Pesquisar
Close this search box.
/
/
Além do agora: CEOs brasileiros entre inovação e sobrevivência empresarial

Além do agora: CEOs brasileiros entre inovação e sobrevivência empresarial

CEOs enfrentam a urgência de reinventar negócios diante da disrupção tecnológica; relatório 27ª Global CEO Survey, da PwC, aponta desafios e perspectivas

Para os próximos anos, CEOs do Brasil e do mundo têm se preocupado em reinventar seus negócios para garantir a sobrevivência empresarial a longo prazo. Diante de um cenário de disrupção tecnológica e mudanças climáticas, é necessário dar atenção a essas transformações com foco tanto no futuro, como no hoje. Isso tem gerado uma inquietação entre lideranças em relação à sustentabilidade das empresas, e ligado uma alerta para a importância da inovação. Como prova desse contexto, 41% dos líderes de empresas no Brasil duvidam que seus empreendimentos se manterão viáveis além da próxima década. Os dados são da 27ª Global CEO Survey, da PwC.

As expectativas dentro do consumo e varejo

“Nós vemos uma preocupação, muito impactada com uma questão da reinvenção. É uma indústria que vem se reinventando muito, fortemente pelo aspecto online, por essa nova era phygital, sendo embarcada por toda a indústria”, comenta Luciana Medeiros, sócia da PwC Brasil.

Separados por aceleração, desaceleração e estabilidade, percebe-se o cenário do crescimento econômico do consumo e varejo no Brasil, e de outros setores, não se mantém muito oposto das métricas globais. Por aqui, é esperada uma aceleração de 36%, desaceleração de 37% e estabilidade de 30%. Os dados mundiais mostram, respectivamente, 38%, 45% e 16%. Já em comparação com os dados gerais do país, temos 36%, 39% e 25%, sequencialmente em aceleração, desaceleração e estabilidade.

O estudo mostra também a expectativa dos CEOs em relação ao crescimento da economia nos próximos 12 meses. Ainda em aceleração, desaceleração e estabilidade, o cenário do setor de consumo se mantém à frente do global. Enquanto por aqui os números mostram, respectivamente, 53%, 33% e 13%, as taxas globais são de 44%, 37% e 17%.

Confiança na geração da receita

Segundo a pesquisa, 63% dos líderes de consumo e varejo entrevistados no Brasil acreditam que as mudanças tecnológicas afetarão muito a forma de gerar valor ao negócio nos próximos três anos. Outros 57% indicaram que a inovação influenciou a geração de valor nos últimos cinco anos. Essa mudança de visão traz consequência direta para as perspectivas de futuro sinalizadas pelos líderes na pesquisa.

“Ainda que haja esse ponto de atenção, há também um otimismo no setor. Dos líderes de consumo e varejo no Brasil ouvidos na pesquisa, 53% estão confiantes quanto ao crescimento econômico do país, percentual próximo à média dos brasileiros, de 55%. Observamos que este otimismo é maior que a média global, de 44% e atribuímos, possivelmente, pelo cenário de redução de juros no país”, avalia Luciana Medeiros.

Os CEOs de consumo e varejo acreditam ainda em mudanças nas preferências do consumidor nos próximos três anos (63%), enquanto outros aguardam que elas aconteçam nos cinco anos seguintes (57%).

Atenção às ameaças

As megatendências também se refletem nas principais ameaças para o setor de consumo e varejo no Brasil. Para 27% dos entrevistados nesse setor, os riscos cibernéticos são os que podem causar maior impacto nos negócios nos próximos 12 meses. Esse é o segundo fator de preocupação mais relevante, ficando atrás apenas da instabilidade macroeconômica, citada por 30% dos líderes. Além disso, a inflação foi apontada por 20% dos CEOs do setor.

“A volatilidade da economia global é algo que aparece como um temor para os setores no geral. E o consumo nacional segue a tendência quanto à aceleração da economia mundial. Dos entrevistados, 33% fazem essa aposta, no Brasil esse índice é de 36% e, globalmente, 38%. Enquanto os percentuais dos que acreditam na desaceleração são, respectivamente, 37%, 39% e 45%. Ou seja, há um equilíbrio”, analisa Luciana Medeiros.

Inteligência artificial surge com oportunidades

Apenas 23% dos líderes do setor de consumo no Brasil afirmaram ter implementado a IA generativa em toda a empresa, enquanto a média nacional foi de 32%. A discrepância é ainda mais evidente ao questionarmos se a empresa alterou sua estratégia de negócios devido à IA. Enquanto 17% dos CEOs do setor de consumo e varejo realizaram alguma mudança nesse sentido, a média no Brasil atingiu 34%.

Os líderes do setor de consumo apontam uma perspectiva positiva em relação ao uso contínuo dessa tecnologia nos próximos 12 meses. Para 50% dos participantes da indústria de consumo e varejo, a IA generativa aprimorará a qualidade dos produtos e serviços das empresas nos próximos meses. Adicionalmente, 33% enfatizam que essa tecnologia ampliará a capacidade da empresa em construir confiança.

Olhando para os próximos três anos, 70% dos CEOs de consumo e varejo indicam que a IA proporcionará novas habilidades à sua força de trabalho. Além disso, 60% acreditam no aumento da competitividade no setor com a adoção da inteligência artificial, e 63% creem em mudanças significativas na forma como as empresas do setor podem criar e agregar valor através dessa nova tecnologia.

Foto: Shutterstock



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]