Pesquisar
Close this search box.
/
/
Confiança do empresário no comércio sobe, com otimismo para fim do ano

Confiança do empresário no comércio sobe, com otimismo para fim do ano

Setores têm observado melhora relativa da economia do país, após meses de queda no índice de confiança

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem mostrado que a classe empresarial está otimista. Os números do índice apresentaram crescimento por quatro meses seguidos. Em 12 meses, é a primeira vez que acontece essa sequência, após uma série de quedas entre dezembro de 2022 e junho de 2023.

Apesar de não ter alcançado o mesmo patamar de mesmo outubro de 2022, quando o índice era de 125.2, desde julho não há uma redução nos números. Em relação a setembro deste ano, o crescimento foi de 1,4%, com uma mudança de 110,2 para 111,7 em outubro. Entre os respectivos meses, o crescimento do indicador foi de 7%. Ainda de acordo com a FecomercioSP, a pontuação é a melhor desde janeiro, quando o ICEC era de 114 pontos.

Fatores que influenciam as mudanças no Índice de Confiança do Empresário do Comércio nos últimos meses

Além disso, nos meses anteriores, as empresas acumulavam grandes volumes de estoques. O reflexo era visto nos menores investimentos de recursos feitos. Quando comparado com o ICEC de agosto de 2023 com o mesmo mês em 2022, é possível notar uma retração de 9,2%. No ano passado, durante o mesmo período, o índice era de 118 pontos. O ICEC é formado por três subindicadores: o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) e o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC).

Empresários estão mais dispostos a investir

Outros números apontados pela FecomercioSP dizem respeito ao Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC). Ele é quem mostra a disposição dos players do setor para investir em seus próprios negócios. Os números mostram um avanço de 101,7 para 103,1 pontos. Ou seja, o empresariado tem estado mais disposto a investir em suas empresas.

Outro cenário favorável foi apontado pelo Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), com uma alta de 86,9 para 89,5 pontos. Além disso, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) também subiu de 107,2 pontos para 108,2. Esse último indica o crescimento do comércio de forma geral.

Por outro lado, quando comparado com o mesmo período no ano passado, houve uma redução significativa nos números. O ICEC caiu 8,8%, o ICAEC, em 15,6%. Além do IEEC (-6,8%) e do IIEC (-4,9%), que também apontaram quedas. Já o Nível de Investimento das Empresas avançou 2,3% em setembro, passando de 95 para 97,2 pontos, mas também segue 23,8% menor na comparação anual. 

Parte do comércio garantiu estoque para o final de ano

A gestão de estoque, de acordo com a FecomercioSP, é importante para administrar o fluxo de caixa no final de ano. Vale lembrar que esse é um período em que as pessoas costumam ir às compras, e temos pela frente datas como a Black Friday e o Natal. Ao ajustar os investimentos, vendas e compras com os fornecedores, os comerciantes se preparam para o que vem à frente. Porém, nesse cenário é apresentado um receio por parte dos empresários. O índice de Estoques (IE) sofreu uma redução 0,7%, ao passar de 117 pontos, em setembro, para 116,2 pontos, em outubro. Mas, a comparação com o mesmo período do ano passado mostra um aumento de 1,8% no indicador. Nesse cenário, 57,8% dos comerciantes estão com seus estoques adequados, enquanto 41,6% ainda não se prepararam.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]