INCENTIVANDO O PROPÓSITO COLETIVO

INCENTIVANDO O PROPÓSITO COLETIVO

É tempo de mobilizar a energia coletiva e o impacto social positivo para dar mais significado ao nosso entorno. Nos últimos anos, nas minhas pesquisas, tenho evidenciado a importância de nos comprometermos com causas comuns e identificarmos visões coletivas para captar a atenção das pessoas.

À medida que o mundo se torna mais complexo, injusto e tenso, o papel e a utilidade humana vêm sendo questionados: eles precisam ser reavaliados dentro da necessidade maior de provocar mudanças positivas, começando pelo âmbito social. O termo “propósito”, que incorpora a ideia de objetivo, razão, função e determinação, vem guiando grande parte das buscas individuais pela estrada do autoconhecimento, assunto tão discutido nos dias de hoje. Porém, mais do que nunca, o propósito precisa ser ativado de forma coletiva para que possamos solucionar os desafios sociais do presente e do futuro. Mobilizar comunidades proativas criativas é, antes de tudo, o que norteia o compromisso e as dinâmicas de mudança.

A busca colaborativa por soluções em prol do bem comum estimula a imaginação e o desejo de agir. A determinação pragmática de mudar o mundo pode surgir da descoberta de novos pontos de vista, profissões ou perspectivas, que resultam nas contribuições individuais mais relevantes. Compartilhar experiências, algo inerente a toda proposta coletiva, cria laços fortes e promove uma comunidade inclusiva. Cidades, bairros, organizações e grupos de todos os tipos precisam repensar e recriar estruturas e sistemas para testar protótipos e experimentações através do virtual; novos tipos de laboratórios são essenciais em todo ciclo de inovação.

As novas gerações revelam o entusiasmo e o desejo por mudanças. Além das dimensões interativas, sensitivas e divertidas presentes em seus projetos, elas vêm explorando soluções mais disruptivas em prol do bem social. Diversidade e inclusão para todos, encontrar soluções benéficas e realocar recursos de forma justa são os principais objetivos de seus projetos.

Para além da filantropia, do incentivo à cultura, da Responsabilidade Social Corporativa (CSR) e da contribuição com projetos sociais e solidários, as pessoas (físicas e jurídicas) desejam participar ativamente de propósitos precisos e bem-definidos, com impacto positivo na sociedade. Empreendedorismo inclusivo, economia social e solidária, empoderamento feminino, tecnologias em prol do cidadão e a cultura maker são alguns dos movimentos catalisados através de redes em constante expansão. Além disso, são excelentes aceleradores da inovação social e mecanismos que valorizam a criação.

Por fim, é preciso manter as fronteiras abertas e ativar redes internacionais para acelerar projetos, ajudar a amplificar o impacto positivo e gerar valor de forma tangível. O sistema, como o conhecemos, começa a se transformar e, ao priorizarmos novos valores e exaltarmos o coletivo, a forma de consumir e de se posicionar no mundo ganham uma nova dimensão, transformam nossas prioridades e valores, principalmente em um momento no qual as circunstâncias alteram de forma instantânea nosso comportamento. À medida que a sociedade enfrenta desafios cada vez mais sombrios e assustadores, o propósito coletivo pode ser a força motriz da mudança, seja para mobilizar comunidades, promover espaços para testes e experimentações ou para criar programas colaborativos com parceiros de todas as dimensões, setores e nacionalidades.

“Você só pode fazer a mudança acontecer através da simplicidade. Quanto mais as pessoas desejarem o excesso, mais difícil fica a viabilização das mudanças sociais.” Bell Hooks

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]