A receita de vendas do varejo ampliado teve em agosto uma queda de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado, em termos reais, de acordo com o ICVA, indicador elaborado pela Cielo. Em julho, o indicador registrou uma elevação de 0,1% na comparação anual.
Depois de dois meses consecutivos de resultados beneficiados pelo efeito-calendário (especialmente pela base de comparação favorável, por conta do declínio das vendas na Copa do Mundo no ano passado), o resultado de agosto foi impactado negativamente pelo calendário, já que o mês passado teve uma segunda-feira a mais e uma sexta-feira a menos que no ano passado. As sextas costumam ter uma receita de vendas 23% maior que às segundas-feiras.
Descontado esse efeito, as vendas teriam caído 2,3% em termos reais. Quase todos os setores tiveram desaceleração entre julho e agosto, com exceção de Lojas de Departamentos e Super/Hipermercados, que ainda tiveram taxa de crescimento deflacionado próximo de zero. Nas categorias de bens semiduráveis e duráveis, como materiais para construção, móveis, eletro e lojas de departamentos, as vendas também tiveram resultado negativo.