Pesquisar
Close this search box.
/
/
Trabalho e produtividade: bem-vindo a era “work-from-anywhere” (WFA)

Trabalho e produtividade: bem-vindo a era “work-from-anywhere” (WFA)

Antes da pandemia, o WFA era relacionado a áreas específicas. Hoje, ele veio para ficar! Saiba como liderança e tecnologia auxiliam essa tendência

O termo work-from-anywhere (WFA), traduzido literalmente para “trabalho em qualquer lugar”, nunca foi tão avaliado e implementado por empresas nos últimos dois anos. Antes da pandemia, o termo WFA era apenas relacionado a áreas muito específicas ou através de colaboradores terceirizados.

Hoje, observamos que essa tendência veio para ficar e permeia as principais decisões de empresas ao redor do mundo. Estudos indicam que mesmo quando a pandemia acabar, até um quinto da força de trabalho poderá estar totalmente remota.  Nesse caminho, não basta criar uma cultura empresarial atenta, mas, sobretudo, investir em suporte tecnológico adequado.

A aceleração e adoção de soluções digitais como plataformas de produção, orientação e análise de resultados é determinante para o sucesso do WFA. De acordo com o estudo “Work from Anywhere”, da Avaya, a maioria das empresas mudou suas prioridades de tecnologia, com 77% repensando a experiência do funcionário e 52% aumentando a prioridade do software de colaboração. O relatório também revela que 71% dos tomadores de decisão de tecnologia reconhecem a adoção mais rápida de novas tecnologias em suas organizações.

“Essas mudanças rápidas podem intimidar muitos executivos. No entanto, as empresas que adotaram o WFA estão obtendo benefícios que nunca pensaram ser possíveis”, avalia Anthony Bartolo, VP e Chief Product Officer da Avaya em artigo sobre o tema.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre a experiência do cliente

Criando um modelo WFA que funcione

Para transformar o WFA em um modelo de sucesso, Anthony Bartolo, elenca alguns tópicos importantes:

Avaliação de resultados – O tempo gasto no escritório não é mais um parâmetro viável da produtividade ou dedicação ao trabalho. Em vez disso, a única medida de sucesso são os resultados, o que obriga os gerentes a se concentrarem em como treinar e orientar os colaboradores para ajudá-los a obter melhores resultados.

Potencializar equipes distribuídas – A diversidade e o maior nível de expertise de equipes distribuídas geograficamente permitem que elas inovem e resolvam problemas mais rápido. A composição dessas equipes também pode ser alterada instantaneamente para atender às demandas em evolução do projeto e do mercado.

Reimaginar o espaço de trabalho – em vez de um cubículo, sala de conferência, sala de descanso e escritório do gerente – que na verdade criam barreiras e estabelecem hierarquias – um conjunto integrado de ferramentas de colaboração pode manter os funcionários conectados e produtivos, não importa onde estão. Essas ferramentas devem ser consideradas um fator crítico de sucesso. O resultado é um espaço de trabalho digital imersivo onde as equipes podem facilmente enviar mensagens, se encontrar, compartilhar conteúdo, gerenciar tarefas e colaborar.

A Importância tecnológica no modelo WFA

Adaptação ao modelo de trabalho WFA requer avaliação das diferentes soluções tecnológicas existentes no mercado. Um bom parceiro tecnológico trará clareza e implementação assertiva para os resultados esperados. Por isso, fique atento para a complexidade do WFA. Integração e unificação das ferramentas digitais que priorizem uma experiência única. Facilidade para resolução de problemas. Utilização de tecnologias avançadas e habilitadas por inteligência artificial (IA). E por fim, liberdade e elasticidade para adequação e expansão à suas necessidades de negócio.

Sem dúvida, o work-from-anywhere se consolidará ainda mais no Brasil. E para atender aos desafios deste modelo remoto, atenção e cuidado com a tecnologia a ser adotada é o primeiro passo. Hoje, o moderno é ser remoto. O produtivo é ser digital. Como bem frisa, Anthony Bartolo, da Avaya. “os melhores e mais brilhantes profissionais nunca ficarão satisfeitos em trabalhar com ferramentas antiquadas que limitam sua capacidade”.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre a experiência do cliente


+Notícias

Trabalho remoto: a necessidade que virou oportunidade

O poder é do consumidor: os desafios e as oportunidades da jornada personalizada

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]