A Cielo calcula sistematicamente as variações de desempenho do varejo nacional a partir da captura de dados de sua base de cerca de 1,5 milhão de pontos de venda credenciados, abrangendo os canais de comércio físico, eletrônico e mobile.
O último relatório divulgado considera a receita de vendas deflacionada pelo Índice de Preços ao Consumido Ampliado (IPCA) calculado pelo IBGE e aponta um crescimento de 4,2% do setor em 2014. A comparação é feita com o ano anterior e também informa a variação nominal: +10,9%.
Em 2013, o varejo nacional havia crescido 5,8% e 13,4%, nas mesmas bases comparativas. Para o gerente de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, o resultado de 2014 confirma o sentimento de que o varejo desacelerou. ?Mesmo assim, caminhamos acima da média da economia brasileira?, afirmou em nota.
Em dezembro do ano passado, o crescimento foi de 1,8% (já descontada a inflação) e de 8% em valores nominais, comparando com dezembro de 2013.
Ainda de acordo com a Cielo, não foram os efeitos do calendário que prejudicaram o desempenho do ano passado. Mariotto relembrou que quando se observa a série histórica do Índice da Cielo, é possível compreender a dinâmica do varejo ao longo do ano. ?A curva de crescimentos com os ajustes de calendário fica mais suave, com menos oscilações, e evidencia uma trajetória de desaceleração gradual do varejo ao longo do ano de 2014?, apontou.