Com o Dia das Crianças chegando, a compra de brinquedos e artigos eletrônicos aumentou, já que muitos pais e familiares querem presentear as crianças da família. Mas até que ponto os pequenos influenciam na decisão de compra dos pais? Um estudo realizado pela YouGov explica sobre a influência das crianças e adolescentes até 18 anos no consumo dos adultos e aponta as áreas que estão na maioria das listas de presentes dos jovens.
A maior dificuldade dos pais e avós, principalmente perto da data comemorativa, é dizer “não” aos filhos e netos. Quatro em cada 10 acham difícil dar uma resposta negativa quando os pequenos pedem algo. Não é à toa que o segundo grupo mais comum para o qual adultos compram compram presentes (61,8%), atrás apenas dos pais (62,5%).
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise, mostra que o feriado deste ano pretende movimentar mais dinheiro do que no ano passado. 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças. A data deve ter R$ 18,8 bilhões no comércio contra a estimativa de R$ 13,7 bilhões em 2022.
O estudo ainda aponta que a maioria dos cidadãos entrevistados vão comprar mais de um presente – especificamente 2,3 produtos -, gastando cerca de R$ 343 com os pequenos em 2023. Em 2022, os gastos médios do brasileiro com as lembrancinhas era de R$ 242. Um dos motivos para gastar mais é o preço alto dos produtos (37%), comprar mais presentes (38%), e comprar um presente melhor (39%).
E, por incrível que pareça, grande parte dos consumidores (81%) pretendem adquirir os presentes em lojas físicas, não via marketplace online. Os shoppings centers (37%) são os favoritos, seguidos das lojas de departamento (24%) e em lojas de rua/bairro (23%). Por outro lado, 37% pretendem realizar as compras na internet.
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Quais são os presentes mais cobiçados pelas crianças
Em relação às marcas que os consumidores pensam em comprar para os filhos e netos, a FIFA e a Xbox Game Studios são as vencedoras de preferência. “O FIFA, com sua pontuação de 41,1 pontos, supera por uma ampla margem a pontuação de 33,9 do Minecraft, um título que, globalmente, está mais ligado a um público jovem. Enquanto isso, a vantagem do Xbox Game Studios sobre seus principais rivais (Sony Entertainment e Nintendo) é muito menor, com classificações de 31,8, 25,3 e 22,5 pontos, respectivamente”, explica David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina.
No ramo dos streamings, a Netflix lidera a pesquisa. Talvez por ter sido uma das primeiras a surgir no mercado ou pelas produções originais, a plataforma de streaming é a mais bem posicionada no Brasil, com 73 pontos. O YouTube vem em seguida, com 69,6 pontos. Mesmo assim, as gigantes do streaming estão piores do que no começo do ano. “Até 14 de setembro, a Netflix, o YouTube e a Amazon Prime Video viram suas classificações piorarem em -1,2, -0,2 e -2,9 pontos, respectivamente; enquanto a Disney+ conseguiu melhorar em 1,6 ponto e o SBT cresceu em 1 ponto”, adiciona David. b
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Para os fissurados em eletrônicos, a Samsung é a favorita, principalmente para os brasileiros com crianças em casa. A empresa chegou a marcar 55,9 pontos de consideração até 14 de setembro, um aumento substancial em relação ao nível de 46,2 registrado pela marca no início do ano. Por incrível que pareça, a Apple, não atingiu nem metade da pontuação da rival.
O mercado de restaurantes fast food não ficou fora da pesquisa de consumo dentre adultos com menores de 18 anos em sua convivência. O McDonald’s ficou em primeiro lugar, com 40,5 pontos, enquanto o Burger King somou a pontuação de 31,1. O Habib’s, Subway e Bob’s não chegaram a 25 pontos.
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