No dinamismo do cenário corporativo e competitivo, destacar-se entre as melhores empresas para trabalhar é mais do que uma conquista: é um testemunho do compromisso com a excelência no ambiente profissional. No centro dessa distinção está a busca incessante por promover um local de trabalho onde o talento é valorizado, a inovação é cultivada e o bem-estar dos colaboradores é prioridade. Neste contexto, o Assaí Atacadista, com sua visão vanguardista e cultura empresarial, emerge como um exemplo notável de liderança e comprometimento com o desenvolvimento humano.
De acordo com Sandra Vicari, diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista, o cuidado com o time é um importante valor da cultura e que norteia todas as iniciativas da companhia. Atualmente, são mais de 80 mil colaboradores e colaboradoras atuando nos mais diversos setores. Para esse time, são desenvolvidas estratégias, sejam ações de reconhecimento, desenvolvimento e treinamento. Essas ações são direcionadas para toda a equipe, seja nas lojas, centros de distribuição e escritórios em todo o país.
“Este é o segundo ano consecutivo que integramos o Ranking de Varejo como uma das melhores empresas para se trabalhar e ele é resultado justamente do trabalho diário realizado pela equipe de Gestão em garantir que a jornada dos nossos colaboradores seja satisfatória e a mais completa possível. Afinal, apesar de sermos um dos maiores empregadores privados do país, não queremos ser apenas uma porta de entrada para o mercado de trabalho e, sim, que todos cresçam junto com o nosso negócio. O crescimento do Assaí precisa se refletir no crescimento das suas pessoas”, Vicari.
A executiva se refere ao prêmio dado pelo Great Place To Work (GPTW), consultoria global que apoia organizações a obterem os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Na última quinta-feira (01), foram divulgados os resultados do Ranking Varejo 2023, que torna público os nomes das Melhores Empresas Para Trabalhar.
“O reconhecimento veio ainda em um ano especial para a nossa marca, que completa 50 anos de história, e reforça o cuidado que temos, diariamente, em fomentar iniciativas internas e externas para promovermos um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, respeitando a diversidade, reconhecendo, desenvolvendo e oferecendo oportunidades de crescimento para todos”, afirma.
“Estar entre as dez melhores empresas varejistas do país para se trabalhar, pelo segundo ano consecutivo, é motivo de muita alegria e mostra o positivo impacto e valor da cultura da nossa companhia, reforçando o papel do Assaí enquanto uma das maiores marcas empregadoras privadas do país. Além disso, somos a única empresa do varejo alimentar no ranking, o que demonstra a enorme representatividade dessa conquista.
A executiva reforça que, para a equipe de Gestão de Gente, particularmente, esse reconhecimento simboliza a mesma sensação que tem ao ver o trabalho dos colaboradores no dia a dia: orgulho em pertencer e em fazer parte de uma equipe que aplica os valores em cada iniciativa diária no ambiente de trabalho e sempre junto a todos os clientes e fornecedores.
Toque humano em tempos de inteligência artificial
À medida que a inteligência artificial (IA) assume um papel cada vez mais proeminente nas operações empresariais, surge um questionamento crucial: como preservar o toque humano em meio à crescente influência das máquinas? Enquanto a automação e a eficiência proporcionadas pela IA oferecem benefícios inegáveis, as empresas podem equilibrar a inovação tecnológica com a essência humana, garantindo que a tecnologia sirva como uma aliada, e não um substituto, para as relações interpessoais e a cultura organizacional.
“Buscamos sempre acompanhar as tendências e agregar à nossa rotina com o objetivo de que qualquer ação, seja ela física ou digital, seja a de cuidar e fazer o que é melhor para o nosso time de colaboradores. Entendemos que a tecnologia precisa ser utilizada sempre a favor e para as pessoas”, pontua a executiva.
Nesse sentido, a diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista reforça que a chegada de novidades no campo da tecnologia e da inteligência artificial trazem grandes melhorias e avanços para a produtividade de processos. No caso do Assaí, o processo seletivo, por exemplo, é majoritariamente online.
Além disso, a empresa conta com a Universidade Assaí, uma plataforma de educação exclusiva ao time interno e que conta com plataforma digital e pólos presenciais; além do ZapUA, um canal que conta com uma Multiplicadora de Aprendizagem Inteligente da Universidade Assaí, a Maia. Ela é um robô humanizado que conversa sondando interesses e níveis de conhecimento para entregar diferentes caminhos e feedbacks ao aprendiz. Ela combina pílulas de conteúdo, inteligência artificial, plataformas de conversa (WhatsApp) e árvores de decisão para apoiar programas de aprendizagem. Tudo de forma ágil e simples.
“Acredito que a IA trará cada vez mais agilidade, novas habilidades, maior produtividade, especialmente no nosso negócio onde buscamos o baixo custo, porém ela não substitui a empatia, a criatividade, o olho no olho, portanto teremos sempre uma combinação dos dois a IA e o fator humano”, finaliza.
Foto: Assessoria GPTW