Magazine Luiza, Óticas Carol e Freddo foram os grandes vencedores da primeira edição do Prêmio BR Week, que reconheceu, na noite desta segunda-feira (27/07) em São Paulo, as empresas de melhor desempenho do varejo brasileiro.
O Prêmio BR Week tem como base o estudo ?As Melhores Performances do Varejo Brasileiro?, desenvolvido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) com uma metodologia exclusiva, que analisa seis vetores de desempenho do varejo e utiliza um algoritmo para determinar as empresas de melhor desempenho. ?Assim, comparamos as empresas sem expor seus dados, que muitas vezes são considerados estratégicos?, afirma Aline Tobal, gestora do Centro de Inteligência Padrão (CIP).
O Magazine Luiza foi o vencedor na categoria ?Melhor Varejo do Ano ? Grande Porte?. A empresa também foi premiada nas categorias ?Eletroeletrônicos e móveis?, ?Gestão Multicanal?, ?Gestão de Clientes? e ?Varejo Listado em Bolsa?. Para a empresa, na base deste reconhecimento está o foco da empresa em seus clientes. ?Temos o cliente no centro de nossa estratégia e buscamos entregar a ele uma boa experiência em todos os pontos de contato?, afirma Nicolau Mari de Camargo, gerente de atendimento.
Na categoria ?Melhor Varejo do Ano ? Médio Porte?, a vencedora foi a Óticas Carol. “Ficamos felizes em participar por ser o primeiro prêmio do ano e ainda mais em virtude da seriedade. Não é um prêmio de ‘oba-oba’, é um prêmio de verdade, que tem índice, metodologia”, afirmou Ronaldo Pereira, CEO da empresa. “A NOVAREJO conhece muito de varejo e sabe de fato o que o varejo faz de diferente e ninguém melhor que ela para reconhecer os melhores”, disse. A empresa de fato pensa fora da caixa e não está enxergando crises a frente. “Não bateu a crise e esperamos que ela continue longe”, avalia Pereira, que projeta abrir cerca de 200 lojas e registra crescimento de mais de 22%.
Na categoria ?Melhor Varejo do Ano ? Pequeno Porte?, o Prêmio BR Week 2015 reconheceu a sorveteria argentina Freddo. Para Juliano Russo, gerente de mercado Brasil da marca, o prêmio significa o reconhecimento de um trabalho de curto prazo. ?Nós estamos no Brasil há apenas 3 anos, fazendo um trabalho forte de expansão porque acreditamos no País, e a gente tem muito para crescer ainda?, disse.
Os melhores em cada segmento do varejo também foram reconhecidos. Em ?Atacarejo e Cash & Carry?, o vencedor foi o Assaí Atacadista. Para Marly Nanami Yamamoto, executiva da rede, a premiação é um reconhecimento do trabalho feito pela companhia. “Esse reconhecimento é sinal de que fazemos um bom trabalho e representa muito pra gente, que fica ansioso e estamos trabalhando muito pra ganhar no ano que vem também”, afirmou. “O prêmio é resultado de todos os pontos ? é um conjunto de todos os trabalhos que fazemos, tanto na parte financeira como com o cliente e de inovação”, explicou.
O e-commerce de melhor desempenho nesta edição do Prêmio foi a Cnova. Já a rede de Farmácias vencedora foi a Raia Drogasil. “Receber o Prêmio BR Week 2015 nos mostra que estamos no caminho certo e que nosso esforço no desenvolvimento do negócio tem sido reconhecido pelos consumidores e pelo mercado”, afirmou Antonio Carlos Azevedo, diretor de operações da empresa.
Entre as redes de livrarias e papelarias, a vencedora foi a Livraria Cultura. Embora um prêmio importante, Sérgio Herz, CEO da livraria, já está de olho no prêmio do próximo ano. “Só dá mais ânimo para ano que vem voltar aqui como vencedor, esse é o objetivo, porque o que conquistei hoje já é um tipo de passado e tenho de conseguir mais lá na frente”, afirmou. “Este é meu objetivo”, diz. O trabalho feito no dia a dia é para ele o que resultou no reconhecimento. “Estamos batalhando, e estamos buscando eficiência, produtividade e procurando nis reinventar a todo momento”, afirmou.
Na categoria ?Materiais de Construção?, o Prêmio BR Week 2015 foi para a Leroy Merlin e Marcos Lima, diretor de supply chain da rede, disse que o varejo ainda não é valorizado como deveria. ?Mas, eventos como esse faz com que a gente veja a importância do setor, que vai continuar crescendo, naturalmente?.
No varejo de Moda, a vencedora foi a Lojas Renner. “Para nós, é o reconhecimento de que nossos valores são percebidos pelos consumidores, o que nos leva a alcançar resultados acima da média”, afirmou Edna Rocio Vargas Barbosa Masela, gerente regional de lojas da rede. A empresa trabalha sobre três pilares: o encantamento dos clientes, a obstinação por resultados e o cuidado com as pessoas. “Os valores tangibilizam nossa busca por excelência”, completa.
