Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quanto as crianças influenciam na decisão de compra?

Quanto as crianças influenciam na decisão de compra?

O Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do Natal e movimenta a economia em bilhões de reais todos os anos

Com o Dia das Crianças chegando, a compra de brinquedos e artigos eletrônicos aumentou, já que muitos pais e familiares querem presentear as crianças da família. Mas até que ponto os pequenos influenciam na decisão de compra dos pais? Um estudo realizado pela YouGov explica sobre a influência das crianças e adolescentes até 18 anos no consumo dos adultos e aponta as áreas que estão na maioria das listas de presentes dos jovens.

A maior dificuldade dos pais e avós, principalmente perto da data comemorativa, é dizer “não” aos filhos e netos. Quatro em cada 10 acham difícil dar uma resposta negativa quando os pequenos pedem algo. Não é à toa que o segundo grupo mais comum para o qual adultos compram compram presentes (61,8%), atrás apenas dos pais (62,5%). 

Crianças influenciam na decisão de compra presente dia das crianças
Foto: Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise, mostra que o feriado deste ano pretende movimentar mais dinheiro do que no ano passado. 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças. A data deve ter R$ 18,8 bilhões no comércio contra a estimativa de R$ 13,7 bilhões em 2022.

O estudo ainda aponta que a maioria dos cidadãos entrevistados vão comprar mais de um presente – especificamente 2,3 produtos -, gastando cerca de R$ 343 com os pequenos em 2023. Em 2022, os gastos médios do brasileiro com as lembrancinhas era de R$ 242. Um dos motivos para gastar mais é o preço alto dos produtos (37%), comprar mais presentes (38%), e comprar um presente melhor (39%).

E, por incrível que pareça, grande parte dos consumidores (81%) pretendem adquirir os presentes em lojas físicas, não via marketplace online. Os shoppings centers (37%) são os favoritos, seguidos das lojas de departamento (24%) e em lojas de rua/bairro (23%). Por outro lado, 37% pretendem realizar as compras na internet.

Leia mais: Mega Oferta Prime: como aproveitar mais um dia de descontos da Amazon

Quais são os presentes mais cobiçados pelas crianças

Em relação às marcas que os consumidores pensam em comprar para os filhos e netos, a FIFA e a Xbox Game Studios são as vencedoras de preferência. “O FIFA, com sua pontuação de 41,1 pontos, supera por uma ampla margem a pontuação de 33,9 do Minecraft, um título que, globalmente, está mais ligado a um público jovem. Enquanto isso, a vantagem do Xbox Game Studios sobre seus principais rivais (Sony Entertainment e Nintendo) é muito menor, com classificações de 31,8, 25,3 e 22,5 pontos, respectivamente”, explica David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina.

No ramo dos streamings, a Netflix lidera a pesquisa. Talvez por ter sido uma das primeiras a surgir no mercado ou pelas produções originais, a plataforma de streaming é a mais bem posicionada no Brasil, com 73 pontos. O YouTube vem em seguida, com 69,6 pontos. Mesmo assim, as gigantes do streaming estão piores do que no começo do ano. “Até 14 de setembro, a Netflix, o YouTube e a Amazon Prime Video viram suas classificações piorarem em -1,2, -0,2 e -2,9 pontos, respectivamente; enquanto a Disney+ conseguiu melhorar em 1,6 ponto e o SBT cresceu em 1 ponto”, adiciona David. b

Leia mais: Claudia Storch, da Pluxee, quer tornar a marca referência em benefícios no Brasil

Para os fissurados em eletrônicos, a Samsung é a favorita, principalmente para os brasileiros com crianças em casa. A empresa chegou a marcar 55,9 pontos de consideração até 14 de setembro, um aumento substancial em relação ao nível de 46,2 registrado pela marca no início do ano. Por incrível que pareça, a Apple, não atingiu nem metade da pontuação da rival.

O mercado de restaurantes fast food não ficou fora da pesquisa de consumo dentre adultos com menores de 18 anos em sua convivência. O McDonald’s ficou em primeiro lugar, com 40,5 pontos, enquanto o Burger King somou a pontuação de 31,1. O Habib’s, Subway e Bob’s não chegaram a 25 pontos.



+ NOTÍCIAS
Conheça 7 Barbies colecionáveis para o Dia das Crianças”>
Educação financeira para crianças: 61% dos pais não dão mesadas aos filhos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]