/
/
Varejo deve iniciar 2016 em ritmo de queda

Varejo deve iniciar 2016 em ritmo de queda

Indicador mostra recuo no volume de vendas entre os meses de novembro e janeiro

O volume de vendas do varejo segue em queda neste último trimestre, segundo mostra indicador do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo). Em outubro, as maiores redes do setor apresentaram queda real – ou seja, descontada a inflação – de 5,4% nas vendas, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e o ritmo deve continuar nesse passo até o início de 2016.

Segundo a pesquisa, o setor deve registrar recuo no volume de vendas de 1,63% em novembro, 2,96% em dezembro e 3,1% em janeiro do próximo ano – em valores reais. Até outubro, o indicador acumula queda real de 2,9%.

Leia também
Brasileiros devem gastar R$ 1,5 bi menos neste Natal

?A deterioração dos pilares macroeconômicos que direcionam o consumo tem influenciado diretamente o baixo desempenho do varejo desde o terceiro trimestre do ano passado?, afirmou, em nota, Luiza Helena Trajano, presidente do IDV.

Em outubro, a queda nas vendas foi registrada em todos os segmentos, mas o de bens duráveis foi o que mais colaborou com o resultado negativo do índice, pois apresentou queda real de 10,2%, em relação ao mesmo mês de 2014.

Segundo o instituto, o comportamento pode ser atribuído pela baixa confiança dos consumidores e desafios no cenário de crédito.

Leia também
ESPECIAL EFICIÊNCIA

As projeções para o segmento não são as melhores: queda de 0,4% em novembro, muito por conta da Black Friday; recuo de 3,2% e queda de 1,2% em janeiro.

Já o setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, apresentou queda real de 5,5% em outubro. E a expectativa é de queda de 6,1% em novembro, 2,1% em dezembro e 4,4% em janeiro.

O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou queda de 5,4% das vendas em outubro. O cenário dos próximos três meses ainda é de recuo: de 0,3% em novembro, 3,2% em dezembro e 3,3% em janeiro.

Leia também
Confiança do empresário cai 23% em novembro

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]