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IDAS E VINDAS

Nunca precisamos rever tantas vezes a mensagem da capa de uma edição. Até para jornalistas, acostumados a mudanças bruscas e constantes, o ritmo alucinante dos acontecimentos dos últimos meses surpreende. Em questão de dias, a realidade que conhecíamos virou de cabeça para baixo e sofreu novas reviravoltas por diversas vezes. Abalados emocional e economicamente, estamos reaprendendo a viver, sem saber exatamente quais lições devem ser absorvidas e quando estaremos aptos a “passar de ano”. Isso reflete diretamente as nossas escolhas, o comportamento e a relação com as empresas.

Para onde vamos e o que queremos? Nesta edição, refizemos a trajetória dos consumidores brasileiros, dos primeiros momentos de susto até o estabelecimento de novas realidades, ainda que elas possam durar por apenas algumas semanas. Nossa matéria de capa traça um mapa completo desses movimentos e dos muitos caminhos que se avizinham. O confronto dos velhos com os novos hábitos. O estabelecimento do consumidor e‑tudo, o vendedor digitalizado, o reforço de valores esquecidos, o altruísmo e o que pode ser o “dia seguinte” da pandemia.

Investigamos quais mudanças afetaram mais a atividade econômica e, cada um em seu ritmo, como se adaptaram o varejo, a indústria, os setores de saúde e de telecomunicações, os bancos, os meios de pagamento, os seguros, os novos negócios e o relacionamento com o cliente.

Na busca para entender, se aproximar e atender da melhor maneira possível a nova realidade de consumo, algumas ferramentas tecnológicas de comunicação a distância, que ainda não estavam em pleno uso de sua capacidade por muitas empresas, acabam ganhando atenção. É a Chance de Ouro dos Chatbots, vistos como a porta de entrada para uma transformação digital efetiva. A interação por meio desse tipo de canal se multiplicou desde o início da pandemia da COVID-19.

E, se as relações dos consumidores com as empresas podem mudar para sempre, as relações de trabalho não ficarão impunes. home office veio para ficar e a casa virou escritório. As consequências dessa tendência são profundas e interferem tanto no mercado imobiliário quanto na oferta de produtos gourmet. Os projetos dos condomínios hoje já contemplam as novas necessidades, a mobilidade urbana e o setor automotivo absorvem seus impactos, os cuidados com a segurança da informação são redobrados, os modelos de gestão e produtividade dos colaboradores são revistos pelas empresas.

Mais tempo em casa alterou também drasticamente a demanda das lojas de material de construção. Na Entrevista com o CEO, Juliano Ohta, que comanda as bandeiras Telhanorte e Tumelero, fala do salto na procura por produtos de reparo e manutenção residencial, dos novos canais de venda, da agilidade e da inovação na gestão. Tudo para atender com eficiência às demandas da sociedade em plena metamorfose.

O consumidor no centro das atenções das empresas. E a melhora da sua performance individual no centro das atenções do consumidor. Sem esquecer dos arcos temáticos que cercam o comportamento das pessoas na atualidade, mapeados no Projeto Identidades, que a Consumidor Moderno aborda ao longo de todo este ano, desvendamos a Auto-otimizaçãoa busca incessante pela melhor versão de nós mesmos. O movimento vem ganhando adeptos, que investem recursos que vão da tecnologia à alimentação especial, para garantir a felicidade, o bem-estar e o aperfeiçoamento de seu desempenho.

Por fim, não poderíamos deixar de falar de um tipo de consumo que está em nossa essência e é mais uma forte tendência impulsionada pela quarentena: o consumo de conteúdo digital. A Personalidade desta edição é a empresária Julia Petit, pioneira do conteúdo em multiformatos e camaleoa por natureza. Ela mostra, em sua trajetória, o que é viver em plena transformação e como se beneficiar disso.

A velha máxima nunca foi tão atual: na vida, a única constante é a mudança.

Estela Cangerana

Editora-chefe

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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