AQUELE ABRAÇO

AQUELE ABRAÇO

Todos nós queremos ver luz no fim do vírus. E também é muito depressivo escutar, sem parar, que o mundo vive a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Literalmente confinados ou confinados nas nossas ansiedades e temores, queremos boas notícias sobre tratamentos e sobre a vacina que vai derrotar o inimigo invisível e insidioso.

Nunca tivemos tantos epidemiologistas e futurólogos. Olhamos para o passado em busca de referências. Afinal, a Peste Negra na Idade Média até que foi positiva para abrir o caminho para o capitalismo, em mais um exemplo de destruição criativa.

Serei mais modesto para falar de possíveis inovações, confinado à área de relacionamento com clientes. Começo com a ironia que é a expressão “relacionamento”… ela é maldita, perigosa. A nova palavra de ordem é distanciamento.

Claro que já estamos acostumados ao relacionamento a distância ou virtual, pelo telefone ou pelo computador, mas como fica quem nos atende cara a cara? A balconista na loja, meu barbeiro, o garçom, o comissário de voo que vai trabalhar de máscara?

Eu alinhei alguns ofícios em serviços que parecem especialmente vulneráveis. Por estes dias, existem estatísticas horríveis: metade dos restaurantes em Nova York não deve sobreviver em um regime de tantas restrições sociais, e uma pesquisa da Câmara de Comércio dos EUA alerta que até 40% dos pequenos negócios no país podem desaparecer nos próximos seis meses. Sim, o mundo é dos gigantes para a era D.C. – Depois do Corona. Quem duvida que a Amazon vai cavalgar com ainda mais arrojo e poder para controlar a selva econômica?

“Quem duvida que a Amazon vai cavalgar com mais arrojo e poder para controlar a selva econômica?”

No entanto, em meio a temores, é preciso também visualizar o horizonte de inovações, fruto da destruição criativa ou ao menos de aceleração de tendências. Gigantes tech como Apple, Google e Amazon desenham os planos de oferta de saúde preventiva e telemedicina. Aplicativos são criados a um ritmo infernal em um momento tão aflito da história da humanidade. Imaginem, mais de 75 mil voluntários se alistaram no aplicativo do Serviço Nacional de Saúde, na Grã-Bretanha.

Sei que é um pouco mais cômodo apontar o potencial criativo após a destruição em países mais desenvolvidos, onde se fala com mais insistência em renda básica para compensar o cenário de desemprego em massa, em particular nos setores mais vulneráveis à crise. Lá em cima, eu disse que deprimem os paralelos com a Grande Depressão de 90 anos atrás e o Brasil que amarga a maior crise econômica em 120 anos?

Não quero deprimir ninguém com referências históricas tenebrosas. Então, vamos lembrar que o Iluminismo foi um vírus do bem que alastrou ideias de inovação e invenções que deflagraram a Revolução Industrial.

Mas cá estou com este plano de voo tão ambicioso quando estamos ainda no voo cego no que parece ser apenas o comecinho da era D.C. – Depois do Corona. Sei que é preciso projetar, ver o horizonte, mas devemos viver e sobreviver no dia a dia e com realismo abraçar a incerteza. Bacana que, na era do distanciamento social no relacionamento, o último verbo seja abraçar.

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]