Pesquisa realizada pela Fecomércio RJ e Ipsos mostrou que 77,6 milhões de brasileiros devem fazer compras de fim de ano – o que deve movimentar em torno de R$ 22,6 bilhões no comércio brasileiro.
A pesquisa, realizada com mil consumidores em todo o País, mostrou que 53,6% dos entrevistados têm a intenção de presentear alguém neste Natal. Em 2013, o percentual era de 54,9%.
Apesar disso, o que deve ajudar a chegar a soma dos bilhões é o volume mais do que o preço dos itens.
Segundo a pesquisa, os consumidores devem comprar produtos mais baratos: o gasto médio real deve ficar em R$ 290,61, uma queda de 4,48% quando comparado ao ticket médio de 2013, que ficou em R$ 304,26.
Apesar da queda, o gasto médio ainda continua acima do observado na média histórica, que fica em R$ 282,31.
A forma de pagamento que deve preponderar nas compras de fim de ano é o dinheiro – que deve ser utilizado por 86,2%.
Os parcelamentos no cartão de crédito serão opção de 10,7%. Já a intenção de financiar as compras de Natal será a melhor opção para 10,4%.
Entre os itens que listam na preferência estão as roupas e acessórios (42,9%), lembrancinhas e os brinquedos aparecem com 40,9% e 21,4%, respectivamente.
Grande parte das compras será feita em lojas de rua, segundo 75,8% dos entrevistados. Os shopping centers foram citados por 35,5%, seguido pelos supermercados, com 6,3%.
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