Pesquisar
Close this search box.
/
/
Top 5: uma lista de podcasts de empreendedorismo e negócios

Top 5: uma lista de podcasts de empreendedorismo e negócios

Descubra alguns dos melhores programas focados em ajudar quem abriu a própria empresa e precisa de informação de qualidade para seguir adiante

Já virou brincadeira a frase “o ano do podcast no Brasil” agregada a qualquer comentário dos últimos três ou quatro anos, mais ou menos, para se referir às movimentações relativas à produção desse tipo de conteúdo em áudio por aqui. Mas, de fato, eles vêm bombando cada vez mais, tanto que foram um dos temas principais do famoso Summit do Youpix, maior evento de influência que aconteceu virtualmente nessa primeira semana de setembro, em São Paulo, e que trata de produção de conteúdo e de negócios digitais. Dentro desse cenário é claro que o tema empreendedorismo não poderia estar de fora. E ele é tema de alguns dos podcasts mais criativos do momento, trazendo gratuitamente (na maior parte das vezes) informações que são verdadeiro ouro para quem comanda sua própria empresa, especialmente agora que enfrenta instabilidades por causa das crises financeira e sanitária.

Por conta de sua praticidade, o podcast é uma excelente opção para se ter à mão e escutar, a qualquer momento, quando você tiver um tempo livre, estiver praticando um exercício físico ou estudando formas de melhorar a sua empresa. Listamos aqui 5 programas que valem a pena serem ouvidos para você manter no seus aplicativos mobile.

Ted Talks Negócios

As apresentações com curadoria do TED viraram também programas de áudio que podem ser ouvidos (e vistos) na plataforma do iTunes. O interessante aqui é que vários nomes famosos do mundo dos negócios já passaram por esses palcos trazendo insights originais sobre empreender e, mais importante, como tocar uma empresa em tempos mais complicados. Os áudios são, em sua maioria, em inglês, e têm duração entre 5 e 60 minutos. Tratam de inovação, da importância de se investir em um time afinado para o sucesso dos negócios, entre outros temas. Vale clicar no botão de subscrever e ficar aguardando pelas novidades.

Like a Boss

Outro podcast que reúne diversas mentes em um programa único, é o Like a Boss. Ele já está em sua sexta temporada com especialistas falando sobre temas como gestão de recursos humanos, futuro do varejo e até liderança. São vários os convidados, que podem ir do medalhista olímpico Gustavo Borges – que passa suas técnicas de conquista e foco em objetivos –  até o CEO da rede Amaro (de roupas e acessórios) ou a mulher por trás da empresa que virou a maior no mercado de terapia online no país. Conversas inspiradoras que também surgem via newsletter para quem ficar ainda mais interessado no assunto.

The Shift

Já para buscar inspiração, que tal se ligar nas ideias de inovação trazidas pela dupla de jornalistas Cristina de Luca e Silvia Bassi. O programa está dentro da plataforma B9, que é a maior do Brasil em número de podcasts disponibilizados, e elas trazem aqui mais do que já é veiculado na newsletter assinada pelas duas e que possui o mesmo nome. A conversa é sempre de fácil entendimento, ainda que o assunto fique na seara de temas como inteligência artificial, disrupção, tecnologia X homem, tendências do digital, entre outras. É uma ótima maneira de ficar por dentro das mudanças comportamentais e sociais que o mundo tech traz para a realidade empreendedora.

Sacadas de empreendedor

Presente nos aplicativos de podcasts SoundCloud e Spotify, esse programa é principalmente sobre um tema que, para muitos, ainda segue sendo um mistério. Marketing Digital. Ainda que ele tenha se tornado extremamente necessário para as empresas – inclusive as pequenas – por causa da pandemia, muita gente ainda não sabe como funciona direito e tem até medo de perguntar. Pois o dono do podcast, o especialista em Marketing Enrico Rocha, desvenda o tema. Tanto no programa quando em seu site pessoal, ele faz uma curadoria do tema empreendedorismo ligado ao marketing, em temas como uso do Telegram (vale a pena? devo adotar como empresa), ou como vender seu produto para a pessoa certa.

Guncast

Mexer com o cérebro do empreendedor é uma das sacadas deste programa, comandado por Murilo Gun, professor fundador da Keep Learning School e palestrante do assunto. Menos focado diretamente em números, leis ou regras de empreendedorismo, e mais em performance mental para quem comanda seu próprio negócio, o podcast tem no incentivo à criatividade seu elemento principal. Também tem uma pegada mais futurista, ou seja, de mapear o que vem por aí no comportamento humano desta e das novas gerações, e ajuda o empreendedor a se preparar psicologicamente para enfrentar os desafios de se ter um negócio. Os programas são muito bem sonorizados, divertidos e superacessíveis.


+ Notícias 

Quais fatores podem reduzir a produtividade no trabalho?

Conheça as tendências e novidades do mercado editorial no Brasil


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]