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CEOs e diretores não se entendem com IA

CEOs e diretores não se entendem com IA

Enquanto os presidentes das companhias desejam revolucionar os negócios com IA, as demais lideranças querem apenas melhoria na tomada de decisões, defende especialista

Para muitos analistas é comum a desconexão entre a visão do CEO e das demais lideranças de uma empresa em relação ao potencial da inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo.

Isso acontece devido a preferência de líderes, como vice-presidentes e diretores, em usar a IA apenas como apoio para melhorar a tomada de decisões, enquanto os CEOs esperam revolucionar as empresas e criar melhores produtos e serviços com o uso dessa tecnologia.

Quem defende esse argumento é Sandor Caetano, especialista em inteligência artificial e Chief Data Officer do PicPay, coautor do livro “O Cientista e o Executivo – Como o iFood usou a inteligência artificial para revolucionar seus processos, criou vantagem competitiva e se tornou um case mundial de sucesso”, pela editora Gente.

“Diferentemente dos CEOs, as demais lideranças querem manter o status quo. Ou seja, desejam receber algumas previsões feitas por IA para continuar tomando as decisões que já tomavam. Mas é crucial entender que, no mundo da IA, a melhor pessoa para tomar decisões não é necessariamente a mesma que tomava decisões no passado. Isso gera a agitação que observamos, explicando a desconexão entre os CEOs e os C-Levels com a média gestão”, afirma Sandor Caetano.

Falta confiança na tecnologia?

O livro escrito por Sandor Caetano e Diego Barreto, vice-presidente de finanças e estratégia do iFood, foi concebido para líderes de uma maneira geral e destaca os três estágios existentes na tomada de decisão. “Inicialmente, temos o estágio da pessoa de maior poder, passando para o segundo estágio, onde a decisão é tomada de maneira mais analítica. Contudo, é no terceiro estágio que ocorre a verdadeira separação entre as previsões feitas por IA, o julgamento sobre o retorno que essas previsões podem gerar e, finalmente, a decisão final”, complementa o CDO do PicPay.

Pesquisa realizada em outubro deste ano pela agência de big data Data-Makers, com 373 CEOs e C-levels de empresas brasileiras de diferentes setores, mostra que entre os líderes que qualificaram a atuação de suas empresas como “péssima” em IA, 83% foram CEOs. O estudo também destaca que 28% dos casos de uso de IA têm como foco o apoio à tomada de decisão.

“A adoção da Inteligência Artificial não é apenas uma escolha tecnológica, é uma decisão estratégica que pode moldar o futuro das empresas. Aqueles que utilizam a IA colhem os benefícios da eficiência, inovação e competitividade, enquanto os que resistem correm o risco de ficar para trás em um mundo empresarial em constante evolução”, conclui Sandor Caetano.



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