PRECISAMOS SER AMADORES

PRECISAMOS SER AMADORES

Com o mundo de pernas para o ar em função da COVID-19, mais do que nunca é preciso se reinventar. Negócios e pessoas. Buscar novos mercados, novos produtos e serviços, novas formas de fazer as coisas, novas fontes de receita. Muitos negócios — e profissões — estão acabando. Outros foram turbinados pelo vírus. Nunca tantos projetos, estacionados nas gavetas, saíram de lá em tão pouco tempo!

Austin Kleon, escritor americano que já havia escrito o best-seller do New York Times, Roube como um Artista, lançou um novo livro: Mostre seu trabalho (Editora Rocco). Selecionei alguns trechos próprios para o momento em que estamos vivendo. A mudança do mundo é tão rápida que transforma todos em amadores. O monge Zen Shunryu Suzuki afirma: “Na mente do novato, existem muitas possibilidades. Na mente dos experientes, poucas”. Como o amador tem pouco a perder, está disposto a tentar e divulgar os resultados.

Os amadores aproveitam as chances, experimentam, seguem seus impulsos. Às vezes, durante o processo de fazer coisas de maneira não profissional, descobrem o novo. Amadores não têm medo do erro, nem de parecer ridículos em público. São apaixonados. Não hesitam em fazer trabalhos que outros achariam simplórios. Amadores sabem que contribuir com algo é melhor do que não contribuir. Amadores são pessoas normais que gastam boa parte do tempo pensando alto sobre o que chama sua atenção. Às vezes, têm mais para ensinar do que especialistas.

Um colega pode ajudar mais do que o professor porque sabe menos. Mesmo para profissionais, a melhor maneira de ver o trabalho florescer é manter o espírito amador e abraçar o incerto, o desconhecido. Os amadores usam todas as ferramentas disponíveis para colocar suas ideias no mundo. Além de experimentar muito, precisam mostrar o que estão fazendo.

Você precisa ser “encontrável”, partilhar suas ideias e conhecimentos para conquistar um público que possa apoiá-lo, dar opiniões ou patrocinar. Imagine fazer de um projeto paralelo ou um hobby sua profissão. Você não precisa ser um gênio. Grandes ideias são frequentemente geradas por um grupo de indivíduos criativos, que formam um “ecossistema de talentos”. Na história, muitas das pessoas consideradas gênios solitários eram na verdade parte de uma cena na qual havia apoio, troca, exibição de trabalhos, cópias, roubo de ideias e contribuições também.

Um bom trabalho não é criado em um vácuo e a criatividade é sempre uma colaboração, resultado de uma mente conectada a outras mentes. Divida o que ama e atrairá as pessoas certas. Esteja à procura de espaços vazios que você consiga preencher com o próprio esforço. Seja tão bom que não vão te ignorar. Você não precisa achar o público para seu trabalho, ele vai achar você.

A melhor maneira de começar é pensar no que gostaria de aprender. E eu acrescento: precisamos ser constantes aprendizes, para não nos tornarmos obsoletos. Estamos cheios demais de verdades. É sempre hora de nos reinventarmos. E, quem sabe, reinventar o mundo.

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]