Várias das datas comemorativas rendem grandes oportunidades para as varejistas brasileiras. Por exemplo, em 2022 nos dias que antecederam o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, celebrado como o Dia das Crianças, o movimento do comércio cresceu 6,4% na comparação com o ano anterior. O número representou o melhor desempenho para as vésperas da data desde 2012, segundo a Serasa Experian. Para promover produtos e serviços e atender às expectativas dos consumidores, as organizações passam por grandes preparações.
Uma delas é a contratação de serviços e ferramentas com o objetivo de alavancar as vendas. Segundo pesquisa realizada pelo Google com mais de 500 empresários do varejo de grande, médio e pequeno porte, os principais serviços de enablers, ou fornecedores contratados pelas empresas nos períodos próximos às datas comemorativas são de Gestão Financeira, segundo 23% dos entrevistados, Sistemas de Marketing (20%) e Plataforma de E-commerce (19%).
No entanto, a pesquisa aponta que a maior parte das contratações dessas fornecedoras são feitas em regime de urgência. No mês de julho, cerca de 55% das contratações dos serviços foram feitas em até três meses antes das grandes datas do varejo. Já 29%, ou seja, uma em cada três é realizada em menos de 30 dias anteriores – número ainda maior entre as pequenas e médias empresas (37%).
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A busca por serviços
Os motivos para a contratação desse tipo de serviço são variados, sendo a urgência o principal deles, segundo 55,4% dos entrevistados, motivada por imprevisibilidades, como aumento de preço, problemas com serviços e insatisfação com as ferramentas contratadas. Mas outros fatores podem influenciar a decisão, como a confiança percebida na marca (32,7%) e escolhas feitas durante os planejamentos anuais ou semestrais da empresa (27%).
“O tempo até a tomada de decisão varia entre os contratantes, mas é importante notar que o processo decisório pode ser alongado e levar alguns meses – o que reforça a importância do trabalho com antecedência para o momento de sazonalidade”, comenta Artur Mazin, Head de Negócios para Médias Empresas do Google Brasil. “Também por isso é importante construir uma marca forte e respeitável, visto que um terço das empresas contratam se baseando na confiança da marca”.
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A pesquisa aponta que, no momento da busca por fornecedores, 42% dos varejistas pesquisam no Google e no Youtube por informações. Já entre as empresas com mais de 500 funcionários, o número sobre para 69%. Por outro lado, 33,2% dos respondentes preferem reuniões presenciais. Por isso, o estudo destaca a importância de dar maior atenção à jornada de aquisição desses tipos de serviços, da experiência do site até o fechamento do negócio. Entre os MEIs (Microempreendedores Individuais), 43% utilizam indicações de conhecidos como principal canal de informação.
Complexidade na contratação
Ao longo do processo de contratação de enablers, a pesquisa identificou alguns desafios. Um deles, para 52% das empresas, está a dificuldade em se comunicar com eficiência, seja para tomar a decisão de contratação, para conversar com fornecedores ou aprovar com o time. Outro desafio está, justamente, em encontrar informações sobre os fornecedores e realizar a comparação de preços e dos serviços oferecidos, para 40% dos empresários entrevistados.
Há complexidades envolvidas, não só na busca por enablers, mas também no investimento dos serviços adquiridos, uma vez que 35,7% das empresas com mais de mil funcionários dedicam cerca de 61% do investimento mensal na contratação. No geral, 34% das empresas varejistas dedicam mais de 20% de seus orçamentos na contratação de serviços B2B, enquanto 39,7% delas fazem contratações recorrentes dos mesmos. Já 19% das MEIs com até dez funcionários contratam mensalmente os serviços de fornecedores terceiros.
Portanto, essas prestadoras de serviços podem se destacar entre as varejistas ao criar e emplacar promoções de modelos de assinaturas com planos mais longos, por exemplo. Dessa forma, conseguem atrair e fidelizar clientes com mais facilidade.
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