Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Acompanhar a mudança de gerações é essencial”, diz Caito Maia, CEO da Chilli Beans

“Acompanhar a mudança de gerações é essencial”, diz Caito Maia, CEO da Chilli Beans

A personalização é um dos diferenciais do sucesso da Chilli Beans. Caito Maia, fundador da marca, fala sobre as estratégias que moldam a criação de suas coleções

Ao longo de sua história, a Chilli Beans lançou inúmeras coleções em parceria com grandes ícones pop, Rita Lee, Anitta, Alok entre outros. Sob a liderança do empresário e CEO da marca, Caito Maia, essa veia criativa é um dos diferenciais da Chilli Beans. As coleções exclusivas impulsionam o valor da marca e estreitam laços com fãs e diferentes públicos. Uma estratégia de sucesso que faz da Chilli Beans uma marca que entende o valor do Customer Experience (CX).

Recentemente, a Chilli Beans lançou uma nova coleção inspirada no maior músico de reggae de todos os tempos: Bob Marley. Com a proximidade do lançamento do filme estadunidense, “Bob Marley: One Love”, dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs), que contará a história do músico, a Chilli Beans surfa – mais uma vez – na cena pop e coloca no mercado uma coleção de produtos inspirados no universo do artista jamaicano conhecido mundialmente.

Capturando a essência do artista

Com elementos e referências ao reggae, a coleção Bob Marley captura a essência da cultura jamaicana. Cada peça foi cuidadosamente projetada para transmitir uma expressão ousada de positividade, amor e liberdade, mensagens que consagraram Bob Marley e ficaram eternizadas em álbuns de sucesso mundial.

Cedella Marley, CEO do Bob Marley Group of Companies, artista e filha de Bob Marley, comentou a recente parceria com a Chilli Beans exaltando o trabalho da marca. “A Chilli Beans capturou a essência do legado do meu pai e a energia comovente da cultura reggae nesta bela coleção. É uma homenagem adorável, permitindo que os fãs carreguem um pedaço de seu espírito com eles onde quer que a vida os leve. One Love.”

Para Caito Maia, é uma honra fazer parte desse momento da história da família Marley. “Esta coleção tem um significado muito especial para nós. Poder transferir a cultura e a tradição jamaicana, especialmente a bela história e filosofia de Bob Marley, é sensacional. Realmente abriu nossas mentes para mergulhar e nos inspirar nesta grande estrela global. Nossos consumidores podem esperar óculos cheios de simbolismo, detalhes incríveis e uma vibe animada que fará a diferença!”.

Na Chilli Beans, personalizar é contar histórias

A seguir, Caito Maia fala sobre o valor da personalização, as estratégias e curiosidades que moldam a essência da marca na criação de suas coleções, tornando-as um modelo de sucesso.

CM – Ao longo da sua história a Chilli Beans sempre apostou em ícones pop para a criação de algumas de suas coleções de maiores sucessos. Como nasceu essa estratégia?

Caito Maia – A gente percebeu um tempo atrás, uns 12 anos já, que se continuássemos a vender só óculos a gente ia morrer. Precisávamos de um diferencial. A maioria das marcas vende apenas uma logomarca. A gente vai além, criamos coleções temáticas onde contamos histórias com nossos produtos. E tudo é baseado nos nossos pilares: moda, música, arte e o mundo geek. Isso virou o grande diferencial da Chilli Beans e a coleção Bob Marley é mais um exemplo dessa estratégia. Vamos sempre a fundo na história e no legado do artista para impressionar os fãs.

CM – O que você apontaria nessa estratégia de personalização como diferencial e que faz com que a Chilli Beans se destaque no mercado?

Caito Maia – São alguns diferenciais que a gente trouxe como marca. Lojas abertas, sem barreiras nem dificuldades para o cliente testar e provar à vontade. Vendedores que falam a língua do consumidor e conhecem a fundo o produto, as coleções e cada diferencial. A marca, acessível, diversa, irreverente, querida. Acho que toda empresa que cresce como a gente, cresceu por causa da soma de fatores, raramente é uma coisa isolada.

Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans.

CM – Em termos de resultados, quais foram as coleções que mais se destacaram até hoje em número de vendas e em engajamento com a marca?

Caito Maia – Foram várias. Alok é uma coleção que virou anual. Chilli Hits também. NBA lançamos o ano passado e foi uma loucura, virou coleção fixa e todo ano vai ter. Marvel e DC também. Até hoje as pessoas lembram dos modelos da Anitta, Rita Lee e várias outras.

CM – Houve algum episódio curioso ou inusitado na relação com algum desses artistas para o lançamento de alguma dessas coleções?

Caito Maia – Teve alguns…o mais famoso foi quando a Rita Lee veio aqui. Conversamos muito e ela disse que já tinha visto discos voadores e, ao final, desenhou o disco voador que virou o logo da coleção dela. Trabalhar com artistas é bem gratificante e fazemos questão que todos eles coloquem suas ideias e personalidade em cada produto.

CM – Em Customer Experience muito se fala do poder da personalização para conquistar um público cada vez mais exigente. Como é trabalhar esse conceito de exclusividade quando falamos de coleções dentro de uma estratégia encapsulada para um público mais amplo, como é o caso da Chilli Beans?

Caito Maia – Nós lançamos várias coleções ao ano, com quantidade reduzida de modelos. Então são produtos com um bom grau de exclusividade. Os detalhes que colocamos nas peças, em alusão aos artistas ou personagens, os famosos easter egg, aquelas mensagens secretas nos produtos, também fazem toda a diferença com o público. A galera pira em alguns modelos, que esgotam bem rápido e geram aquela sensação de “só eu tenho”. Claro que não são produtos únicos, mas são produtos com bastante exclusividade. A coleção Carlinhos Maia, agora do final de 2023, esgotou em poucas semanas.

CM – O que a companhia busca, de fato, junto ao público e como resultado de negócios quando pensa sua próxima coleção com algum ícone pop?

Caito Maia – Queremos que esse público se sinta representado, com produtos de qualidade, com estilo e que sejam fiéis aos ídolos deles. “Poxa, os caras acertaram mesmo nessa peça”. Representar ídolos de tanta gente é bem complexo, a reponsabilidade é gigantesca, então, não pode ter erro.

CM – Além do lançamento da coleção Bob Marley, o que podemos esperar de novidades para 2024?

Caito Maia – Tem várias: Chilli Hits, com Léo Santana e Luiza Sonza, Senhor dos Anéis, Michael Jackson, Alok, NBA, Star Wars, Stranger Things….tema e universo bacana pra vários perfis de público é o que não falta na Chilli Beans.

CM – Se pudesse dar um conselho para uma marca que busca esse modelo de estratégia em CX, qual seria?

Caito Maia – Escute o seu público. Ouça o seu cliente. Só chegamos aonde chegamos pois estamos sempre atentos às tendências, novidades, estilos e tudo que a galera está falando e pensando. Acompanhar a mudança de gerações é essencial. Fizemos 25 anos agora, mas continuamos a ser percebidos como uma marca jovem, inovadora, transgressora até. Isso só acontece pois o nosso diálogo com as pessoas é permanente.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]