Na categoria ?Óticas?, a vencedora foi a rede Óticas Carol. “A gente espera continuar ganhando. Pra gente, o que nos leva a ganhar esse prêmio é não acreditar no que todo mundo está olhando, a gente pensa diferente, estamos fora da caixa. A gente vê um Brasil diferente”, afirmou Ronaldo Pereira, presidente da companhia.
Entre as redes alimentícias e de fast food, o Prêmio BR Week 2015 ficou com a Cacau Show. Raquel Massagardi, diretora de marketing da rede com mais de duas mil lojas no mercado, disse que nesse momento o varejo precisa buscar alternativas e inovar. “Ganhar esse prêmio é um grande orgulho para nós. Em um ano tão desafiador, a gente estar aqui sendo homenageado por vocês é muito bom?, afirmou.
Na categoria ?Super e Hipermercados?, o vencedor foi o GPA. “Estamos muito contentes com o reconhecimento em um evento tão significativo quanto o BR Week, pois buscamos constantemente antecipar as demandas dos consumidores, em um processo de aprendizado e evolução constantes”, afirma Marcelo Bazzali, diretor de operações da maior varejista nacional.
Categorias especiais
O Prêmio BR Week 2015 premiou varejistas em algumas categorias especiais. A melhor empresa em Gestão de Tecnologia é a Óticas Diniz. Para Arione Diniz, presidente da companhia, o prêmio é mais do que um reconhecimento. “É maravilhoso desembarcar em São Paulo e ser reconhecido por toda essa estrutura do Grupo Padrão e colocar a empresa como destaque neste mercado e quero o prêmio a toda minha equipe. E isso nos leva a um compromisso ainda maior”, afirmou.
A categoria Gestão Multicanal teve um empate entre Magazine Luiza e Panvel. Para Maria Eduarda Bastos, gerente de marketing da Panvel Farmácias: ?entregar a proposta de valor da marca na casa do cliente, sem ter a experiência do ponto de venda é um desafio enorme. Pra gente ganhar esse prêmio é uma grande satisfação?, disse.
O Magazine Luiza foi a melhor empresa em Gestão de Clientes do varejo brasileiro. Em Gestão Financeira, o Prêmio BR Week 2015 foi para a Óticas Carol. A companhia também levou o prêmio de Varejistas não-listados em Bolsa. Entre os varejistas listados em Bolsa, o vencedor foi o Magazine Luiza.
Reconhecimento aos parceiros
O Prêmio BR Week conta também com categorias de reconhecimento aos fornecedores de tecnologia percebidos pelos varejistas como os melhores na prestação de serviços. Em Controle de Estoque, a premiada foi a SAP.
Em Plataforma de Cloud, o prêmio ficou com a Amazon. Em Meios de Pagamento, a vencedora foi a Cielo. Em Gestão de Crédito, a Serasa Experian foi a mais bem avaliada pelos varejistas. Para José Luiz Rossi, presidente corporativo da Serasa Experian, o reconhecimento tem peso maior exatamente por vir do mercado. “A empresa começou na área de gestão financeira, mas se focou no varejo, e esse prêmio é importante porque é o resultado do nosso trabalho de focar no varejo”, afirmou.
Em Soluções Mobile, a Claro foi a vencedora. Em Plataforma de E-Commerce, a Vtex foi a vencedora e de acordo com Alexandre Soncini, vice-presidente da empresa, atualmente mais de mil varejistas utilizam sua tecnologia. “Para nós é muito legal ter esse reconhecimento através do Prêmio BR Week depois de 15 anos de história, batalhando no mercado brasileiro”, afirmou.
Em Meios de Pagamento Digital, quem levou o prêmio foi PagSeguro. Segundo Marcelo Epstejn, CEO da PagSeguro Brasil, o prêmio tem peso maior ainda mais em um setor cada vez mais concorrido no Brasil, que é o mercado digital. “Somos pioneiros no mercado brasileiro levando meios de pagamento digital para todos os nichos de mercado e esse reconhecimento nos deixa muito felizes”, comentou durante a entrega do prêmio.
Em Folhas de Pagamento, o Prêmio BR Week 2015 ficou com a Senior que trabalha no ramo há mais de 20 anos, mas segundo Hermínio Gastaldi, diretor de mercado a empresa trabalha com a solução para o varejo há dois anos. ?Acho que esse prêmio vai nos ajudar a conseguir muito outros clientes do setor?, afirmou.
A Dell foi eleita a vencedora em Segurança da Informação. João Bortone, diretor de marketing da divisão de soluções empresariais da Dell para América Latina, disse que o varejo representa um mercado-chave para o posicionamento da marca como uma provedora de soluções de TI ponta-a-ponta. ?E receber esse prêmio confirma que estamos no caminho certo?, afirmou o executivo.
Já a SAP foi escolhida pelos varejistas em três categorias: Software de Emissão de Nota Fiscal, ERP e Controle de Estoques. “A importância maior é que é um prêmio que vem justamente dos nossos clientes, de reconhecimento de mercado e isso faz com que a SAP fique muito honrada com a premiação”, disse Elia Chatah, especialista em soluções de varejo da companhia.
Em POS ? Point of Sale, a Linx foi a vencedora. O Melhor Parceiro de Negócios do varejo brasileiro, segundo o Prêmio BR Week 2015, foi a SAP.
Leia mais