As vendas diretas mostraram um volume de negócios que acumulou R$ 45 milhões no Brasil em 2022 e têm se tornado uma opção para os jovens que querem ingressar no empreendedorismo. O valor refere-se ao comércio de produtos e serviços oferecidos pelos cerca de 3,5 milhões de empreendedores do setor no país. Eles atuam como vendedores diretos das empresas, seja em modelo de marketing multinível ou mononível.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), que anualmente divulga os números do setor, o Brasil passou a ocupar a 7ª posição mundial em vendas diretas. Só em 2021, o faturamento no país ultrapassou os US$ 7 bilhões e o colocou como líder do setor na América Latina.
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Mas, do que se trata a venda direta?
Na venda direta, os vendedores trabalham como autônomos, independentes ou freelancers. É um método de distribuição que pode acontecer de forma presencial ou digital, que tem a conexão humana como ponto para potencializar a experiência do cliente.
Nessa modalidade, a operação é tributada em toda cadeia, inclusive a venda do empreendedor para o consumidor final, com recolhimento antecipado de ICMS por substituição tributária. Além disso, a venda direta é responsável pelo aumento de 58,7% da renda mensal de seus empreendedores.
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Setor de vendas diretas tem atraído empreendedores mais jovens
No Brasil, os empreendedores da venda direta são cada vez mais jovens. Aqueles que têm entre 19 e 29 anos somam 49,5%. Em segundo lugar estão as pessoas da faixa etária de 30 a 40 anos, que representam 30% dos que atuam no setor. Por último, os vendedores com idade entre 41 e 54 anos, com um percentual de 16,1%. Além disso, 60% desses empreendedores são mulheres.
Entre os motivos que têm atraído pessoas para a atuação na venda direta, a flexibilidade de tempo é escolhida por 54,7% daqueles que estão no setor. Outros 54,4% afirmam que a possibilidade de ser o próprio chefe é uma questão positiva para ingressar na modalidade. Além disso, a venda direta se tornou a principal fonte de renda para 63,5% dos empreendedores jovens.
Categorias de destaque dentro da venda direta
O destaque no setor está para os cosméticos e cuidados pessoais. Esses são os produtos mais vendidos, com um percentual de 42,7%. Em seguida, porém bem abaixo, estão as roupas e acessórios, com 18%. Saúde e nutrição ficam na terceira posição, com 10%. Os produtos para a casa e utensílios aparecem na lista com 8,8%, e são seguidos pelas telecomunicações, que representam 7,6% das categorias que vendem.
Nos últimos quatro lugares da lista aparecem os alimentos e bebidas; produtos de limpeza e cuidados com a casa; livros, audiovisuais e brinquedos; e outras categorias. Respectivamente, eles representam os seguintes percentuais de vendas: 7,1%, 6,9%, 6,1% e 0,5%.
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