/
/
Varejo deve ter queda de até 6,6% no 1º tri

Varejo deve ter queda de até 6,6% no 1º tri

Segundo índice do IDV, primeiros meses do ano devem seguir mesmo ritmo de retração de 2015. Entenda

Os primeiros três meses do ano devem seguir complicados para o varejo, segundo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), divulgado hoje (28).

A projeção é que os resultados de faturamento real, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, registrem queda de 6,6% em janeiro, 3,4% em fevereiro e de 2,9% em março de 2016.

Leia também
Movimento do comércio é o pior desde 2010

A projeção tem como base os últimos resultados dos associados ao IDV, que representa 68 grandes empresas varejistas de diferentes setores. Em novembro, as grandes redes tiveram queda real de 7,8% nas vendas. Em dezembro, a queda real – descontada a inflação – foi de 3,9%.

Dentre os segmentos que apresentaram queda forte o de bens duráveis foi o que teve a queda real mais acentuada, de 9,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o IDV, tal comportamento pode ser atribuído ainda pela baixa confiança dos consumidores e desafios no cenário de crédito. Para esse segmento, a projeção não é nada positiva: de queda de 7,2% em janeiro de 2016, de 2,3% em fevereiro e de 3,5% em março.

Leia também
Redes de farmácias conseguem crescer 12% em 2015

O setor de semiduráveis, por sua vez – que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos – teve queda real de 8,5% em dezembro de 2015. E a retração deve continuar acentuada nos próximos três meses, com queda de 7,7% em janeiro, de 4% em fevereiro e de 1,7% em março.

O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou queda de 7,3% das vendas realizadas em dezembro.

O cenário dos próximos três meses segue a mesma tendência: de recuo de 5,8% em janeiro, de 3,9% em fevereiro e de recuo de 3% em março.

Leia também
Vendas reais de supermercados fecham 2015 em queda

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]