O volume de vendas no Estado de São Paulo caiu 11,5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo indicador divulgado hoje (28) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Frente a janeiro, a queda foi de 12%.
Considerando o varejo ampliado, que inclui as concessionárias e lojas de material de construção, a queda foi ainda maior na comparação anual, de 14,9%. Frente a janeiro, o recuo foi de 13,4%.
Segundo a associação as vendas caíram em todos os setores e regiões do Estado, com destaque para os segmentos concessionárias de veículos, que registrou recuo de 26,2%, autopeças/acessórios, com queda de 24,5% e lojas de material de construção, que apresentou queda de 21,2%.
Farmácias/perfumarias e supermercados caíram menos, 7,5% cada segmento.
“Os resultados foram bastante influenciados pelo menor número de dias úteis em fevereiro de 2015, devido ao feriado de Carnaval, que em 2014 caiu em março”, explicou, em nota, Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Com esses resultados, no acumulado do ano o volume de vendas caiu 7,5%, considerando o varejo restrito, e 10,2% considerando o varejo ampliado.
Olhando o faturamento do Estado, a queda foi de 3,8% frente a fevereiro de 2014 e recuo de 11% na comparação com janeiro.
Considerando as regiões, o faturamento do varejo ampliado só foi positivo em duas: Alto Tietê (+6,9%) e Jundiaí (+0,3%). As maiores perdas foram: Araçatuba (-11,9%), Marília (-11,5%) e Litoral (-10,4%).
A pesquisa foi elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP com base em informações de faturamento do varejo enviadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – por isso há uma demora na mensuração.
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