA DE MARKETING
Janaína Ferraz
[email protected]
ANALISTAS
Georgia Valdemarin e Glauco Rodrigues
REDATORA
Helena Ometto
WEB DEVELOPER
Jhonny Escame
COMERCIAL E PUBLICIDADE
GERENTES-COMERCIAIS

Ingrid Almeida
[email protected]
Luiz Anselmo Bueno
[email protected]

REVISTA DIGITAL
DIRETOR DE ARTE

Adriano Batista
CENTRO DE INTELIGÊNCIA PADRÃO (CIP)
HEAD DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA PADRÃO (CIP)

Fernando Olmedo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]