O volume de vendas do varejo segue em queda neste último trimestre, segundo mostra indicador do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo). Em outubro, as maiores redes do setor apresentaram queda real – ou seja, descontada a inflação – de 5,4% nas vendas, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e o ritmo deve continuar nesse passo até o início de 2016.
Segundo a pesquisa, o setor deve registrar recuo no volume de vendas de 1,63% em novembro, 2,96% em dezembro e 3,1% em janeiro do próximo ano – em valores reais. Até outubro, o indicador acumula queda real de 2,9%.
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?A deterioração dos pilares macroeconômicos que direcionam o consumo tem influenciado diretamente o baixo desempenho do varejo desde o terceiro trimestre do ano passado?, afirmou, em nota, Luiza Helena Trajano, presidente do IDV.
Em outubro, a queda nas vendas foi registrada em todos os segmentos, mas o de bens duráveis foi o que mais colaborou com o resultado negativo do índice, pois apresentou queda real de 10,2%, em relação ao mesmo mês de 2014.
Segundo o instituto, o comportamento pode ser atribuído pela baixa confiança dos consumidores e desafios no cenário de crédito.
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As projeções para o segmento não são as melhores: queda de 0,4% em novembro, muito por conta da Black Friday; recuo de 3,2% e queda de 1,2% em janeiro.
Já o setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, apresentou queda real de 5,5% em outubro. E a expectativa é de queda de 6,1% em novembro, 2,1% em dezembro e 4,4% em janeiro.
O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou queda de 5,4% das vendas em outubro. O cenário dos próximos três meses ainda é de recuo: de 0,3% em novembro, 3,2% em dezembro e 3,3% em janeiro.
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